Na manhã do dia 19 de junho (terça-feira), militares do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) participaram da Reunião de Gerenciamento do Risco da Fauna, promovida pela INFRAERO, na Sala de Reunião da Superintendência, do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Com o objetivo de mitigar o Risco da Fauna na Aŕea de Segurança Aeroaviária (ASA), a Superintêndencia da INFRAERO convidou instituições parceiras e agentes públicos municipais e estaduais da esfera ambiental, como: o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia MiIitar do Amazonas (BPAmb/PMAM), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPAB), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP), para discutir sobre a problemática do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na cidade de Manaus e evitar que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes seja atrativo para a fauna mantendo, assim, os níveis aceitáveis de Segurança Operacional do aérodromo.
Durante a reunião, os técnicos apresentaram para os 17 representantes presentes as atividades que são realizadas em cumprimento à Lei nº 12.725 de 16 de outubro de 2012, que dispõe sobre o controle da fauna nas imedições de aeródromos. Esmiuçaram sobre como se dá o manejo indireto do ambiente; a gestão dos resíduos do aeroporto; as atividades de educação ambiental com o quadro de servidores e funcionários; o manejo direto de animais domésticos; recolhimento de carcaças; monitoramento interno e a importância do preenchimento do Reporte de Eventos de Interesse com Fauna (Ficha CENIPA 15), que permite ao Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) a adoção oportuna de procedimentos pertinentes estabelecidos nos programas de prevenção de acidentes aeronáuticos.
As instituições presentes tiveram a oportunidade de relatar quais as atividades desenvolvem para contribuir com a temática da reunião. As palestras de prevenção do SERIPA VII nas escolas da rede pública estadual e municipal de ensino nos estados de jurisdição da Organização Militar foram ressaltadas pelos técnicos da INFRAERO, como modelo de boas práticas.
Futuramente será realizada nova reunião, a fim de estabelecer ações conjuntas entre as organizações interessadas na mitigação do risco da fauna e realizadas, também, na ASA (vinte quilômetros) do aeródromo de Eduardo Gomes. O uso e a ocupação da área estão sujeitos a restrições especiais em função da natureza atrativa de fauna, ou de atividades que sirvam de foco, ou concorram para a atração relevante de animais, comprometendo a segurança operacional da aviação na região.
Redes Sociais