Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Estágio de Padronização da Instrução Aérea é realizado pelo SERIPA III
Início do conteúdo da página

hhhDifundir as boas práticas e as ferramentas de padronização da instrução aérea à comunidade aeronáutica em geral, principalmente nos estados de jurisdição do Terceiro Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), é o objetivo do Estágio de Padronização da Instrução Aérea (EPIA) 2017.

O Estágio aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório da Diretoria de Infraestrutura (DIRINFRA), na cidade do Rio de Janeiro, pelo SERIPA III. A cerimônia de abertura do evento foi realizada pelo Exmo. Sr. Brigadeiro do Ar Pitrez, Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, que ressaltou a importância da segurança de voo, mencionando as experiências na aviação de patrulha marítima.

Na sequência, O Tenente-Coronel Aviador Antônio Augusto Rosa Salles, Chefe do SERIPA III apresentou a primeira palestra com o tema “Panorama Atual da Aviação de Instrução no Brasil”. Destacou os principais fatores contribuintes em ocorrências aeronáuticas presentes na instrução aérea brasileira, segundo os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), além dos aspectos doutrinários, organizacionais e psicológicos influenciadores neste contexto.

iiiNos dias do evento, também foram abordados os seguintes temas: “Comunicação”, “Briefing e Debriefing”; “Avaliação”; “Fatores Humanos na Instrução Aérea”; “Preenchimento de Ficha de Voo”; estudos de caso de “Erros mais Comuns na Aviação de Instrução”; “Gerenciamento do Risco” e “Aerodinâmica de Helicópteros”, além de diversos fatores ligados à dinâmica da instrução aérea. Estiveram presentes cerca de 90 pessoas, os quais puderam compartilhar experiências, trocar informações e interagir durante as apresentações.

Fim do conteúdo da página