Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Clique sobre as aeronaves para navegar

A 29

T27

T25

T24

T6

História

O Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia Brasileira em proveito do projeto SIPAM/SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.

Em 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação da aeronave A-29, um modelo caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país atualmente, em substituição a uma aeronave usada, ainda nos dias de hoje, para instruir futuros aviadores do Brasil. Desde 2005, a Força Aérea Brasileira utiliza o Super Tucano com a finalidade de formar novos pilotos de combate, além de prepará-los para missões de ataque e de interceptação de aeronaves. Além do Brasil, o modelo possui outros países operadores – Afeganistão, Angola, Burkina Fasso, Chile, Colômbia, Equador, Indonésia, Líbano, Mali, Mauritânia e República Dominicana – o que confirma ser um marco para a Esquadrilha da Fumaça, pois incrementa sua missão de voar em um modelo ainda em produção pela Embraer e com um amplo mercado a ser explorado.

As cores da Bandeira Nacional continuam a compor a pintura da nova aeronave, que ganha tonalidades mais fortes e marcantes para facilitar a visualização das manobras por parte do público. Entre as novidades, destaca-se a nova localização da numeração que representa a posição da aeronave nos voos em formação. Diferente do Tucano T-27, o número fica na lateral da fuselagem. Outra inovação é o desenho da Bandeira Nacional na cauda do avião, feito de forma a passar uma impressão de que tremula com o vento.

Em 2015, a instituição concluiu o processo de implantação dessa aeronave na Fumaça e retomou sua agenda de demonstrações aéreas. 

Informações Técnicas

● Fabricante: Embraer - Brasil

● Emprego: Treinamento e Ataque Leve

● Características: Monoplano, asa baixa, monomotor turboélice, monoplace e biplace em tandem

● Motor: Pratt & Whitney PT6A-68C  de 1.600 SHP

● Limite de carga G: +7 a -3,5

● Envergadura: 11,14 m

● Comprimento: 11,30 m

● Altura: 3,97 m

● Peso vazio: 3.200 kg

● Peso máximo de decolagem: 5.400 kg

● Velocidade máxima nivelada: 590 km/h

● Velocidade de cruzeiro: 520 km/h

● Autonomia: 3 h 20 min (tanques internos)

● Teto: 10.665 m

● Alcance: 1.455 km

 Ilustração: Rudnei Cunha

Fim do conteúdo da página