Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > 11º Seminário de Segurança de Voo da Amazônia Oriental foi realizado pelo SERIPA I
Início do conteúdo da página

pppO Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I,) Órgão do Comando da Aeronáutica subordinado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), promoveu no dia 26 de outubro, o XI Seminário de Segurança de Voo da Amazônia Oriental.

O evento foi realizado no Auditório do Centro Gestor e Operacional do SIPAM (CENSIPAM), em Belém/PA, e contou com a participação de proprietários de aeronaves, operadores, pilotos, mecânicos, inspetores de manutenção, gestores, diretores de empresas aéreas, escolas de aviação, militares do Centro de Lançamento de Alcântara e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará, além de outros profissionais da comunidade aeronáutica dos estados do Pará, Amapá e Maranhão. No Seminário, estiveram presentes cerca de 160 profissionais.

nnnO principal objetivo foi conscientizar e disseminar a cultura de segurança de voo, difundindo conhecimentos para mitigar riscos inerentes à atividade aérea. O Seminário contou com a participação de palestrantes da Força Aérea Brasileira, HELIBRAS e EMBRAER.

Neste evento, foram abordados temas de interesse geral da comunidade aeronáutica, apresentados na seguinte sequência: “A Importância da Meteorologia na Segurança de Voo”, ministrado pelo Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Felipe do Souto de Sá Gille. O militar apresentou vários fatores de risco relacionados à meteorologia na região amazônica e sua relação com o planejamento de voo.

oooA segunda palestra foi sobre o “Gerenciamento Proativo de Riscos Operacionais de Asas Rotativas”, ministrado pelo Sr. Antônio Modesto, da HELIBRAS, cujo objetivo foi apresentar considerações sobre o processo de gerenciamento de riscos utilizando banco de dados de forma proativa.

Ao final das apresentações, foi abordado o tema “Os Inventores ”, ministrado pelo Sr. José Pistilli, da  EMBRAER, que proporcionou a identificação das consequências da não observância dos procedimentos aprovados na operação e manutenção de aeronaves. O palestrante conscientizou os ouvintes sobre os riscos de "inventar" atalhos no ambiente aeronáutico.

Segundo o Chefe do SERIPA I, Tenente-Coronel Aviador Adonis Lukianski, “realizar esse tipo de evento é muito gratificante e de extrema importância para a prevenção de acidentes aeronáuticos, em nossa área de jurisdição, pois é uma oportunidade ímpar para reunir os diversos operadores da região e difundir a cultura de segurança de voo”.

qqq

Fim do conteúdo da página