Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Afrânio, Serra Talhada, Recife e Caruaru (PE) e uma demonstração em Aracaju (SE) completa a passagem da Esquadrilha no Nordeste do País

 O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará cinco demonstrações no Nordeste entre os dias 08 e 17 de março, atendendo às solicitações de municípios de Pernambuco e Sergipe.

A cidade de Afrânio (PE) será a primeira a receber a Esquadrilha da Fumaça. A demonstração acontecerá no dia 08 de março, às 16h, na prefeitura da cidade. No dia seguinte (09), a equipe estará em Serra Talhada (PE), para uma apresentação às 16h, no Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho. Ambas as demonstrações serão em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Ainda em Pernambuco, no domingo (10), às 16h, Recife recebe a Esquadrilha no Marco Zero, para comemorar os 487 anos da capital pernambucana. No sábado (16), às 16h, será a vez da população de Caruaru e região assistir aos sete aviões da Força Aérea Brasileira deixarem os rastros de fumaça em manobras nos céus da cidade. A demonstração acontecerá durante o Caruaru Aero Show, no Aeroporto Oscar Laranjeira.

No dia 17 de março, a Esquadrilha se despede do Nordeste com uma demonstração aérea em Aracaju (SE), na Orla dos Lagos, às 15h30, em comemoração aos 167 anos da cidade.

“É sempre um prazer representar a Força Aérea Brasileira em demonstrações no Nordeste. Recife e Caruaru nos receberam em 2022. Já Aracaju faz seis anos que não recebe a Esquadrilha da Fumaça. Porém, Afrânio e Serra Talhada será a primeira vez que a Esquadrilha se apresentará em ambas as cidades - já fizemos mais de quatro mil demonstrações e isso mostra o tamanho do nosso Brasil”, afirma o Capitão Aviador André Nery Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha que, inclusive, é natural de Aracaju. “Certamente será especial para todos, mas para mim ainda mais. Poder fazer uma demonstração com a Esquadrilha na cidade onde eu nasci, sendo uma representação do nordestino, do sergipano e, especificamente, do aracajuano dentro desta equipe, é algo inexplicável”, complementa o Capitão que estará pela primeira vez com a Esquadrilha em Aracaju, por ter ingressado no Esquadrão em 2021.

AGENDA

  • Afrânio (PE) – 08/03, 16h, na Prefeitura.
  • Serra Talhada (PE) – 09/03, 16h, Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho
  • Recife (PE) – 10/03, 16h, Marco Zero
  • Caruaru (PE) – 15/03, 16h, Aeroporto Oscar Laranjeira
  • Aracaju (SE) – 17/03, 15h30, Orla dos Lagos 

 A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

A Esquadrilha da Fumaça, equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Itirapina (SP), neste sábado – 02/03 -, às 15h30, no Parque Jardim Europa, para realizar a primeira apresentação do ano em alusão aos 89 anos da cidade. No dia seguinte, 03/03, às 10h, será a vez da cidade de Pedreira, também no interior paulista, receber os sete aviões A-29 Super Tucano da Esquadrilha no Morro do Cristo.

A primeira vez em que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Pedreira foi em 2006. Há época, eram utilizadas as aeronaves T-27, que foram substituídos pelos atuais A-29 Super Tucano, implantados em 2013. Ou seja, será a primeira vez que a população de Pedreira poderá acompanhar uma apresentação com os mesmos aviões que fazem a proteção das fronteiras do nosso país.

Já em Itirapina, a última vez em que a equipe esteve na cidade foi em 2019 e, cinco anos depois, retorna para participar das festividades do aniversário do município.

“Será um prazer participar das festividades em comemoração aos 89 anos da cidade de Itirapina, assim como realizar uma demonstração pela primeira vez com os A-29 Super Tucano em Pedreira. Em comparação com as aeronaves anteriores, foram feitas algumas alterações na apresentação e hoje podemos fazer algo mais moderno e arrojado. O Super Tucano é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa de nossas fronteiras contra a entrada de ilícitos e aeronaves não autorizadas, a única diferença é que o nosso está com as cores da bandeira do Brasil e dispensa fumaça pelo escapamento, o que proporciona uma melhor visualização das manobras e, o Super Tucano que faz a defesa do espaço aéreo é camuflado e possui armamento bélico”, afirma o Capitão Aviador Felipe Kawka.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) teve um novo Comandante designado em cerimônia militar presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, na manhã da última segunda-feira (11), na Academia da Força Aérea (AFA). Na ocasião, o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira passou o distintivo de líder do Esquadrão ao Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes.

