Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo da página

DTCEA-YS

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga, DTCEA-YS, iniciou suas atividades em agosto de 1960, ainda como Núcleo de Proteção ao Voo, sob a chefia do 1S Q RT TE Nicanor Maurício. Sua chegada a Pirassununga coincide com a vinda do Destacamento Precursor da construção da atual Academia da Força Aérea.

 

 

 

 

Esquadrão de Demonstração Aérea

Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea(AFA), na cidade de Pirassununga.

Composta  por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça operou por 30 anos com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realizou, em média, 100 demonstrações por ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluía o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde mundial na especialidade em formação de dorso, voando com 12 aeronaves.

Com mais de 3700 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam. Além da equipe composta por pilotos, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos aviões, que são chamados Anjos da Guarda. Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves. Além dos oficiais aviadores, o Esquadrão possui também três oficiais de Comunicação Social, um oficial médico e um oficial especialista em manutenção de aeronaves.

A partir de 2013 iniciou o processo de implantação da sua nova aeronave, o A-29 Super-Tucano e, em julho de 2015, iniciou as demonstrações com essa aeronave, também fabricado pela Embraer.

Concebida para ser uma aeronave de ataque leve e treinamento avançado, é a mesma aeronave utilizada no policiamento do espaço aéreo brasileiro por alguns Esquadrões de Caça da FAB, além da instrução dos novos aspirantes da aviação de caça. Mais moderna e compatível com o atual contexto tecnológico, representa o início de uma nova era caracterizada pela inovação e pelo progresso.

Reconhecida mundialmente, a Esquadrilha representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

 

ES-YS

Criado em 1941, com a denominação de Escola da Aeronáutica, que posteriormente teria a atual denominação de Academia da Força Aérea (1969), integrava à sua estrutura o Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS), que anteriormente era denominado como Subdivisão de Saúde (SDS).

Em 2016, a então Subdivisão de Saúde passou a integrar a estrutura do recém criado Grupamento de Apoio de Pirassununga (GAP-YS), ativado pela Portaria nº 1893/GC3, de 16 de Dezembro de 2015, passando então a ser uma Divisão de Saúde (DS).

Manteve-se o âmbito do Hospital na mesma localidade e prédio, passando ao longo dos anos por pequenas reformas e reestruturações.

Em 2017, com a publicação da Portaria 800/GC3, de 31 de maio de 2017, posteriormente revogada e substituída pela Portaria COMGEP nº 165/3SC, de 22 de Janeiro de 2018, foi criado e ativado o Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS), com estrutura de 2ºEscalão Reforçado, e classificado como Destacamento.

O Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS) fica localizado na área de jurisdição da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), sob a gerência e coordenação do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP).

 

Fazenda da Aeronáutica

Escudo português, com o chefe diminuto, em prata (branco), tendo à destra o gládio alado, em jalne (amarelo), símbolo do Comando da Aeronáutica e, à sinistra, a sigla da Organização, “FAYS”, em sable (preto).

Campo em goles (vermelho), enxadrezado, em blau (azul-ultramar).

No cantão destro do chefe, aparece uma coruja estilizada em prata (branco), simbolizando a preservação da fauna existente na região onde se situa a Unidade, e no cantão sinistro do chefe a silhueta de um trator em prata (branco), retratando a agricultura desenvolvida, também, pela Unidade.

No abismo, visualiza-se a folha de acanto, em jalne (amarelo), representando o Quadro de Intendência.

No cantão destro da ponta, encontra-se a delineação frontal de um gado bovino, em prata (branco), denotando uma das atividades peculiares da Fazenda, qual seja, o cultivo da pecuária. E no cantão sinistro da ponta, uma árvore estilizada, também em prata (branco), expressando o pomar pertencente à Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga. Em contrachefe, aparece uma faixa, em prata (branco), contendo a inscrição “ACTUM TEMPUS REGIT”, cujo significado é “A AÇÃO FAZ O TEMPO”.

Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de Comando da Organização: Oficial Superior.

 

PAYS

A Prefeitura da Aeronáutica de Pirassununga é uma Organização Militar (OM) com autonomia administrativa, subordinada diretamente ao Comando da Academia da Força Aérea (AFA), responsável pelas Vilas Militares.

 

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.