Nos dias 3 e 4 de outubro, no Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), foi realizada a Auditoria de Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Dois auditores do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), o Sr. Rubens Aparecido Adriano Lessa e o Sr. Alessandro Claudino Pereira, e um representante do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), o Sr. Sérgio Paulo Packer, foram os engenheiros que fizeram a auditoria na organização militar, em Brasília/DF.
O SERIPA VI, que já era certificado na Norma ISO 9001:2008, foi a primeira unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) a migrar para a norma 2015, demostrando elevado compromisso com eficiência nos processos. As atividades profissionais e os respectivos processos do Sexto Serviço Regional seguem as diretrizes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) diante da segurança na atividade aérea.
A preparação do SERIPA VI para essa auditoria envolveu a dedicação prévia dos integrantes do efetivo durante longo período. Os militares reuniram-se continuamente, em 2017, com o objetivo de modernizar os processos e prestar serviço de excelência à sociedade brasileira, além de incrementar a qualidade do atendimento a comunidade aeronáutica, por meio de reflexões e mudanças sistêmicas.
A Certificação da Qualidade coloca o SERIPA VI em uma condição de destaque e aufere a credibilidade perante à comunidade aeronáutica internacional. Demonstra também que todos os integrantes zelam não só pela qualidade do processo investigativo, mas também pelo cumprimento de protocolos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), das diversas normas, regulamentos e legislações.
A gestão da qualidade vai além da simples aplicação de procedimentos padronizados. Ela representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a Chefia, o efetivo, parceiros e clientes. Outro benefício da gestão de qualidade é a elevação dos níveis de produtividade na elaboração de Relatórios Finais. A maior eficiência operacional reduz possíveis falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à sistemática investigativa de acidentes. Com essa postura, a organização consegue economia de tempo, dos recursos humanos e de insumos.
Nesse contexto, a busca pela Qualidade Total mobilizou os componentes do SERIPA VI em treinamentos, capacitações e cursos que foram viabilizados. A cultura da gestão pela qualidade foi assimilada, figurando como meta indispensável para a execução das tarefas cotidianas.
Portanto, segundo palavras do Tenente-Coronel Aviador Régis Vinícius Silva Barreto, Chefe do SERIPA VI, “o alcance do objetivo proposto, no início de 2017, só foi possível porque houve o entendimento de todo o efetivo sobre os benefícios e, o mais importante, foi preservado o sentimento de orgulho de cada militar em integrar uma organização diferenciada, preocupada acima de tudo com o elevado nível técnico da sistemática de trabalho.”
Redes Sociais