Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VI realiza treinamento de CRM para o CBMDF
Início do conteúdo da página

IMG 4186O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) realizou o treinamento de Gerenciamento dos Recursos Corporativos (CRM - Corporate Resource Management), nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília/DF.

Participaram da capacitação os efetivos do Grupamento de Aviação Operacional (GAvOp) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e do Grupamento Aéreo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN DF).

O evento foi ministrado nas instalações do Tribunal de Contas do Distrito Federal, tendo como objetivos: elevar o nível de interação operacional entre tripulantes, incrementar a doutrina organizacional com o aproveitamento máximo dos recursos disponíveis e, principalmente, aumentar a segurança e a eficiência da atividade aérea.

O treinamento envolveu tripulantes operacionais, mecânicos, o pessoal de apoio de solo das unidades e também contou com a presença de integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Cabe ressaltar que, dada a importância do evento, o GAvOp diminuiu suas atividades ao mínimo necessário nos dias reservados para o CRM, de modo a concentrar a atenção na assimilação do conteúdo disponibilizado.

Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas: Histórico do CRM, Processo Decisório, Comunicação, Consciência Situacional, Gerenciamento do Risco, Fadiga, Erro Humano e Aspectos Jurídicos relacionados ao SIPAER.

O Tenente-Coronel Aviador Régis Vinicius Silva Barreto, os Majores Aviadores Adriano Lopes Mendes Lacerda e Paulo Mendes Fróes, além do Capitão Aviador Valtair da Rocha Justino, atuaram como instrutores.

O CRM tem se mostrado importante e essencial para as mais diversas tripulações, sobretudo as envolvidas com missões de alto risco, como resgates e atendimentos de urgência, já que operações como essas ficam sujeitas a condições bastante particulares.

Fim do conteúdo da página