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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V destaca FOD e RELPREV em Seminário de Segurança
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O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) esteve presente no Seminário de Segurança Operacional promovido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no dia 6 de outubro, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre-RS.

Na avaliação da Gestora de Segurança da Infraero, Rosane da Rosa Almeida, o seminário buscou aprimorar o conhecimento sobre a segurança operacional, tendo sido estruturado para evidenciar, de forma sucinta, o ciclo da operação na atividade aérea. "Cada profissional no seu setor está comprometido com o trabalho final, porém se alguém falhar outros setores podem ser atingidos", afirmou.

No encontro, o representante do SERIPA V, Capitão Aviador Douglas André Kleveston Soliman, destacou dois temas de real importância para a prevenção, com a abordagem do programa de FOD (Foreign Object Damage – em Inglês), que trata de danos causados por objetos estranhos, e a ferramenta de RELPREV – Relatório de Prevenção.

FOD - Quanto ao FOD, o palestrante afirmou que se trata de um tipo de ocorrência, que pode ser causada pelo erro humano, pela falta de cuidado ao deixar objetos em locais que possam ser ingeridos pelos motores das aeronaves. " É um problema que necessita do envolvimento de todos os profissionais que atuam na atividade aérea", declarou.

Gestora de Segurança Rosane Rosa de Almeida fala aos participantes do seminárioO dano por objetos estranhos pode atingir qualquer parte da aeronave, sendo mais comum no motor, com a quebra de um parafuso ou de uma palheta. Também objetos perdidos ou jogados pelo vento podem ser encontrados nas pistas de pouso e decolagem, hangares, rampa, pátios e outros setores. A área de manutenção se constitui em potencial fonte de FOD.

Por suas características, as aeronaves a jato são mais suscetíveis ao FOD, e a consequência é apagamento de motor, vibração anormal ou perda de potência. Basta uma inspeção na turbina para identificar danos com entrada de ar no motor, ruído anormal no giro manual do compressor, bem como o superaquecimento da câmara de combustão, incluindo a presença de restos de pássaros ou pequenos animais, também classificados como FOD.

O  palestrante recomendou ações para gerenciamento do risco, evidenciando a necessidade de uma disciplina constante, além da divulgação e da conscientização associada à motivação dos profissionais do meio aeronáutico. Destacou ainda ações específicas realizadas pelo recolhimento de objetos nos locais de contato com aeronaves.

RELPREV O palestrante também falou sobre o Relatório de Prevenção e conceituou como uma ferramenta criada para coletar informações  essenciais à prevenção, as quais são gerenciadas pelo  profissional da Segurança de Voo da organização. Segundo o Capitão Soliman, o RELPREV é uma forma de reporte voluntário das condições de perigo observadas na atividade aérea.Capitão Soliman profere palestra no Seminário de Segurança Operacional da Infraero

-  Com o passar do tempo, o nível de percepção do ser humano tende a diminuir, fazendo com que os perigos não sejam mais percebidos. O RELPREV tem como finalidade principal elevar o nível de atenção dos profissionais, esclareceu  o Capitão.

O RELPREV, previsto na Norma de Segurança do Comando da Aeronáutica  (NSCA 3-3), pode ser preenchido por qualquer pessoa que identificar uma situação de risco ou que dela tiver conhecimento, encaminhando-o preferencialmente para o setor de Segurança de Voo da organização envolvida com a condição observada, ou nos locais reservados para essa finalidade.

Evento - O Seminário de Segurança operacional contou com a participação de 115 profissionais da comunidade aeronáutica representados pelo Destacamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), empresas aéreas, Brigada Militar, Exército, Aeroclubes, empresas de apoio à atividade aérea, Aeroclubes, Polícia Civil, Receita Federal, PUCRS e outras instituições.
 

 

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