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Ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, de 4 a 7 de abril, a mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina. A LAAD Defence & Security reuniu fornecedores e fabricantes do que há de mais novo no que tange à tecnologia voltada para as Forças Armadas e de Segurança. Além de equipamentos, embarcações e aeronaves, a feira contou com a presença de grandes organizações internacionais.

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O público-alvo do evento, que somou mais de 80 países, foi composto por Delegações Oficiais, Oficiais-Generais, Autoridades Policiais e das Forças Armadas, Embaixadores, Executivos da indústria de Defesa e Segurança, membros das Forças Especiais e, dentre outros visitantes, a Imprensa especializada.

Uma equipe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) pôde acompanhar a exibição e conhecer não só os produtos de cunho bélico, mas sistemas e projetos estratégicos nacionais e estrangeiros. Uma das atrações que mais chamaram a atenção de quem passou pela feira foi o Gripen NG, novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB).

O estande da FAB apresentou suas diversas potencialidades, em especial a nova ferramenta utilizada na atividade de Controle de Tráfego Aéreo (ATC), o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), desenvolvido pela Atech do grupo EMBRAER. O SAGITARIO já está em pleno funcionamento e, em substituição ao sistema X-4000, permite que o Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO) atue de maneira objetiva e com mais segurança na tomada de decisão.

“Ter acesso a uma exposição como esta é uma oportunidade única, muitos assuntos são restritos aos profissionais da área. Conhecer as inovações é de suma importância para nós do CGNA, pois o tráfego aéreo tende a acompanhar o avanço tecnológico no tocante à aviação”, ratificou a Segundo-Tenente Carolina Marques Portilho, Adjunto à Chefia da Seção de Estatística do Centro.

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S BFT Batista

Com o objetivo de facilitar a adaptação do indivíduo, diante da sua nova realidade profissional e biopsicossocial, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) participou da 2ª edição do Programa Integrar e recebeu, no dia 30 de março, os Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) egressos de outras Organizações Militares. A transferência desses Especialistas para o Rio de Janeiro ocorreu no primeiro semestre deste ano.    

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O programa incluiu atividades de dinâmicas de trabalho em grupo, palestras, orientações sobre os diversos setores, além de visitas às unidades operacionais com as quais esses profissionais terão de interagir no exercício de suas atividades. Nesta edição os operadores tiveram instruções sobre Segurança do Trabalho, Ética Institucional, Assistência Social, Apoio à Saúde e Educação Financeira.

No CGNA, os militares, acompanhados pelo Chefe da Seção de Pós-Operação da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFMU), Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva e pela Assistente Social Miriam Leila Macedo de Souza Marraschi, membro da Seção de Serviço Social do DECEA, visitaram não só as dependências administrativas, mas também o Salão Operacional, no qual puderam conhecer de perto as atividades ligadas ao gerenciamento de tráfego aéreo.

 “Conhecer o contexto operacional do CGNA é de suma importância para o ATCO do DTCEA-GL, pois, como uma via de mão dupla, as ações tomadas neste órgão de controle podem impactar no gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, assim como as decisões emanadas pelo Centro produzem medidas a serem seguidas pelo Controlador”, afirma a Instrutora do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), Segundo-Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Carolina de Lima Faleh. 

Para melhor entendimento acerca do programa e da iniciativa do DECEA, o conteúdo pode ser acessado pelaIntraer, por meio do link  http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4286 

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S QSS SIN Roberta

 

No dia 22 de fevereiro, nas dependências do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), foi iniciado o treinamento acerca do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), tendo como público-alvo os membros da Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA).

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O SIGMA apresenta uma série de ferramentas no tocante ao preenchimento dos planos de voo e ao gerenciamento destes pelos setores responsáveis. O detalhamento das informações permite que, por meio de uma maneira inovadora de preenchimento desses planos, os erros sejam minimizados significativamente. A finalidade é impedir que qualquer tipo de incompatibilidade afete a realização de um voo.

A instrução, supervisionada pelo Chefe da CPVA, Segundo-Tenente Especialista em Informações Aeronáuticas Sergio Roberto Oliveira Fonseca, objetivou o aprimoramento do nível de conhecimento dos membros do setor, em prol do suporte eficiente às Salas AIS e Centrais AIS.

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De acordo com o planejamento prévio, o treinamento será contínuo, como forma de capacitação permanente. “As instruções teóricas, juntamente com a prática do dia-a-dia, servirão para manter o nível de consciência situacional da equipe elevado”, afirma o Tenente Fonseca.

