Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA III recebe auditoria de Certificação da Qualidade
Início do conteúdo da página

FOTO7 1Entre os dias 10 e 12 de abril, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA), realizou a 2ª fase da Auditoria de Certificação ABNT NBR ISO 9001:2015, no Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III). A auditoria teve como foco o escopo: processo de investigação de acidentes aeronáuticos.

A equipe auditora, composta pelos engenheiros Alessandro Claudino Pereira (auditor líder) e pelo auditor Rubens Aparecido Adriano Lessa apresentou, na reunião inicial, o detalhamento referente ao plano de auditoria a ser realizado a todos os envolvidos com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do SERIPA III.


Na oportunidade, o Tenente-coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, chefe do SERIPA III e responsável pela Alta Direção da Organização, deu as boas-vindas aos auditores e reiterou a enorme satisfação de receber o IFI para ratificar a capacidade da qualidade dos serviços prestados pelo Serviço Regional nos processos de investigação de ocorrências aeronáuticas.

FOTO8 1

A Auditoria de Certificação, utilizando-se os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015, é a forma de se avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização, comprovando a capacidade de se fornecer produtos e serviços em atendimento às necessidades dos clientes e aos requisitos legais e estatutários aplicáveis, com vistas à satisfação do cliente, melhoria do processo e avaliação de conformidade.
Vale ressaltar que o IFI é uma organização certificadora, credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que é reconhecida internacionalmente e membro da International Accreditation Forum (IAF).

FOTO6 1Durante a verificação, os auditores puderam avaliar a implementação do SGQ do SERIPA III e os diversos processos desenvolvidos, que dão suporte às investigações, entre eles: o processo da alta direção, processo da qualidade, processo operacional e o da gestão de recursos, por meio de comprovação de evidências, análise de documentos e registros, entrevistas, entre outros.

Por fim, na reunião de encerramento, a equipe auditora apresentou um resumo das atividades observadas durante os trabalhos, destacando os pontos fortes de todo o processo e pontuando as oportunidades de melhorias para a obtenção da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2015.

Fim do conteúdo da página