Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O público chegou cedo à Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para o tradicional evento aeronáutico Portões Abertos, no domingo (15/09). Com programação aérea desde o início da manhã até o final do dia, o evento, que há mais de 40 anos atrai interessados em conhecer as atividades e equipamentos da Força Aérea Brasileira (FAB), reuniu mais de 70 mil pessoas.

Com 40.000 pessoas de olhos atentos a todos os seus movimentos na cidade de Campo Grande/MS, o Capitão Pedro Esteves estreou na sua nova posição de voo na Esquadrilha da Fumaça, a número 7, durante o Portões Abertos da Ala 5 neste último domingo. 

Dois eventos que prometem grandes públicos estão agendados para este final de semana. A cidade de Taubaté/SP recebe no próximo sábado (24) o Sábado Aéreo e, no domingo (25), na cidade de Campo Grande/MS, o Portões Abertos da Ala 5.

A Esquadrilha da Fumaça participa, no dia 24 de agosto, do Sábado Aéreo do Comando da Aviação do Exército (CAvEx), na cidade de Taubaté/SP, a 140km da capital paulista. O evento faz parte das comemorações do Exército Brasileiro (EB) alusivas ao centenário do seu braço da Aviação.

Em evento marcado pela presença de aproximadamente 10 mil funcionários, executivos e Comando da Aeronáutica, a Embraer comemorou, no último dia 19 de agosto, o seu cinquentenário em sua unidade de São José do Campos/SP. O evento contou, também, com a presença de um dos seus fundadores e primeiro presidente, Ozires Silva, Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) e também Ex-Ministro da Infraestrutura e das Comunicações. Abrindo com uma série de sobrevoos, a Esquadrilha da Fumaça participou com quatro aeronaves A-29 Super Tucano, um dos modelos fabricados pela Embraer.

No próximo domingo (18), a cidade de Piracicaba será palco de mais uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça. Com início previsto para as 10:00h no Aeroporto Comendador Pedro Morgante, os piracicabanos poderão acompanhar as mais de 50 manobras e acrobacias em uma demonstração aérea que dura aproximadamente 40 minutos.

Distante 165 km da capital do estado, a cidade tem realizado uma série de eventos ao longo deste mês em comemoração ao seu 252º aniversário, celebrado no dia 1º de agosto. Como parte das comemorações, as sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) fazem parte da programação, que pode ser conferida na íntegra através do site da Prefeitura de Piracicaba. Além disso, a demonstração aérea também faz uma homenagem à Escola de Engenharia de Piracicaba, tradicional entidade de ensino do município, que completa 50 anos em 2019.

 A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve na cidade foi em 2010, ainda com os aviões T-27 Tucano. Portanto, pela primeira vez as aeronaves A-29 Super Tucano estarão se apresentando na cidade. Os portões do aeroporto estarão abertos para o público a partir das 8:00h, e a recomendação é que todos se programem para chegar com antecedência para evitar trânsito, em função das vias estreitas de acesso ao Aeroporto.

A agenda de demonstrações segue até o final do mês. No próximo fim de semana será a vez de Taubaté (SP) e Campo Grande (MS) nos dias 24 e 25, respectivamente. As agendas de setembro e outubro também podem conferidas por meio do site oficial da Esquadrilha da Fumaça. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

Texto: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Suboficial Marco Ribeiro

Fim do conteúdo da página