Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do CENIPA audita o SERIPA V
Início do conteúdo da página

FoguinhoNos dias 18 e 19 de abril, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou auditoria com o objetivo de verificar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V). A auditoria faz parte do escopo do processo de investigação de acidentes aeronáuticos na aviação civil, em relação à Norma ISO 9001:2015 e visa o cumprimento do cronograma do CENIPA quanto à certificação de todos os Serviços Regionais.

A equipe do CENIPA foi composta pelo Capitão (R1) Romildo Moreira e pelo Suboficial Gustavo Bustamante, ambos qualificados como auditores pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - organização militar do Comando da Aeronáutica.

Inicialmente, os auditores se reuniram na Sala de Reuniões do Serviço Regional, juntamente com chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira; Chefe da Seção de Investigação, Major Aviador Vinícius Martini Perez; Assessor da Seção da Qualidade, Major Aviador Alisson Seewald; Chefe do Controle Interno, Capitão Intendente Marcelo Monteiro Bertolin e o Tenente Especialista (R1) João Pedro Greff Burkt.

IMG 7426Além da reunião de abertura, foram realizadas atividades de auditoria dos processos e uma palestra final com todo o efetivo. Os auditores verificaram questões relacionadas ao processo decisório, processo de gestão de recursos, planejamento das atividades envolvendo a Assessoria de Gestão da Qualidade e o processo de investigação de acidentes, conforme o Plano Anual de Trabalho do SERIPA V.

Na Seção de Investigação, foi verificado o nível de treinamento e a qualificação dos investigadores, a atualização de normas e documentos, bem como a existência de registros das atividades de investigação. Já na parte da Assessoria de Gestão da Qualidade foram observados aspectos da política de gestão de riscos, o manual da qualidade, a existência dos indicadores relacionados ao tempo de execução do processo investigatório, à qualidade do atendimento do SERIPA V e à qualidade técnica das minutas de relatórios.

De posse das informações obtidas durante a auditoria, a equipe do CENIPA fará o levantamento das não conformidades que serão incluídas no relatório final. O trabalho da auditoria acontece em consonância com o planejamento do SERIPA V, em busca da certificação de qualidade da ISO 9001:2015 no processo de investigação de acidentes aeronáuticos.

Fim do conteúdo da página