Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Em Belém/PA, SERIPA I aborda o Fator Humano junto à INFRAERO
Início do conteúdo da página

IMG 20180413 090636588No dia 13 de abril, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) realizou, em Belém/PA, reunião nas instalações da INFRAERO – Coordenação de Segurança de Navegação Aérea (NASE-4).

Os objetivos da reunião foram conhecer e estreitar o relacionamento com a seção de Psicologia, no que se refere aos aspectos psicológicos na prevenção de Fatores Humanos e às atividades em serviços de tráfego aéreo da instituição.

Na oportunidade, foi possível observar a contribuição da Psicologia aplicada ao Controle do Espaço Aéreo e compreender a intervenção sobre os fatores que podem otimizar as habilidades humanas e aqueles que podem contribuir para o erro humano. Tendo em vista que para a manutenção de elevado nível de segurança operacional, é importante que além de possuir conhecimento técnico e operacional, o Operador mantenha atitudes seguras e não se deixe levar por atalhos, alheios à segurança do Sistema.

Durante a visita foi também delineada a elaboração de um trabalho em conjunto entre a INFRAERO e o SERIPA I, para a realização de palestras sobre Fatotes Humanos na Aviação, as quais serão apresentadas já na edição deste ano do tradicional Ciclo de Palestras.

“É preciso trabalhar cada vez mais em prevenção, em promoção de saúde e segurança. E o psicólogo, inserido no contexto aeronáutico, através de um olhar abrangente sobre o indivíduo, sobre as relações interpessoais e sobre a organização, sempre pautando o trabalho nos aspectos éticos e nos princípios que valorizam a saúde e a segurança das operações, se torna importante elo de fortalecimento da segurança operacional”, relatou a Tenente Psicóloga Lorena Alencar, chefe da Subseção de Fator Humano do SERIPA I.

Fim do conteúdo da página