A Ordem do Pica-Pau foi criada com o intuito de resgatar a memória dos oficiais aviadores que contribuíram com a instrução aérea na Academia da Força Aérea (AFA), no Curso de Formação de Pilotos Militares (CFPM) e na Escola de Aeronáutica (EAer) desde sua criação em 1941.
Após dois anos de pesquisas, consultas e conversas, foram listados mais de 2000 nomes de oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil e das Forças Aéreas Portuguesa, Chilena e Argentina.
O resultado apresentado mantém viva a memória daqueles que ajudaram e continuam ajudando a forjar os líderes da FAB do passado e do futuro.
Contudo, é sabido que o trabalho não terminou, e nem vai terminar tão cedo. Primeiro porque a AFA continuará a receber Pica-Paus enquanto existir. Segundo porque é possível que alguns nomes do passado ainda não tenham sido listados aqui.
A AFA tem o prazer de apresentar abaixo a relação nominal atualizada da Ordem do Pica-Pau, bem como alguns links para fontes de consulta e outros materiais históricos que foram utilizados na montagem do trabalho.
Quaisquer dúvidas, sugestões ou reclamações deverão ser direcionadas à Divisão de Operações Aéreas da AFA (DOA/AFA).
Respeitosamente,
Equipe da Ordem do Pica-Pau
Redes Sociais