Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Slideshow > Cenipa > Comandante da Aeronáutica visita o CENIPA
Início do conteúdo da página

DSC 2921No dia 29 de janeiro, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, visitou as instalações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília/DF.

Com a finalidade de apresentar a missão do Centro que é promover a prevenção de acidentes aeronáuticos, preservando os recursos humanos e materiais, visando ao progresso da aviação brasileira, o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe, recebeu o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Bermudez, e o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo.

DSC 2957A eficiência e eficácia na condução dos processos de investigação de acidentes aeronáuticos significa a prevenção de futuros acidentes, resultando na preservação do bem mais precioso que existe: a vida humana. Por esse motivo, durante a visita, além da missão institucional, foram apresentados os itens do Kit de investigação usados na Ação Inicial, primeira fase da investigação.

Comandante

O Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), local onde são analisadas as caixas-pretas, também foi visitado pela comitiva. Para prevenir os acidentes aéreos, o CENIPA conta com uma importante ferramenta de análise de dados, a caixa-preta. Os gravadores de voo, comumente chamados de caixa-preta, são dispositivos que gravam informações de voo, em forma de dados e em áudio. São registros feitos em mídia apropriada, protegida, e foram projetados para serem usados como ferramentas de apoio à investigação de ocorrências aeronáuticas.

Também participaram da visita o Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Aviador Roberto Fernandez Alves, o Chefe da Divisão Operacional, Coronel Aviador André Luiz Mota, o Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Coronel Aviador Valter Barreto Silva, o Chefe da Divisão de Planejamento e Gestão, Coronel Aviador R1 Roberto Figueiredo Cavalcanti da Silva, e o Chefe do LABDATA, Tenente-Coronel Aviador Marcello Borges da Costa.

 

DSC 2995

Fim do conteúdo da página