Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Heráldica
Início do conteúdo da página

EMBLEMA

Escudo francês, com o chefe em blau (azul-ultramar), carregando à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e a partir deste, a sigla “CGNA”, em prata (branco), do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea.

Campo em blau (azul-ultramar), representando o espaço cósmico, carregando, ao flanco destro superior, quatro estrelas, destacando sua subordinação ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Sobre o Campo, o globo terrestre degradê em blau (azul-celúrio e azul-ultramar) iluminado com a luz solar, com as Américas ao centro e com pequenas extensões territoriais do Continente Africano e Asiático nas suas extremidades, todos em sinopla (verde-claro).

Sobre o território brasileiro e o Oceano Atlântico, projeta-se um contorno em prata (branco), limitando as FIR Amazônica, Recife, Brasília, Curitiba e Atlântico, representando a área de responsabilidade do Brasil, bem como toda a infra-estrutura nela instalada.

Um ponto em prata (branco), sobre o território brasileiro, marca a localização do CGNA na Cidade do Rio de Janeiro.

Circulando o globo terrestre, surgem dois traçados de vôo, em prata (branco), representando a missão da Unidade no seu aspecto de gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.

Sobre o traçado em prata (branco), deslocam-se duas aeronaves estilizadas em prata (branco), representando a Aviação Geral.

 

ESTANDARTE

Estandarte terçado em faixas, com o primeiro terço superior em blau (azul-cerúleo), esmalte que simboliza o céu e o espaço aéreo no qual se desenvolve a missão do CGNA caracterizada pelo gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e das atividades relacionadas com a navegação aérea.

O segundo terço aparece em prata (branco), carregando ao centro, o emblema da Unidade nos seus esmaltes. O terceiro terço distingui-se em sinopla (verde-escuro), representando a porção geográfica da América do Sul limitada pelas FIR Amazônica, Recife, Brasília e Curitiba.

Contorna o estandarte, em seus três bordos livres, franjas em jalne (amarelo), evidenciando o nível de Comando da Organização: Oficial-Superior.

Fim do conteúdo da página