Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ser piloto da Esquadrilha da Fumaça é comumente um incentivador, com inúmeros relatos a respeitos, para o ingresso na Força Aérea Brasileira. Quando o objetivo de ingressar no Esquadrão é atingido, mais uma importante etapa deve ser cumprida: o piloto volta  a ser aluno para realizar o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA) para estar apto a realizar as manobras e acrobacias da Fumaça. Nesta semana, três novos pilotos concluíram esta importante etapa.

A Esquadrilha da Fumaça divide o palco com pilotos de acrobacia aérea vindos de diversas regiões do país na cidade de Tatuí/SP, durante a programação do Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, no dia 20. Ali perto, no domingo (21), a demonstração acontece na cidade de Sorocaba/SP.

Após 30 anos de serviço e 2.363 demonstrações com a aeronave T-27 Tucano, em 2013, a Esquadrilha da Fumaça deu início à implantação da sua nova aeronave: o A-29 Super Tucano. Foram dois anos de estudos e treinamentos, sem agenda para apresentações públicas, o que deixou a muitos ansiosos para a reestreia. No dia 03 de julho de 2015, o Esquadrão se reencontrou com o público, que pedia pelo seu retorno, em uma demonstração na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, durante a cerimônia de entrega de Espadins aos cadetes da turma Jaguar em seu primeiro ano de curso.

Se pegar sol e praia aos finais de semana é um privilégio dos moradores do litoral paulista, a Esquadrilha da Fumaça vai pisar na areia neste final de semana e fazer o público olhar para o céu. No sábado (29), o Esquadrão chega à Base Aérea de Santos (BAST) e, no domingo (30), realiza demonstração aérea na orla de Guarujá.

Serão três dias muito intensos para as cidades vizinhas à Pirassununga/SP, sede da Esquadrilha da Fumaça, com três demonstrações aéreas em três dias seguidos. No sábado (22) na cidade de Ibaté/SP, no dia seguinte (23) em São João da Boa Vista/SP e, na segunda-feira (24), em Rio Claro/SP.

Foram mais de 50 mil pessoas acompanhando de perto as manobras e acrobacias da Esquadrilha da Fumaça no último final de semana, em dois eventos lotados no interior de Minas Gerais.

Fim do conteúdo da página