O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) firmou parceria com o Laboratório de Análise de Combustíveis da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para a análise dos combustíveis coletados nas aeronaves arroladas em ocorrências aeronáuticas.
As tratativas ocorreram durante os meses de março e abril entre a Pró-Reitoria responsável pelo Laboratório de Combustíveis da UFAM e a Seção de Investigação do SERIPA VII. O primeiro relatório de ensaio de produto já foi recebido pela Organização Militar. Parâmetros como cor, destilação, massa específica, resíduo, dentre outras especificações são analisados por um técnico e por um químico responsáveis pela emissão do boletim de conformidade, tornando possível evidenciar a qualidade do combustível coletado durante a investigação.
Segundo o Major Aviador Bruno Israel da Silva, Chefe da Seção de Investigação do Serviço Regional, “obter relatórios técnicos emitidos por uma instituição renomada e com um laboratório credenciado pela Agência Nacional de Petroléo (ANP) como é o da UFAM, dotado de um quadro de profissionais qualificados, é um ganho para o SIPAER”. O Major afirmou também que “a concentração dos laboratórios na região sudeste do país implica em maior tempo de espera do investigador aos resultados das análises realizadas, além disso a proximidade da Universidade com o SERIPA VII contribui para a redução do tempo necessário à elaboração de relatórios de investigação, ganhando celeridade na descoberrta dos fatores contribuintes da investigação”.
Redes Sociais