Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Prevenção em Rondônia: SERIPA VII realiza encontros para discutir a segurança de voo
Início do conteúdo da página

aaaO mês de outubro foi marcado por uma série de eventos promovidos pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), no estado de Rondônia. Comprometidos com a missão de prevenir ocorrências aeronáuticas na Amazônia Ocidental, os militares contaram com o apoio do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA).

Ciclo de palestras - No dia 9 de outubro, foi realizado ciclo de palestras no Auditório da INFRAERO, em Porto Velho-RO. Cerca de 25 profissionais da comunidade aeronáutica da capital de Rondônia estiveram presentes.

A primeira palestra, proferida pelo Chefe da Seção de Prevenção do SERIPA VII, Major Aviador Renato Russo Guimarães teve como tema “Notificações de ocorrências aeronáuticas”. O objetivo da explanação foi identificar a diversidade de notificações existentes e esclarecer possíveis dúvidas acerca do Sistema de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). Em seguida, a Tenente Psicóloga Maria Clevanilce Rodrigues da Costa detalhou a importância das habilidades e competências do ser humano na palestra “Os fatores humanos na aviação”.

bbb

O Chefe do SERIPA VII, Tenente-Coronel Aviador André Luiz Mota, ressaltou a importância do envolvimento dos profissionais da aviação civil na capacitação, reciclagem e compartilhamento de conhecimento.  O Tenente-Coronel Mota também destacou que o sucesso das operações de voo na região depende do envolvimento coletivo.

Instrução no GLOG - Noventa militares do Sexto Grupamento Logístico (GLOG6) assistiram à palestra “A prevenção de acidentes aeronáuticos no âmbito da manutenção”, proferida pelo Suboficial Dalson Trigueiro Lima, no Auditório da ALA6.  

Prevenção na escola – A comunidade escolar também foi contemplada.  Aproximadamente 300 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Major Guapindaia puderam conhecer as práticas relacionadas à prevenção de acidentes aeronáuticos. A palestra do 3S Diogo Martins Matos alertou sobre as consequências do risco de fauna, do uso de raio laser e drone, além do risco baloeiro.                                       

cccJi-Paraná - Na manhã do dia 10 de outubro, foi realizado o Ciclo de Palestras em Ji-Paraná. Neste evento também foi incluída a palestra sobre as estratégias e os aspectos principais do Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

150 estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitscheck de Oliveira e Aluísio Ferreira também receberam a atividade de prevenção e conscientização na comunidade escolar sobre ocorrências aeronáuticas.ddd

 

“Cumprir a missão em distintas organizações atingindo públicos diversos, que estão direta e indiretamente relacionados à aviação, é motivo de satisfação e orgulho. A certeza do dever contínuo com a prevenção e a reciprocidade dos que se fazem presentes nos eventos realizados pelo SERIPA VII é uma conquista de todos”, declarou a Chefe da Assessoria de Comunicação Social, 2º Tenente Andrezza Christina Alencar de Lima.

Fim do conteúdo da página