Na última sexta-feira, 25 de maio, foi realizada a cerimônia de encerramento do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CPAA, 1º semestre/2018), em Brasília/DF.
Com a duração de 10 dias letivos, foram ministradas 30 disciplinas teóricas, além dos exercícios práticos de gerenciamento do risco, relato de prevenção e vistoria de segurança de voo.
Foram formados 76 novos profissionais, entre eles chilenos e bolivianos, aptos para atuar como elos de prevenção de acidentes aeronáuticos, dentro da esfera de competência prevista pela NSCA 3–2. A norma trata da estrutura e das atribuições dos elementos constitutivos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
A mesa de honra da cerimônia estava composta pelas seguintes autoridades: o ex-Chefe do Centro, Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, o Sr. Vice-chefe Coronel Aviador Roberto Fernandez Alves e do Sr. Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA), Tenente-coronel Aviador Luís Eduardo Pombo Celles Cordeiro.
O Sr. Lucca Carrasco Filippo, orador da turma, durante o discurso afirmou: “os nossos dias daqui para frente serão muito mais do que identificar perigos, realizar vistorias, atualizar manuais ou escrever recomendações. Eles serão dedicados à uma batalha diuturna de mudança de cultura na qual a preservação de vidas é o que nos move e na qual olhemos com um senso integrador para os três pilares que sustentam a segurança de voo: o homem, o meio e a máquina.”
Receberam das mãos do Sr. Vice-chefe do CENIPA, Coronel Roberto, os certificados de honra ao mérito, por serem os concludentes com melhores notas no curso, com média geral 10, os Primeiros Tenentes Felipe Macedo da Cruz e Gabriel de Siqueira.
Após o curso, os novos elementos certificados retornaram às respectivas instituições com a missão de zelar pela preservação dos recursos humanos e materiais, em prol do progresso da aviação.
Redes Sociais