Cerimônia aconteceu na última sexta-feira, 28 de abril de 2023 e marcou o término das competições desportivas entre os quatro Esquadrões do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.
Redação: SCS/AFA, por Cap Freitas
Revisão: Maj Terra
Edição: Ten Amanda Andrioti
Fotos: S2 H. Pereira e S2 Adher
28/04/2023
No dia 28 de abril de 2023, sexta-feira, a AFA, sediada em Pirassununga/SP, realizou a Cerimônia Militar de Encerramento da L INTERAFA. A Solenidade foi presidida pelo Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, e contou com a presença de Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) bem como de Professores e Oficiais desta Academia.
Na ocasião, a atleta-destaque da L INTERAFA, Cadete Intendente Luana, do 3º Esquadrão – Turma Árion, conduziu a Tocha Olímpica pela pista de atletismo junto à sua guarda, composta por outros quatro cadetes, destaques desportivos dentro dos seus respectivos Esquadrões. A Pira Olímpica apagada e carregada para fora do Estádio, de modo a simbolizar o término da Competição.
Durante a INTERAFA 2023, que ocorreu entre os dias 21 e 28 de abril de 2023, em sua quinquagésima edição, foram disputadas mais de 20 modalidades nas categorias masculino e feminino e diversas marcas foram superadas. Foram estabelecidos 27 novos recordes em provas das modalidades de Tiro, Natação e Pentatlo Aeronáutico. Por fim, sagrou-se campeão da L INTERAFA o 3º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica – Turma Árion. O Comandante do Esquadrão, Major Aviador Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura, recebeu o troféu de campeão das mãos do Comandante da AFA, Brigadeiro Schiavo.
“Nós tivemos um excelente evento nessa semana. A L INTERAFA foi um enorme sucesso. Nós tivemos uma semana em que nós pudemos celebrar a amizade, a fraternidade (…) mas, acima de tudo, nós tivemos a coroação dos méritos individuais, méritos coletivos, a concretização de um longo período de preparação, de esforço e dedicação, que culminou nessas premiações aqui realizadas hoje e durante a semana. Parabenizo aos quatro Esquadrões pelo empenho, pela seriedade com que levaram as suas provas, mas também pela maturidade, pelo comportamento que apresentaram durante toda a competição incluindo, aí, as suas torcidas.” Com essas palavras, o Brigadeiro Schiavo abriu o seu discurso de encerramento. E continuou: “Mas, hoje, a gente tem que dar honra aos melhores. E os melhores desta 50ª Edição da INTERAFA foi o Terceiro Ano – Esquadrão Árion, comandado pelo Major Brandello. Comemorem muito essa conquista. Foi uma conquista maiúscula, Major Brandello. Parabéns! Parabéns a todo o Esquadrão!” E finalizou: “Nós devemos comemorar as menores vitórias que nós temos. Cadetes, vocês devem comemorar cada pequeno feito que alcançam, valorizar. Fazer isso é criar uma memória afetiva positiva das suas vitórias (…), mas o desafio é se manter lá em cima, nas busca da excelência, fazendo sempre o seu melhor.”
A INTERAFA
A INTERAFA é a competição interna que acontece anualmente entre os quatro Esquadrões do Corpo de Cadetes da Aeronáutica. Durante sua realização, os Cadetes tem a oportunidade de desenvolver seus atributos físicos e desportivos, bem como estreitar laços de camaradagem e lealdade. Além disso, serve como prova preparatória para a NAVAMAER, competição entre as três Escolas de Formação de Oficiais de Carreira das Forças Armadas que, em 2023, terá lugar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada na cidade de Resende/RJ, e acontecerá no final do mês de agosto.
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/acontece-na-afa/524-academia-da-forca-aerea-afa-realiza-cerimonia-de-encerramento-l-da-interafa#sigFreeIda565ecef62
Redes Sociais