Com o intuito de disseminar a cultura e a prática da segurança de voo, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) promoveu, entre os dias 8 e 10 de agosto, a 10º edição do Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2017), em São José dos Campos – SP. Os objetivos do evento foram difundir assuntos relativos à segurança de voo e criar um ambiente adequado a troca de experiência entre órgãos governamentais, empresas e organizações militares.
Durante a cerimônia de abertura, o Diretor do IPEV, Coronel Aviador Silvio Lúcio Cunha Bastos, ressaltou a importância de disseminar a mentalidade de segurança de voo. “O IPEV aceita a responsabilidade de contribuir com a segurança de voo e de tornar esse evento, cada vez mais, um relevante fórum de disseminação da cultura de segurança de voo no cenário nacional”, afirmou.
“Segurança de Voo, uma história de aprendizado”, foi a palestra de abertura do evento, proferida pelo Sr. Ozires Silva, co-fundador da EMBRAER. O relato histórico sobre os primórdios da criação da indústria aeronáutica nacional e o exacerbado espírito nacionalista de Ozires Silva, empolgaram o público.
Durante a tarde foi ministrado o mini-curso com o tema “Regulamentação e controle das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) no espaço aéreo brasileiro” ressaltando as peculiaridades da operação destas aeronaves, assim como o impacto provocado na aviação mundial.
O fechamento das palestras técnicas, proferidas por especialistas e estudiosos da área, foi realizado pelo Major Aviador Murilo Boery, investigador do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O Major Boery discorreu sobre o status atual dos procedimentos para investigação de acidentes com drones. “A discussão da comunidade aeronáutica é importante ferramenta para a evolução dos protocolos de investigação de acidentes envolvendo Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS)”, afirmou o investigador.
O evento contou com a presença de mais de 200 profissionais, dentre eles pilotos, engenheiros, técnicos, tripulantes, professores e universitários, que buscavam aumentar os conhecimentos na área de segurança de voo.
Fonte: IPEV
Redes Sociais