O Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) participou da campanha “troque sua pipa por uma bola”, realizada no mês de julho. O evento, já tradicional, é realizado pela INFRAERO e tem por objetivo visitar comunidades nas proximidades do Aeroporto Internacional Júlio César Ribeiro, em Belém, PA, explicando sobre os perigos para a aviação do soltar pipas ou papagaios, podendo resultar num incidente ou até mesmo em um grave acidente aéreo.
Na capital paraense é muito comum vermos crianças e adultos empinando pipas. Em geral no mês de julho, período de férias escolares, a prática aumenta significativamente, sendo, de fundamental importância, conscientizar toda a população sobre os riscos envolvidos para a Segurança Aeroportuária com essas brincadeiras.
Segundo o levantamento feito pela INFRAERO, foram mais de 12 mil pipas coletadas nas 15 edições da campanha. “Os números dessa campanha são muito pujantes. Nós levamos cerca de mil bolas para fazer as trocas e temos conseguido arrecadar, nos últimos 5 anos, em média 854 pipas ou conjuntos de pipas com linha encerada nas trocas. É uma forma simpática de se criar e promover uma cultura de segurança, e ela tem dado muito certo”, conforme aponta o Coordenador de Segurança Operacional da INFRAERO, Rodrigo Garcia.
Redes Sociais