Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VII realiza atividades de Prevenção na cidade de Parintins/AM
Início do conteúdo da página

O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) realizou, no período de 4 a 8 de junho, em Parintins (AM), atividades de prevenção voltadas para organizações que trabalham com a aviação, autoridades públicas locais, comunidade aeronáutica e escolar. O objetivo das atividades foi elevar a consciência situacional sobre os perigos advindos das operações aéreas na cidade.

O aumento do volume do tráfego aéreo durante o mês de junho, no qual acontece o Festival Folclórico de Parintins, chega a corresponder a aproximadamente 40% de todo o fluxo anual. Nesse período, as operações do Aeroporto Júlio Belém são controladas visando, sobretudo, à segurança. Costumeiramente, o Aeroporto recebe aeronaves de pequeno porte, como Caravan, Brasília e Bandeirante, operados por empresas de táxi aéreo e aeronaves de médio porte com ATR-42 e ATR-72, de empresas de aviação regional.

Na época do Festival, já recebeu aeronaves como o Boeing 737-300, Fokker-100, Airbus A3220 e EMB-195 da EMBRAER. Este ano receberá o Boeing o 737-700, entre outros jatos particulares. Desta forma, cumprindo com a missão de gerenciar e executar atividades relacionadas à prevenção de acidentes aeronáuticos na área da própria jurisdição, o SERIPA VII planejou uma semana de agenda na cidade com atividades em prol da aviação civil.

05.06 EMTTNa tarde do dia 5, terça-feira, uma equipe da organização militar esteve no Auditório da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), com 22 representantes de organizações civis e militares como o Hospital Jofre Cohen, Aeroporto Júlio Cohen e do Comando do Interior da Polícia Militar para a Reunião sobre Coordenação em Local de Acidente Aéreo.

O evento apresentou os procedimentos para uma eficiente coordenação entre os órgãos envolvidos, bem como para um eficaz atendimento às vítimas e à preservação do sítio quando de uma ocorrência aeronáutica.

 

06.06 EMTTNa manhã do dia 6, quarta-feira, no mesmo local, cerca de 25 pessoas estiveram presentes para assistir ao Ciclo de Palestras. Na oportunidade, foram abordados os perigos presentes em aeródromos e notificação de ocorrências no Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

No dia 7, quinta-feira, os militares representaram o SERIPA VII no treinamento de Gerenciamento de Risco de Fauna, no Aeroporto Júlio Belém.

No dia 8, sexta-feira, por meio da Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado da Educação em Parintins foram apresentadas as Palestras Educativas sobre Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para aproximadamente 350 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Gino Malvestio, E.E. Brandão de Amorim, E.E. Irma Sá e E.E. Senador João Bosco.

08.06 EA ação de prevenção realizada nas escolas possui como objetivo principal a disseminação do conhecimento sobre a Prevenção de Acidentes e o estímulo às boas práticas relacionadas às atividades realizadas no entorno dos aeroportos. Fatores externos que podem contribuir diretamente para ocorrências foram explorados: Risco de Fauna, Risco Baloeiro, uso indevido do raio laser e cuidados na utilização do drone.

 

08.06 E.E. Brand

“Em nome da Secretaria de Estado da Educação de Parintins e da comunidade escolar atendida nesta oportunidade, agradeço a presença desta unidade da Força em nossas salas de aula. Saber que a Aeronáutica também pode informar e atender ao sistema educacional é um grande ganho para todos nós. Poderíamos enxergar 534km de distância, no entanto, vislumbramos diversas oportunidades como o ingresso dos alunos formandos em diversos campos da aviação e da prevenção deste importante segmento, por exemplo”, afirmou a Sra. Odinéa Farias Garcia, Coordenadora Regional da Secretaria de Estado da Educação em Parintins.

Fim do conteúdo da página