Com o fechamento do ano de 2015 e a compilação de dados, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) atualiza o sistema de dados de ocorrências aeronáuticas no portal brasileiro de dados abertos.
Com essa ferramenta, os usuários terão acesso às informações para gerenciar a prevenção, pesquisar detalhes das ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira (acidentes e incidentes graves), buscar dados relativos à pesquisa científica ou aos interessados na aviação, como os usuários do transporte aéreo. Assim, o usuário é livre para fazer pesquisas específicas.
De acordo com o Assessor Estatístico do CENIPA, 2º Tenente Cleibson Almeida, “o principal objetivo da divulgação de dados abertos é fomentar os profissionais que atuam na prevenção de acidentes aeronáuticos com informações sobre ocorrências aéreas no Brasil. O Centro atua, assim, com transparência, contribuindo para a sociedade e promovendo o aprimoramento na qualidade dos dados governamentais”.
Informações publicadas pelo CENIPA
Com relação à ocorrência: Classificação, Tipo, Localidade, UF, País, Aeródromo, Data, Horário, Status da Investigação, Número do Relatório Final (quando concluído),Quantidade de Recomendações de Segurança, etc.
Com relação à aeronave: Código da Aeronave, Matrícula, Equipamento, Fabricante, Modelo, Quantidade de motores, Peso Máximo de Decolagem, País de registro, Categoria de registro, Origem e destino do voo, Fase da operação, Quantidade de fatalidades, etc.
Com relação aos fatores contribuintes: Fator, Aspecto, Condicionante, Nível de Contribuição, Detalhe do Fator.
Para facilitar o entendimento, foram publicados o dicionário de dados do CENIPA e o modelo de dados. No entanto, são resguardadas as informações pessoais de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas.
O CENIPA tem o objetivo de atualizar rotineiramente as informações, a fim de disponibilizar à sociedade dados técnicos a respeito da prevenção de acidentes aeronáuticos.
Acesse o link: https://dados.gov.br/dados/conjuntos-dados/ocorrencias-aeronauticas-da-aviacao-civil-brasileira
Redes Sociais