Anteriormente à cerimônia em solo, houve a passagem de liderança em voo, com os sete aviões A-29 Super Tucano dispensando fumaça com as cores da bandeira do Brasil e o Tenente-Coronel Garcia à frente da formação em voo de dorso passando a liderança ao seu sucessor.

Em seu discurso de despedida, o ex-Comandante elencou três pilares que o ajudaram a percorrer os dois anos à frente do Esquadrão com êxito – fé em Deus, profissionalismo e segurança. Agradeceu a todos os momentos em que passou no Esquadrão e desejou boa sorte ao novo Comandante. “Desejo sucesso a todos, agradeço por ter pertencido à Fumaça nesses últimos dez anos, fiz o meu melhor, tenho a certeza que todos serão muito felizes. Desejo sucesso ao Tenente-Coronel Nunes à frente de todos os “fumaceiros” levando o nome do Brasil e da Fumaça cada vez mais alto. Fumaça...Já!”.

O Tenente-Coronel Garcia teve uma passagem longeva pelo EDA. Integrou a equipe de 2012 a 2018, tendo voado nas posições #5, 6# e #7. Retornou em dezembro de 2019 na Função de Oficial de Operações dividindo a liderança de voo com o então Comandante Tenente-Coronel Marcelo Franklin Rodrigues, recebendo posteriormente o cargo de Comandante em dezembro de 2021.

O Tenente-Coronel Nunes, natural de Belo Horizonte (MG), ingressou na Força Aérea Brasileira em 1999, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. É aspirante de 2004 e foi promovido ao atual posto em 30 de abril deste ano. Teve passagem pela Fumaça por cinco anos – 2016 a 2021 – tendo voado na posição de número #4 e retorna ao EDA como líder de voo e Comandante do Esquadrão.

“É uma satisfação enorme assumir o Comando da Esquadrilha da Fumaça e conto com a nossa Força Aérea Brasileira e com todos os brasileiros para continuarmos elevando a Bandeira do Brasil que temos na cauda do avião. É um prazer estar aqui. Fumaça...Já!”, disse o Tenente-Coronel Nunes, atual Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea.

 

 

  

Demonstração será em alusão ao aniversário da cidade e marca o retorno do Tenente-Coronel Nunes à Esquadrilha

 

A cidade de Cosmópolis, no interior do estado de São Paulo, receberá a Esquadrilha da Fumaça neste domingo (26), às 11h, na Praça do Coreto, em comemoração aos 79 anos do município.

A última vez em que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, esteve na cidade, foi em 1989, com os aviões T-27 Tucano – 34 depois, a Esquadrilha retorna com os A-29 Super Tucano e um perfil mais moderno de demonstração aérea.

Os atuais aviões utilizados para a demonstração aérea são os mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. A diferença é que as aeronaves da Esquadrilha são pintadas com as cores da bandeira do Brasil e dispensam fumaça pelo escapamento direito, e os aviões que fazem a defesa do espaço aéreo são camuflados e carregam armamento bélico.

A apresentação também será a estreia do Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes como líder da Esquadrilha. O piloto que já teve passagem pelo Esquadrão, retornou neste fim de ano para se readaptar ao voo, liderar e assumir o Comando do Esquadrão no dia 11 de dezembro.

“Será um grande prazer poder participar das comemorações de Cosmópolis. Estaremos com as sete aeronaves A-29 Super Tucano realizando a demonstração aérea para todos que estiverem presentes na Praça do Coreto. Teremos mais uma oportunidade de representar a nossa Força Aérea Brasileira e mostrar a capacidade dos aviões produzidos no Brasil, além de ser um privilégio para mim, que retorno ao Esquadrão e farei minha primeira demonstração como líder”, afirma o Tenente-Coronel Nunes.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Instagram, Twitter,Youtube, Facebook e Flickr.

