Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA III realiza Estágio de Ambientação às Investigações
Início do conteúdo da página

FOTO 5 1O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) realizou, entre os dias 16 e 19 de julho, o Primeiro Estágio de Ambientação às Investigações de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil (EAIAC). O Estágio foi realizado na sede do SERIPA III, no Rio de Janeiro.

 O Estágio de Ambientação reuniu cerca de 40 participantes, entre investigadores do SERIPA III e de Organizações Militares do Rio de Janeiro e de outros Estados. A finalidade principal foi apresentar as especificidades que envolvem as investigações, detalhando as características da missão, seus aspectos técnicos, operacionais e administrativos relacionados com o CENIPA, bem como os requisitos e os conceitos presentes nas legislações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autoridade aeronáutica civil responsável pela regulação do setor no Brasil.

Outro objetivo do evento foi buscar o aprimoramento técnico-profissional dos investigadores (internos e externos), apresentando-se como um treinamento a respeito das técnicas investigativas adotadas pelo SIPAER. Ao final do Estágio, os militares estão melhor preparados para realizar ações iniciais, analisar ocorrências aeronáuticas e emitir recomendações com vistas à segurança das operações aéreas.

FOTO 1Além das aulas ministradas por instrutores do efetivo do SERIPA III, o evento contou com a participação do Major Aviador Fernando Lucas Soares Corrêa do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que discorreu sobre o tema: Aerodinâmica de Helicóptero; do Engenheiro Fernando Motta Assis de Lacerda, representante da ANAC, que trouxe o tema: Certificação de Produtos; e da Tenente Relações Públicas Fernanda Passos Videira da Escola Superior de Guerra (ESG), a qual abordou sobre a Comunicação com a Imprensa.

Ao término do evento, o chefe do SERIPA III, o Tenente-coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, agradeceu a presença de todos os participantes, reforçou o convite aos oficiais de segurança de voo presentes, para que possam efetivamente participar das missões de ação inicial conduzidas pelo SERIPA III e seus desdobramentos. Ressaltou ainda a importância que o evento traz para a prevenção de acidentes aeronáuticos ao ajudar a preparar melhor os investigadores na condução dos processos de investigação e seu desenvolvimento contínuo.

Fim do conteúdo da página