Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Prevenção para controle do espaço aéreo foi aberto no CENIPA
Início do conteúdo da página

Na manhã de segunda-feira, 25 de junho, foi realizada a cerimônia de abertura do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Controle do Espaço Aéreo (CPAA-CEA), no CENIPA, em Brasília/DF. A finalidade do curso é promover o aperfeiçoamento dos envolvidos na área para o exercício das atividades de prevenção e investigação de ocorrências, no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O curso, que durará duas semanas, tem a participação de mais de 70 profissionais, entre militares e civis de diversas instituições, e é direcionado para os aspectos de infraestrutura e prestação do serviço de tráfego aéreo.

DSC 7602Na cerimônia, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o Exmo. Sr. Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe, o Sr. Vice-Chefe do Centro, Coronel Aviador Roberto Fernandez Alves, e o Sr. Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA), Tenente-coronel Aviador Luis Eduardo Pombo Celles Cordeiro.

Durante o discurso de abertura, o Brigadeiro Felipe ressaltou “a importância do Controle do Espaço Aéreo para a prevenção de acidentes aeronáuticos. Agradeceu a disponibilidade de todos e os convidou a juntar-se ao esforço, a fim de contribuir para que os céus brasileiros sejam cada vez mais seguros.”

Ao ser questionada sobre a importância e a expectativa do curso, a Sra. Edna Icasate, da Infraero, afirmou que o “CPAA-CEA será responsável por nos proporcionar diferentes conhecimentos que poderemos utilizar para a nossa prática profissional.”

Para ter a inscrição aprovada no curso, os profissionais devem seguir os requisitos:

Militares - devem ter concluído, com aproveitamento, o CPAA CEA (EAD); se Oficial: ser do Quadro de Oficiais Aviadores, Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo ou do Quadro de Oficiais Especialista da Aeronáutica em Controle de Tráfego Aéreo; se Graduado: ser especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Comunicações, Meteorologia ou informações Aeronáuticas. Além disso, foi indicado pela organização a que pertencer, de acordo com os procedimentos estabelecidos na página eletrônica do CENIPA.

Civis - devem ter concluído, com aproveitamento, o CPAA CEA (EAD); ter formação em controle de tráfego aéreo e estar atuando na área; além de terem sido indicados pela instituição a que pertencem.

Turma 2018

 

Fim do conteúdo da página