Participaram da Cerimônia os Militares Infantes da GUARNAE-YS, bem como Veteranos do Quadro de Infantaria.
Aprovação: Cel R/1 Gavioli
A Parada Diária Alusiva ao octogésimo primeiro Dia da Infantaria da Aeronáutica, aconteceu nesta segunda-feira (5/12) no Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), localizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, acompanhado pelo Comandante do CCAer, Coronel Aviador Celso Eurico Fleck. Estiveram presentes ainda, o Coronel de Infantaria Paulo Roberto Bueno da Silva, o Suboficial Alexandro Augusto Cinat Carbonaro, Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS); Oficiais da ativa e Veteranos do Quadro de Infantaria, Comandantes, Chefes e Diretores da Organização Militar.
A Infantaria da Aeronáutica existe desde a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, a data de comemoração foi instituída no dia 11 de dezembro. São três áreas de atuação básicas da Infantaria: Segurança e Defesa (SEGDEF), Defesa Antiaérea (DAAE) e Operações Especiais (OpEsp). Cada uma delas agrupa um conjunto de Ações de Força Aérea específicas. A Área de SEGDEF inclui Segurança das Instalações, Polícia da Aeronáutica e Autodefesa de Superfície. A DAAE corresponde à Ação de Autodefesa Antiaérea. As OpEsp abrangem as Ações Diretas, o Reconhecimento Especial, o Contraterrorismo e o Guiamento Aéreo Avançado. A Infantaria atua ainda, na área de Busca e Salvamento (SAR), integrando as Equipes de Resgate daquela Aviação, participando das Ações de Busca e Salvamento e de Busca e Resgate em Combate.
Ao início da cerimônia militar, a tropa foi comandada pelo Cadete de Infantaria Jonatas Samir Moraes Guimarães, líder da Infantaria do CCAer e integrante do 4º Esquadrão CCAer (Turma Anúbis), que completará sua formação alcançando o oficialato neste ano. Com o sentimento de dever cumprido, Samir comenta a importância de pertencer a este quadro, “ser Infante representa não somente a constante superação dos limites, mas também a noção da relevância do espírito de corpo para todo militar”.
Durante a comemoração, os Esquadrões do CCAer bradaram, cada um o seu grito de guerra e em desfile, os militares entoaram a Canção da Infantaria do Exército e a Canção de Infantaria da Aeronáutica.
Para o Cel Inf Bueno, depois de mais de 30 anos de serviço, em que pôde presenciar o resquício da transição de Infantaria de Guarda para Infantaria da Aeronáutica, participou da elevação e da modernização, sempre na procura de melhorias na área, ressaltou: “Com satisfação e alegria vejo que a Infantaria da Aeronáutica é vista como um vetor de combate, como uma tarefa de grandes ações” e ainda completou agradecendo aos que antecederam, trilhando um caminho no qual, percorreram e deram continuidade neste trabalho, buscando sempre mais e gerando grandes oportunidades em vários cenários de operações especiais.
A missão da Infantaria da Aeronáutica continua em constante evolução, requerendo inteligência e planejamento contínuos na utilização de recursos e o aperfeiçoamento constante da tropa terrestre para os desafios futuros; mas sobretudo, representa os anseios e a visão da Força Aérea de ser, cada dia mais, moderna operacionalmente e com elevada capacidade dissuasória para defender na terra o domínio do ar.
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/acontece-na-afa/463-academia-da-forca-aerea-comemora-os-81-anos-da-infantaria-da-aeronautica#sigFreeIde92cc6a06c
Redes Sociais