Texto: Tenente JOR Rogério Sousa
Revisão: Capitão Av André Nery Bezerra
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236

 

Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica é uma das atribuições do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Seguindo essa premissa, foram abertas as portas do auditório localizado no hangar do Esquadrão, para que a equipe de facilitadores de CRM – Corporate Resource Management – da GOL Linhas Aéreas pudesse realizar o treinamento voltado à segurança operacional aos militares.

Foram dois dias de treinamento em que foram abordados diversos fatores que podem contribuir para a segurança operacional. De situações básicas do dia a dia como, por exemplo, ter um boa noite de sono, se antecipar com pequenas tarefas do lar que possam gerar um trabalho maior quando acumulado, até total atenção à atividade fim, seja um para o piloto ou qualquer colaborador classificado como ARSO – Atividade de Risco à Segurança Operacional.

O treinamento ministrado pela Academia de Águias da GOL, uma espécie de faculdade corporativa idealizada em 2021 com intuito de disseminar a cultura organizacional da empresa, é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De acordo com Rick Albert Martin, um dos pilotos da GOL, especialista em segurança operacional e um dos ministradores do CRM, “o treinamento já é realizado obrigatoriamente pela companhia há muitos anos, porém, com a criação da Academia de Águias ele foi melhorado para que pudesse ser disseminado da melhor maneira possível aos colaboradores. Toda companhia aérea deve ter o CRM em prática!”, pontua.

Alguns pilotos da Esquadrilha da Fumaça foram convidados a participar do curso na sede da GOL, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foi então que surgiu a oportunidade de oferecer a todos os militares do Esquadrão. “Participei do CRM da GOL e, em conversa com o Comandante do Esquadrão, administramos internamente para viabilizar o treinamento em sede para todos. Qualquer sementinha que pudermos plantar a respeito de segurança operacional a todos os nossos militares, é de grande valia. Mitigar fatores que possam trazer risco à nossa atividade é um bem intangível”, avalia o Capitão Aviador Vitor Kawka.

De maneira leve, com exemplos simples, aulas teóricas e dinâmicas em grupo, todos são levados a raciocinar sobre questões que possam levar ao melhor desempenho sem colocar em risco a atividade fim da companhia, que é operar cerca de 700 voos por dia. Neste caso, adaptando essa dinâmica para fazer o militar associar esses conceitos à rotina da Esquadrilha da Fumaça.

Para Amanda Araújo, que está há 17 anos na companhia e atua como instrutora do treinamento, o CRM não serve apenas para a empresa, mas também para a vida pessoal. “Fortalecer a cultura de segurança não só para as operações de voo, mas também para o dia a dia de todos que participam do treinamento”.

Ao todo são trabalhados 16 conceitos relacionados ao fator humano que podem ser aplicados na aviação, mas também na vida particular. Entre todos os conceitos não é possível elencar o mais importante, mas a comunicação é um dos principais pilares falados durante o treinamento. Um ruído na comunicação pode causar sérios problemas, inclusive de relacionamento interpessoal. Ao longo do treinamento foram citados vários exemplos e reflexões foram feitas em cima de cada situação para que pudessem ser explanadas nas diversas formas. O uso das plataformas digitais, por exemplo, como em mensagens de texto que podem chegar com uma conotação errada e isso gerar um mal-entendido entre as partes. Também são trabalhados os monitoramentos de conflitos, ameaças que podem surgir de fatores externos, erros, violações e processos que levam à tomada de decisão.

“A gente costuma dizer que é imensurável quantas vidas o CRM já salvou. A cada operação que dá certo, que o voo sai e retorna com segurança, significa que o CRM foi bem aplicado. A gente consegue mensurar de outra forma: 85% dos acidentes tem o fator humano como agente principal. Hoje, a GOL tem em torno de 700 operações diárias e isso tudo acontece com segurança porque tem reflexo do CRM”, afirma Martin.

Texto: Tenente JOR Rogério Sousa
Foto: Sargento André Rodrigues
Revisão: Capitão Av Ícaro BontempoFurtado
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236

Fim do conteúdo da página