O Segundo Serviço de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) promoveu, no dia 7 de outubro, mais uma atividade voltada para a mitigação de ocorrências aeronáuticas.
O encontro, realizado nas instalações do Teatro Luiz Mendonça, reuniu mais de 520 profissionais que atuam como pilotos, instrutores de voo, alunos de escolas de aviação, mecânicos de aeronaves, comissários de bordo e agentes aeroportuários, dentre outros.
O Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer, Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, presidiu a solenidade de abertura do evento e destacou a importância da troca de informações como ferramenta para a prevenção de acidentes.
O primeiro tema que foi abordado tratou da relação entre a certificação de produtos aeronáuticos e a segurança de voo. O palestrante, Coronel Aviador Hayato Toda, diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), discorreu sobre o atual avanço tecnológico dos equipamentos aéreos e a necessidade de garantir a respectiva aeronavegabilidade continuada, por meio da certificação dos produtos aeronáuticos, sempre observando o rigor científico e a segurança.
Na sequência, a Dra. Rosana Bohrer, psicóloga com vasta experiência na área de Fatores Humanos, apresentou a palestra “Passageiro indisciplinado, prevenção e gerenciamento”.
O assunto foi fruto da análise das críticas do seminário de 2015, em que foi reportada pela comunidade aeronáutica local sobre a carência de temas relativos aos comissários de voo.
Durante a explanação, a Dra. Rosana lembrou que, como parte da tripulação, os comissários de voo também são responsáveis pela segurança operacional e devem colaborar ao tomar atitudes proativas junto a passageiros que apresentam comportamentos inadequados, caso seja necessário.
A terceira apresentação foi proferida pelo Tenente Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, Chefe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), que destacou o uso do check list como uma ferramenta indispensável para definir responsabilidades e melhorar a comunicação. Ressaltou ainda que a inobservância dessas ações pode resultar em eventos catastróficos, indesejáveis por todos que trabalham na aviação.
Para encerrar a reunião, o Coronel Aviador R1 Fernando Silva Alves de Camargo, do efetivo do CENIPA, mostrou detalhes da investigação envolvendo o acidente aeronáutico do voo NOAR 4896, ocorrido em julho de 2011 em Recife. Oportuno ressaltar que estudo do NOAR 4896 não tem o objetivo de apontar responsabilidades ou culpados, mas de manter o foco no aprendizado para que eventos dessa natureza não voltem a se repetir.
Ao término do Seminário, a Banda de Música da Base Aérea do Recife realizou uma brilhante apresentação musical, composta por um repertório de 12 músicas de estilos variados e que fez parte das comemorações da Semana da Asa de 2015 do Comando da Aeronáutica.
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