O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realizou palestra sobre Segurança de Voo na manutenção de aeronaves para pilotos, mecânicos e demais profissionais da empresa Helisul Táxi Aéreo. O evento aconteceu no dia 17 de novembro, na cidade de Curitiba-PR.
O objetivo do encontro foi elevar o nível de atenção dos profissionais para os cuidados com a manutenção, disseminando a cultura de segurança operacional no âmbito da empresa. O tema abordou desde o manuseio e zelo com as ferramentas, limpeza e procedimentos especiais de manutenção, bem como estudo de caso real e recomendações específicas.
O palestrante, Suboficial (R1) Julio Cesar Freitas da Silva, mecânico de aeronaves da Força Aérea Brasileira, discorreu sobre o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos de aeronaves, que visam assegurar a continuidade do voo, conforme parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazos e vida útil da máquina.
“A manutenção tem como principal função o prolongamento da vida útil do equipamento e seus sistemas, conforme previsto no programa de manutenção do fabricante”, disse o Suboficial Julio Cesar. Segundo ele, o trabalho é criterioso e segue uma padronização de procedimentos para manter o avião em condições aeronavegáveis com segurança.
Foco na manutenção - As aeronaves possuem complexos sistemas, e, para que tudo saia correto, o profissional da manutenção deve estar atualizado com os novos conceitos tecnológicos. “Não pode haver descompasso entre a modernidade tecnológica dos aviões e o preparo dos profissionais. O principal problema da manutenção, como em qualquer setor da aviação, é o fator humano”, alertou o Suboficial Julio Cesar.
Para o Suboficial (reformado), Paulo de Tarso Borba de Bitencourt, da equipe do SERIPA V, a evolução tecnológica exigiu a valorização da manutenção. “Antes, o foco da Segurança de Voo era voltado para o piloto. A partir do desenvolvimento dos conceitos de MRM (Maintenance Resource Management, em Inglês), a exemplo do CRM (Crew Reosuce Management, na Língua Inglesa) - gerenciamento de recursos de cabine - a prevenção ampliou o nível de atenção para a complexidade da aeronave, explicou.
O Suboficial Julio Cesar reforçou procedimentos de segurança e recomendou critérios a serem observados pelos profissionais da empresa. Ele afirmou que nenhum mecânico deve se ausentar do local de trabalho, sem antes conferir todas as ferramentas uma por uma e devolvê-las à caixa coletora. "Esse é um procedimento simples e fundamental para evitar falhas, assim, como a limpeza e a organização do ambiente de trabalho, aspectos relevantes para a prevenção, explicou o palestrante.
O gestor de segurança da Helisul, Mário Roberto Eugênio dos Santos, declarou que a palestra do órgão investigador repercutiu positivamente entre os profissionais da empresa. “As pequenas tarefas acontecem no automatismo e passam despercebidas no dia a dia. Por isso, os conhecimentos transmitidos pelo SERIPA V foram importantes para a segurança operacional”, afirmou.
A manutenção visa corrigir falhas em equipamentos, componentes ou sistemas, com o objetivo de restabelecer sua função. Trata-se de um compromisso individual de cada profissional, que deve reunir as melhores técnicas para atuar com qualidade na execução da tarefa. Todo o serviço de manutenção, após realizado pelos mecânicos, passa obrigatoriamente pela inspeção e cheque do inspetor responsável pela aeronave.
Redes Sociais