Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA e SERIPA V formam 40 novos elos SIPAER
Início do conteúdo da página

IMG 7895Após dez dias de aulas, exercícios e prova, encerrou, no dia 10 de juho, a 8ª edição do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Aeroagrícola (CPAA-AG). A solenidade de encerramento ocorreu no dia 10 de agosto e contou com a presença do Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe.

O curso ocorreu nas instalações do Clube dos Oficiais da Guarnição de Porto Alegre (COGAPA) e foi promovido pelo CENIPA e pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V). O CPAA-AG teve como objetivo transmitir os conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento das atividades de prevenção de acidentes aeronáuticos nas organizações da aviação agrícola, além de promover o conceito de que a prevenção de acidentes depende da gestão profissional e do gerenciamento do risco.IMG 5628

Nesta edição, foram formados quarenta alunos, que estão aptos a atuar como elos SIPAER nas suas respectivas organizações. O aluno José Miguel Seremeta, de Palotina-PR, representou a turma como orador e discursou em nome de todos os alunos. “Os dias passados no curso foram muito úteis e os instrutores souberam transmitir seus conhecimentos com clareza e eficiência para nos fortalecer com responsabilidade para a missão como Elemento Certificado ao Elo SIPAER”, disse ele. O aluno Maxwel Barros Oliveira foi o primeiro colocado do curso com média 9,75 e recebeu seu certificado das mãos do Brigadeiro Felipe.

O Brigadeiro Felipe proferiu suas palavras, destacando a participação de pessoas que se dedicam a melhorar a segurança na aviação e declarou encerrado o curso. “A importância do curso está na disseminação de conhecimentos e técnicas e na formação de uma cultura de segurança operacional, melhorando os procedimentos nesse segmento da aviação tão peculiar, de modo a formar uma aviação agrícola forte, voando de maneira segura, mais adequada e rentável, em um contexto em que a agricultura tem grande peso na economia do nosso país”, acrescentou.IMG 7954

Com a realização do curso o CENIPA e o SERIPA V colocam-se de portas abertas para colaborar com todas as instituições com o objetivo de prevenir acidentes, consoante o princípio da filosofia SIPAER de que a prevenção de acidentes requer mobilização geral.

 

O curso

O curso é o único do tipo na América Latina e é oferecido gratuitamente. Este ano inscreveram-se pilotos e profissionais da aviação agrícola do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará.

Ao longo de duas semanas, são ministradas instruções sobre temas como aspectos médicos e psicológicos, gerenciamento do risco, manutenção de aeronaves, vistoria de segurança de voo, planejamento operacional, combustíveis e lubrificantes, sobrecarga autoprovocada manuseio de agrotóxicos, prevenção de acidentes na aviação agrícola e outros.

 

Fonte: ACS - SERIPA V e SCS - ALA 3

 

Fim do conteúdo da página