Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA II promove a prevenção em Fortaleza/CE
Início do conteúdo da página

pollyNos dias 28 e 29 de junho, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) desenvolveu em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do estado do Ceará (CIOPAER/CE) dois eventos de prevenção de acidentes aeronáuticos em Fortaleza/CE.

A primeira atividade tratou-se de um ciclo de palestras voltadas para reforçar o treinamento de gerenciamento dos recursos da corporação, mais conhecido como Corporate Resource Management (CRM). Durante uma manhã, profissionais do SERIPA II discorreram sobre o quadro de tripulantes da CIOPAER-CE e temas relacionados ao CRM como: Consciência Situacional; Processo Decisório; Comunicação; Trabalho em Equipe; e Maintenance Resource Management (MRM).

No dia seguinte, foi realizada na Assembleia Legislativa do estado do Ceará, mais uma edição da Jornada de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do SERIPA II. O evento, voltado para a comunidade aeronáutica de Fortaleza e região, tratou de temas sobre a segurança de voo e contou com palestrantes do SERIPA II, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ).seripa 2

O primeiro palestrante foi o Sr. Marcus Vinicius Fernandes Ramos, Gerente de Aviação Geral da ANAC. Na explanação, o Sr. Marcus apresentou “Como a Certificação e a Regulação da ANAC podem contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos”.
 
Em seguida, o Major Aviador Alan Elias Lemos Mattar, Comandante do DTCEA-FZ discorreu sobre o tema “As Características e a Segurança Operacional no Terminal Fortaleza (TMA-FZ)”. Foram apresentados dados estatísticos de movimentos e ocorrências de tráfego aéreo, nos últimos anos, espaços aéreos condicionados e a perspectiva de reestruturação da TMA-FZ com a adoção do conceito de navegação baseada em performance (PBN).
 
nolascoFinalizando o evento, o Capitão Aviador Pedro Nolasco Duarte, do efetivo do SERIPA II, apresentou o “Panorama das Ocorrências Aeronáuticas na Região Nordeste”. Na palestra, foram discutidas estatísticas de ocorrências aeronáuticas, no período entre 2008 e 2018, além de apresentados estudos de casos para a plateia compreender a dinâmica da investigação SIPAER.
 
Durante as atividades, o SERIPA II reforçou a importância da segurança de voo, divulgando a prevenção de perdas humanas e materiais na atividade aérea.

Fim do conteúdo da página