Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo da página

O Simpósio contou com a presença de palestrantes especialistas da área que abordaram assuntos relacionados ao tratamento e acolhimento. 

Redação: SCS/AFA, por Ten Amanda Andrioti
Edição: Ten Amanda Andrioti
Fotos: S2 Nícolas Ferreira

PS 039 25 04 2025 1º Simpósio Sobre Autismo 3O Grupo de Saúde de Pirassununga (GSAU-YS), realizou na última sexta-feira 25/04 na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, o 1º Simpósio sobre Autismo com o tema “Acolhimento e Tratamento”, em alusão à Campanha Abril Azul, mês da Conscientização do Autismo. O Evento contou com a presença de palestrantes, militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), dos Chefes de Divisão da AFA, bem como do público civil. O Simpósio visou promover a conscientização, o entendimento e o apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi uma oportunidade para que especialistas, familiares e pessoas com autismo compartilhem experiências, conhecimentos e perspectivas.

A abertura do evento foi ministrada pela palestrante Daniele Mutton, Psicóloga certificada no modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM), e Terapeuta Comportamental. O assunto abordado trouxePS 039 25 04 2025 1º Simpósio Sobre Autismo 7 ao público experiências profissionais e pessoais voltadas ao comportamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), aplicando estratégias para estimular a criança em casa. Para Daniele, seu filho de 7 anos foi a maior motivação pela qual ela iniciou sua carreira nesta área e daí em diante aperfeiçoou seus conhecimentos e estudos, “hoje minha missão de vida é auxiliar famílias, mostrar que é possível estimular uma criança dentro de casa, no ambiente dela, sem tirar da rotina. Eu revivo o sentimento inicial cada vez que recebo um paciente novo, eu sei o que é passar pela dor de um diagnóstico, e vibro com cada conquista, como se fosse meu filho, cada ganho da criança pra mim, não tem dinheiro que pague, ver um desenvolvimento em determinada habilidade, é muito gratificante”, contou emocionada. 

PS 039 25 04 2025 1º Simpósio Sobre Autismo 5A Major Aviadora Déborah de Mendonça Gonçalves, Comandante do Esquadrão de Manutenção do Setor Oeste do Grupo Logístico de Pirassunungaque (MA-W/GLOG-YS) prestigiou o Simpósio, e compartilhou sua experiência como mãe da pequena Isabella Gonçalves Soares, de 6 anos e ressaltou que a parte mais difícil em ter uma filha autista, é a dor do diagnóstico, a aceitação em si e que o passo e mais importante, é aprender que é possível aplicar a terapia dentro de casa, muitas vezes em coisas simples, incentivando o olhar, o apontar, o pedir algo. “Minha filha vive em constante terapia, nos momentos em que estou com ela e nos momentos em que recebi suporte da psicóloga,  para que com isso, ela tente tirar o máximo de atraso e seja incluída na sociedade de uma forma justa e saudável”, disse.

Dando continuidade, a profissional Juliana de Cássia Bapstistela, Neuropsicopedagoga Clínica e Coordenadora Pedagógica na área do Autismo na APAE de Pirassununga, ministrou sobre os Ajustes Curriculares para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Seu conhecimento foi enriquecedor para o público do Simpósio, atuante na área a 27 anos, buscando sempre o desenvolvimento da aprendizagem e comportamento da pessoa com autismo, pensando na personalização do trabalho e na individualidade que cada um necessita, “é uma grande satisfação poder ajudar, e de sobremaneira ver que a criança tem condição de aprender, o quePS 039 25 04 2025 1º Simpósio Sobre Autismo 8 precisamos é buscar estratégias na forma de pensar e agir”, completou.

Em oportunidade, a Assistente Social, Iris Bertin, atuante no Centro de Reabilitação da APAE de Pirassununga (CER) e em Perícias Sociais, pontuou que trabalhar com a garantia de direito da pessoa com TEA é desafiador, a legislação dá esse direito, porém existem critérios para que as famílias consigam garantir o mesmo. Iris disse: “é satisfatório quando vejo a conquista de uma família, quando a luta é transformada em vitória, e além de tudo quando esta família consegue garantir seus direitos na sociedade.”

Confira a reportagem aqui!

 

 

 

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.