Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Em Belém-PA, SERIPA I participa da 1ª Reunião da Comissão de Risco da Fauna
Início do conteúdo da página

seripa1aSegundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), entre 2011 e 2016, os custos anuais totais de colisões entre aeronaves e fauna foram estimados em mais de US$ 65 milhões ao ano, enquanto a porcentagem de colisões reportadas, em relação ao total estimado, foi de 31,71%. Estes foram alguns dos dados apresentados pela equipe do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) durante a primeira reunião da Comissão de Gerenciamento de Risco da Fauna do Aeroporto Internacional de Belém e do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira.

Na reunião foram discutidos os detalhes finais do novo Plano de Ação e a apresentação do Projeto de Educação Ambiental da Comissão, tendo a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saneamento, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Centro de Controle de Zoonoses, todos do município de Belém/PA, bem como do SERIPA I, DTCEA-BE e da INFRAERO de ambos os aeroportos.

seripa1bNúmeros - A equipe do SERIPA I também expôs dados relativos aos reportes de ocorrências aeronáuticas envolvendo fauna recebidos pelo CENIPA, gerente do banco de dados nacional sobre risco de fauna. Na oportunidade, chamou-se a atenção para o fato de que apenas 20% dos eventos envolvendo fauna são efetivamente reportados ao Centro.

Dados a partir de 2011 mostram que, no Aeroporto Internacional de Belém, foram registrados 572 reportes envolvendo fauna dos quais 297 foram colisões. Já no Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira foram registrados 42 reportes, sendo destes 8 colisões.

Fim do conteúdo da página