Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > PROJETO “EXPERIMENTE CULTURA” visita musal
Início do conteúdo da página

 

O Projeto leva crianças e idosos para terem primeira experiência em Museus cariocas

Em 2019, o Projeto “Experimente Cultura” firmou uma importante parceria com o Museu Aeroespacial, a fim de viabilizar e fortalecer o atendimento a alunos da rede municipal e idosos de projetos sociais do município do Rio de Janeiro. Este Projeto visa proporcionar a primeira experiência em Museus cariocas para essas pessoas.

Após o sucesso em 2018, o “Experimente Cultura” iniciou sua temporada 2019, objetivando superar os 3.500 atendimentos do ano passado. Com a missão de derrubar o mito de que cultura é para poucos e de mudar o habito de consumo de cultura, principalmente entre a população menos favorecida economicamente, a iniciativa apresenta os principais museus do Rio de Janeiro para alunos da rede pública, que em sua maioria nunca tiveram esse tipo de experiência. Além dos jovens, idosos de projetos sociais do município também são atendidos e podem conhecer equipamentos culturais, gratuitamente, contando com transporte e guias oferecidos pelos organizadores.

Conforme Renata Prado, curadora do Projeto: "No ano passado (2018), em um momento tão triste da história cultural brasileira, com o incêndio do Museu Nacional, conseguimos mostrar o quão importante é construir essa ponte entre jovens e equipamentos culturais e ambientes que transmitam história, arte e cultura em nossa cidade. Em 2019, seguimos firmes com o propósito de que a cultura é para todos. Tanto que ampliamos os atendimentos para idosos. Recebemos muitas solicitações de interessados em participar do “Experimente Cultura” em 2018 e não conseguimos atender a todas. Comprovamos que existe um interesse muito grande da população por conhecimento, mas, às vezes, esta vontade esbarra em falta de conhecimento, de informações e também de condições, inclusive financeiras. Ficamos muito felizes em poder, novamente, proporcionar esses momentos, principalmente para aqueles que nunca tiveram oportunidade de ir a um museu".

A partir da verificação de uma demanda reprimida e apostando na democratização do acesso de crianças e jovens a cultura, a curadoria do projeto propôs visitas a oito centros culturais do Rio de Janeiro, durante 2019, sendo o MUSAL, um dos primeiros a ser visitado.

Assim, nos dias 18 e 19 de setembro, o Museu Aeroespacial teve a grata satisfação de receber a visita da Escola Especial Municipal Marechal Mascaranhas de Moraes, totalizando 138 pessoas entre coordenadores e crianças, as quais mostraram claramente sua felicidade e deslumbramento com a oportunidade de estarem próximos às aeronaves e suas respectivas histórias.

"Acreditamos que a criança, enquanto está se formando como indivíduo, está mais propensa a adquirir conhecimento e aproveitá-lo efetivamente. Um momento como esse pode transformar sua vida. É claro que uma única visita a um museu não vai mudar definitivamente seu caminho, mas pode dar início a uma transformação, principalmente na maneira como ela enxerga e se relaciona com o mundo. Para nós, é fundamental cativar a criança, o jovem, para que crie gosto pela arte, pela cultura, por determinado tema abordado. E muitas vezes eles não têm oportunidade de consumir cultura dessa maneira, numa visita, numa experiência toda preparada para eles", explicou a coordenadora pedagógica do projeto Rossana Lourenço.

Fim do conteúdo da página