Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Abrindo a agenda de maio, a Esquadrilha da Fumaça realiza duas demonstrações neste final de semana, no Estado do Paraná. No dia 4, o Esquadrão apresenta em Toledo e, no domingo, dia 5, na cidade de Braganey. Além dessas demonstrações, o Esquadrão marca presença na cidade de Brotas, no interior de São Paulo, no dia 3, sexta-feira.

O piloto da Força Aérea Brasileira, quando ingressa na Esquadrilha da Fumaça, permanece no time por cinco anos e, com a sua saída ao final deste período, abre-se a vaga para outros pilotos. Dos candidatos, além dos requisitos de experiência de voo, avaliam-se aspectos pessoais imprescindíveis para a equipe. Para tal, o Esquadrão conta com o Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) para avaliar o perfil psicológico de cada um.

“A Esquadrilha da Fumaça despertou em mim o sonho de ser piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) quando, ainda criança, assisti a uma demonstração com os Tucanos. Somente agora, ao final do curso, me dei conta de que liderarei a Esquadrilha que me motivou a ingressar na FAB, assim como tem motivado vários jovens a trilharem o mesmo caminho.” Com essas palavras, o Tenente-Coronel Marcelo Franklin Rodrigues encerrou, no último dia 24 de abril, o seu curso de líder de voo da Fumaça, o piloto da posição #1, e passa a compartilhá-la com o comandante Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva.

O mês de abril está terminando e, com ele, a agenda do mês que se encerra neste final de semana. Ao longo dessas últimas semanas, a Esquadrilha da Fumaça realizou sete demonstrações em dois Estados brasileiros e no Distrito Federal. Agora, nos dias 27 e 28, realiza mais duas, nas cidades de Jaú e Marília, respectivamente, ambas no interior de São Paulo.

A partir das 16h do sábado, dia 27, os jauenses poderão acompanhar a demonstração da Fumaça da Rua Saúl Galvão de Barros França, local próximo a ExpoJaú. Serão aproximadamente 35 minutos de apresentação em comemoração aos 92 anos de um feito heróico: em 1927, o jauense Comandante João Ribeiro de Barros realizou a primeira travessia aérea do mundo sobre o Atlântico Sul, a bordo da aeronave Jahu. “Estamos muito felizes, pois conseguimos uma data relacionada à comemoração da Semana João Ribeiro de Barros”, afirma a Secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.

Já no domingo, dia 28, será a vez de Marília receber o Esquadrão na sua primeira edição da Marília Aerofest. A demonstração terá início às 16h e, de acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, o evento terá início às 13h, com diversas atrações.

Em ambas as cidades, os participantes poderão realizar a doação de livros para a Campanha Doe um Livro, ação apoiada pela Esquadrilha da Fumaça pelo segundo ano consecutivo.

Assim, a Esquadrilha da Fumaça encerrará o mês com nove demonstrações realizadas. A agenda do mês de maio está disponível no site e conta com a primeira apresentação no dia 03, em Brotas/SP. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

  • Serviço
  • Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
  • Tenente Marcus Lemos
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (19)3565-7236

Os brasilienses terão uma surpresa no 59º aniversário da capital federal: no domingo, dia 21 de abril, o público poderá ver de perto a Esquadrilha da Fumaça em ação, na Praça dos Três Poderes, como parte das festividades da cidade.

Mais um fim de semana na estrada. A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça contemplou, nos dias 13 e 14 de abril, dois estados brasileiros: Paraná e São Paulo. O sábado foi dia de céu azul em Londrina/PR. A cidade abriga a ExpoLondrina, uma das maiores feiras agroindustriais do país. Atração principal do último dia do evento, a Esquadrilha da Fumaça encantou novos e velhos expectadores. Rafael Santos trouxe seu filho Gabriel para ver os sete aviões pela primeira vez. "Pra mim foi uma surpresa enorme, nunca tinha visto as manobras com esse novo avião e, além disso, é a primeira oportunidade que eu posso trazer meu filho", diz Rafael. De fato, a última apresentação da Esquadrilha na cidade foi em 2012 e sete anos atrás o pequeno Gabriel ainda não tinha nascido. "É muito legal quando o avião dá pirueta", afirma Gabriel imitando o som do A-29 Super Tucano.

Fim do conteúdo da página