Chegaram os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e os estagiários civis, que integraram por meio do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais.
Revisão: Maj Terra
Aprovação: Cel Gavioli
Edição: Ten Amanda Andrioti
Foto: S2 H. Pereira

Alguns familiares compartilharam suas emoções vividas neste dia de grande importância, como o senhor Carlos Eduardo Alves de Sousa, pai de um dos estagiários, com o sentimento de sonho realizado em ver o filho ingressando para a Força Aérea Brasileira, “hoje sinto uma felicidade muito grande, meu filho é forte, batalhador e vai vencer, ele tem uma família que está sempre ao lado dele”, declarou.
Dando início a uma conversa com os familiares, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, salientou a missão desta Academia que é formar os futuros líderes da Força Aérea Brasileira e a importância do apoio e compreensão das famílias neste período de Adaptação, “temos a responsabilidade de corresponder isso a vocês, eles serão acima de tudo tratados com respeito e dignidade. É sempre importante lembrar que eles estão aqui para servir, servir à pátria! E serão muito felizes ao longo da carreira”, reforçou.
O Capitão Infante Raphael de Almeida Leitão, Comandante do Primeiro Esquadrão da AFA, recepcionou os novos estagiários e enfatizou a importância do comprometimento e a fé na missão, sendo um dos valores que esta Academia tem como base, para a formação dos futuros cadetes durante o EAM. “Estamos muito felizes e esperançosos para esta nova fase, continuem firmes, tudo irá acontecer no momento certo, vocês como pais, vão superar este momento para que os filhos vençam”, ressaltou.
Na oportunidade, o Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), Coronel Aviador Allan Domingues de Mendonça, fez uma breve apresentação, dando as boas-vindas. Em apresentação, destacou as características da formação militar da AFA e salientou o programa de formação e fortalecimento de valores, especificando o comprometimento, a dedicação, a motivação e a fé na missão. Deixou ainda uma mensagem aos familiares, “ajudem a motivá-los, a força da família neste momento é essencial para que eles vençam esta etapa de adaptação” e deixou como dica, o lema do cadete sendo uma maneira de motivação, “MACTE, ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA”, que significa: “Coragem jovem, é assim que se sobe aos céus” e finalizou sua apresentação citando o poema “Se” de Rudyard Kipling, como forma de encorajamento.
Os estagiários deram o primeiro passo a uma jornada, onde chegarão à esperada posição de Cadetes do primeiro ano da AFA. Serão 40 dias de entrega, disciplina e coragem, onde provarão sua resistência até a cerimônia da entrega de Platinas.
Redes Sociais