Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça demonstra em Guarujá (SP) nesta sexta-feira, dia 30, em comemoração ao aniversário de 83 anos de emancipação político-administrativa da cidade. O público poderá conferir as acrobacias a partir das 11h na Praça dos Expedicionários, ao lado da Secretaria de Turismo, localizada no Calçadão das Pitangueiras.

No início do mês de junho, a equipe da Esquadrilha da Fumaça começou suas missões precursoras relacionadas à pré-agenda de julho e início de agosto. As missões visam confirmar a realização das demonstrações aéreas previstas na pré-agenda. O piloto se desloca até o local da exibição prevista e verifica se as condições necessárias para a realização da demonstração na cidade podem ser atendidas, como, por exemplo, a escolha do local ideal para a apresentação, o apoio de Bombeiros, policiamento, de ambulância e outros detalhes.

A pré-agenda contempla quatro cidades da região Norte e oito municípios do Centro-oeste do país. O circuito Norte-Centro-oeste também engloba a participação da Esquadrilha da Fumaça na VIII Feira Aeronáutica Internacional – “F-AIR Colombia 2017”, entre os dias 13 e 16 de julho.

A F-AIR Colombia, organizada pela Força Aérea Colombiana e pela Aeronáutica Civil de Colômbia, é o encontro mais importante do país e um dos mais relevantes da América Latina relacionados à atividade aeronáutica, onde reúne empresários do setor civil e militar, fabricantes de aeronaves e equipes de aviação, produtores de sistemas aviônicos e expositores do setor.

Verifique a pré-agenda da Fumaça:  

08/07 – Porto Velho (RO)

09/07 – Eirunepé (AM)

13/07 – Rio Negro – Colômbia

14/07 – Rio Negro – Colômbia

15/07 – Rio Negro – Colômbia

16/07 – Rio Negro – Colômbia

20/07 – Manaus (AM)

21/07 – Manicoré (AM)

22/07 – Sinop (MT)

23/07 – Cuiabá (MT)

26/07 – Barra do Garças (MT)

28/07 – Rondonópolis (MT)

29/07 – Coxim (MS)

30/07 – Campo Grande (MS)

01/08 – Bonito (MS)

03/08 - Jardim (MS)

Matéria: Tenente Cocate
Revisão: Capitão Glauber
Fotos: Sargento Ribeiro e Sargento Batista

O dia já estava animado quando as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça chegaram no Aerofest em Araras na manhã deste sábado, dia 24 de junho. O evento apresentou várias opções de diversão e conhecimento, como esquadrilhas civis de acrobacias, paraquedismo, balonismo, carretas do SENAI sobre profissões relacionadas à aviação e apresentações de motociclistas.

Buscando incentivar jovens a seguir a carreira militar na Força Aérea Brasileira, dois militares que trabalharam na Academia da Força Aérea (AFA), o Coronel Aviador Raul Moreira Neto e o Coronel Aviador Carlos Alberto dos Santos, ambos já na reserva, resolveram criar a organização "Iniciativa Horizonte", em Pirassununga (SP), em outubro de 2016. Atualmente, a Associação Esquadrilha da Fumaça está convertendo toda a arrecadação com as vendas das bebidas relacionadas à comemoração dos 65 anos da Fumaça para o apoio aos trabalhos da organização. 

Pilotos, acrobacias aéreas e muito rock. É o que está garantido no Aerorock 2017 que irá acontecer em Pará de Minas (MG) neste final de semana. A Esquadrilha da Fumaça não poderia ficar de fora deste importante evento aéreo. A demonstração, com entrada gratuita, está marcada para domingo, dia 25 de junho, às 16h, no aeroporto da cidade.

A Esquadrilha da Fumaça irá participar do “Aerofest Araras 2017”, evento de aviação que irá reunir diversos pilotos de acrobacia do Brasil. Os portões do evento serão abertos, gratuitamente, no sábado, dia 24 de junho, às 15h30, e a exibição da Fumaça começará às 16h30 no Aeroporto Municipal Armando Américo Fachini, localizado na Avenida João Rossi, no bairro Jardim São Pedro.

Fim do conteúdo da página