Inicialmente, foram demonstrados os módulos e componentes do sistema bem como suas relações com as designações dos perfis. A próxima instrução abarcará uma dinâmica envolvendo a utilização desses componentes e uma menção sobre as validações sintáticas e semânticas que serão realizadas junto aos planos de voo.

“O suporte deve ser garantido, sobretudo, aos Gerentes de Fluxo e aos Gerentes Regionais que exercem suas atividades no Salão Operacional do CGNA”, ratifica o Primeiro-Sargento especialista em Informações Aeronáuticas Jader Pinheiro de Oliveira, membro da Divisão Operacional do Centro.

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: Sd SSG Galino

A secretária-geral da International Civil Aviation Organization (ICAO), Fang Liu, esteve no Brasil em visita inédita. Duas organizações militares subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foram contemplados: o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília, e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro.

Acompanhada por Franklin Hoyer, diretor regional da OACI para a América do Sul, na segunda-feira, 27 de março, Fang Liu esteve no CINDACTA 1, atualmente comandado pelo Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira.

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Durante a visita, a secretária-geral da ICAO foi acompanhada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA.

Na oportunidade, o Brigadeiro Gustavo abordou assuntos relacionados ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e especificamente detalhou as atividades do CINDACTA I.
Fang Liu conheceu o Centro de Controle de Área (ACC-BS), o Controle de Aproximação (APP-BR) e o Primeiro Centro de Operações Militares (COpM1) de Brasília.
 
“O Brasil possui um sistema de navegação e vigilância únicos e que funcionam muito bem”, disse a secretária-geral durante a visita, reforçando a referência do SISCEAB para o mundo, diante do que viu no CINDACTA I, unidade que concentra o maior volume de tráfego aéreo do Brasil.
 
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Segundo dados, o CINDACTA I gerencia 2.500 planos de voo simultâneos e seus controladores de tráfego aéreo monitoram até 750 pistas radar ao mesmo tempo. 

Para o Tenente-Brigadeiro Aquino, a mensagem da secretária da ICAO foi muito clara, de que o Brasil está construindo uma integração global nos serviços de navegação aérea e é um país que  tem a liderança nesse processo dentro da América do Sul. “É muito importante nós nos alinharmos dentro desse modelo que está sendo construído. Tenho certeza de que o Brasil, juntamente com todos os países vizinhos, conseguirá construir uma atividade de navegação aérea muito mais forte e muito mais segura”, avalia o diretor-geral do DECEA.

Ao final da visita em Brasília, Fang Liu disse estar impressionada com o peculiar sistema de serviço de navegação aérea do Brasil não só para a operação da aviação civil e militar, mas também pela estreita coordenação e operação conduzida pelo CINDACTA I. “Parabéns pelo bom trabalho realizado em prol da operação segura e do desenvolvimento da aviação civil nacional e internacional. A ICAO anseia pelo fortalecimento da cooperação com o CINDACTA I no campo da navegação aérea” – declarou a secretária-geral da ICAO.

Fang Liu também foi destaque no seminário “Woman in Aviation” – que promoveu discussões a respeito do incentivo à participação das mulheres na aviação na América Latina e reconhecer as pioneiras que trouxeram contribuições históricas para o setor.

Em sua agenda, no dia 29 de março, quarta-feira, participou da abertura do IBAS – International Brazil Air Show, que está sendo realizado no Rio de Janeiro desde o dia 29 de março – com término em 2 de abril, no aeroporto internacional Tom Jobim. 

Na sexta-feira, 31 de março, no programa de visitas de Fang Liu constou da ida ao CGNA, quando foi recebida pelo chefe da Unidade, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, sendo acompanhada pelo diretor-geral e o chefe do SDOP do DECEA. 

O Tenente Joaquim Tavares Lobo Junior, especialista em controle do tráfego aéreo, apresentou a missão e o trabalho realizado pelo CGNA e, no salão operacional, apresentou as as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil e a garantia da segurança operacional, explicando como são realizadas as coordenações do tráfego aéreo com outros países.

Dentre outras informações, Fang Liu tomou conhecimento do sucesso da atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil desde 2012 até 2016 (Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos).

Outro destaque dado à visita foi a relação do CGNA (órgão provedor) com as empresas aéreas (usuários do espaço aéreo), através do processo de decisão colaborativa, quando Fang Liu demonstrou bastante interesse pelo assunto e surpresa com a desenvoltura operacional do CGNA.

A OACI é responsável pela promoção do desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil mundial, por meio do estabelecimento de normas e regulamentos necessários para a segurança, eficiência e regularidades aéreas, bem como para a proteção ambiental da aviação. Com sede em Montreal (Canadá), a ICAO é a principal organização governamental de aviação civil, sendo formada por 191 Estados-contratantes, incluindo o Brasil, e representantes da indústria e de profissionais da aviação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do DECEA

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) iniciou, nesta quarta-feira, um ciclo de palestras sobre as Telecomunicações Aeronáuticas e contou com a participação do Gerente de Empreendimento do Programa SIRIUS (PFF010), Coronel Especialista em Comunicações Francisco Almeida da Silva, como palestrante. No sentido de aprimorar o nível de conhecimento dos membros da unidade, a instrução objetivou a elevação da capacitação e da consciência situacional. O evento ocorreu no auditório do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

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O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) assinaram, nesta terça-feira (28/03), um anexo ao memorando de cooperação técnica.

O diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino – acompanhado do chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento e demais oficiais  – recebeu, em sua organização no Rio de Janeiro, a vice-administradora da FAA, Victoria Wassmer, para a assinatura do documento.

 

Estiveram presentes também o gerente da Divisão Flight Standards, Robert Ruiz; o diretor Executivo de Assuntos Internacionais, Carey Fagan; o diretor de Assuntos do Hemisfério Sul, Christopher Barks; a diretora de Sistemas NextGen, Michele Merkle; o especialista da FAA no Brasil, João Silva; o representante da FAA no Brasil, Paul Friedman.

O Anexo 1 ao Memorando de Cooperação (MoC) NAT-I-4016, assinado em 2015, estabelece os termos e as condições de cooperação entre o DECEA e a FAA a fim de realizar pesquisas e análises de dados coletados dos distúrbios ionosféricos, que ocorrem sobre o território brasileiro e seu efeito no desempenho dos Sistemas de Aumentação Baseado em Solo, o GBAS, do inglês “Ground-Based Augmentation System”.

A FAA disponibilizará uma equipe de especialistas com experiência em navegação por satélite, coleta e análise de dados ionosféricos, teste, avaliação e validação de dados para realizar viagens ao Brasil entre 2017 e 2021.

Entre as ações, estão as de verificação e manutenção do monitor de performance baseado em solo da FAA, além da reposição de componentes em caso de eventual falha, discussão e revisão do modelo de risco ionosférico, análises do sistema Honeywell SLS-4000 instalado e  testes em voo.

A vice-administradora da FAA destacou o contínuo interesse em avançar na modernização de um sistema de controle de tráfego aéreo harmonizado e avaliou a parceria FAA e DECEA: “Esse acordo vai facilitar um estudo conjunto entre Brasil e os Estados Unidos na implementação do GBAS em latitudes do Hemisfério Sul”.

Para o Tenente-Brigadeiro Aquino, esse acordo de cooperação entre o DECEA e a FAA é muito importante para realizar estudos, aprofundar as análises e buscar soluções para identificar possibilidades que permitam a utilização do GBAS no Brasil.

GBAS – É um sistema de aproximação e pouso de precisão, projetado para atender as categorias I, II e III, que propicia correção de sinais do Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS), atendendo aos usuários de forma similar ao Sistema de Pouso por Instrumentos Convencionais, o ILS, mas com a vantagem de possuir custo menor de implantação e manutenção.

A delegação da FAA também visitou as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA, quando o Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, chefe da Unidade, explicou a importância de cada um dos setores para assegurar o balanceamento entre a capacidade de atendimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a demanda dos movimentos aéreos do País.

O chefe da Subseção de Capacidade de Setor Aéreo da Unidade de Gerenciamento do Espaço Aéreo (ASMU) do CGNA, Tenente Joaquim Tavares Lobo Júnior, apresentou o funcionamento do Salão Operacional, onde são monitorados todos os movimentos aéreos do País 24 horas por dia, mantendo ininterruptamente a prestação do serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

Foi realizada no dia 26 de janeiro, no âmbito do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), uma força-tarefa envolvendo todo o efetivo, juntamente com o novo Chefe, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito. As atividades foram baseadas nos conceitos do Programa 5S de Qualidade, filosofia japonesa de trabalho que objetiva superar hábitos desnecessários em uma instituição. 

 

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