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Vinte e cinco aspirantes a oficiais (QOCON), de diversas especialidades e uma sargento, visitaram no dia 14 de novembro, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea a fim de conhecerem o Sistema de Gerenciamento de Fluxo do Tráfego Aéreo.

      

Foram apresentados os diversos setores da Divisão Operacional, o funcionamento do Salão Operacional, o modelo do Processo de Tomada de Decisão Colaborativa e os grandes avanços conquistados durante a realização dos últimos grandes eventos realizados no Brasil. 

A visita, gerenciada pelo Serviço Social, que pertence ao Gabinete do DECEA, do SDAD, foi conduzida pelo Tenente Felix e faz parte do Programa Integrar do DECEA, que há mais de 5 anos promove a inserção dos novos militares que irão reforçar a seleta equipe do SISCEAB.

 

Texto: Asp Of JOR Erika 
Fotos: S2 Jonathan e Valéria Reis
Formatação: CV Valéria Reis 

A Delegação Árabe do Comitê Conjunto Brasil-Emirados Árabes Unidos que visitou o CGNA, no dia 13 de novembro, ficou impressionada com a tecnologia adotada no CGNA, sobretudo, a relacionada ao Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil.

De acordo com o tenente Lobo Jr., que explanou sobre o sistema operacional do CGNA, a comitiva ficou impressionada com a tecnologia empregada e levantou questões sobre o ATFM. “Para eles foi uma novidade a tecnologia que mantem a segurança e a otimização do espaço aéreo brasileiro”, reforçou.

A visita foi realizada para atender uma solicitação do Ministério da Defesa em apoio ao Comitê Conjunto Brasil-Emirados Árabes Unidos de Cooperação em Defesa, criado para integrar exercícios operacionais conjuntos.

Chefiada pelo Tenente Coronel Jasem Mohammed Abdulrahman, a delegação era composta por quatro militares, dois especialistas em Controle de Tráfego Aéreo, um meteorologista e um operador de Sistemas e Navegação Aérea.

Durante a visita outras questões surgiram relacionadas à capacidade de setor ATC, impactos da meteorologia no ATFCM, medidas de balanceamento de capacidade e demanda e o SIGMA, software ATFCM usado pelo CGNA.

Acompanharam a delegação o Coronel Av. Antonio Augusto Rosa Salles, o secretário Executivo da CERNAI, o Coronel Av. R1 Luiz Roberto Barbosa Medeiros, chefe da Divisão de Planejamento e Controle da CERNAI, ambos do DECEA, e o major Andrei do CGNA.

 

 

 

Comunicação Social do CGNA
Reportagem: Asp Of JOR Erika 
Foto: Fabio Maciel (ASCOM DECEA)
Formatação: CV Valéria Reis

Apesar de todo o CGNA ser de interesse da Força Aérea nos países da América Latina, a Comitiva Uruguaia que visitou a Sala Master, ontem (04/11), se interessou pelas melhores práticas do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e o TATIC FLOW (Fluxo de tráfego aéreo em tempo real).

A visita da comitiva faz parte do Acordo de Cooperação Técnica Brasil-Uruguai (SIGAD 71140) e foi guiada pelo oficial, tenente André Rocha, que perpassou por toda a área de gestão do CGNA, com foco na Subdivisão de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), no qual se inserem os sistemas SIGMA e o TATIC FLOW, que possuem células de monitoramento complexas e favorecem a centralização de todos os planos de voo.

   

O processo de transporte aéreo de órgãos humanos transplantados também esteve em destaque pela comitiva que pretende implantá-lo em seu País. Outras observações foram feitas pelos visitantes que se surpreenderam durante a apresentação das seções que compõem o ATFM: Análise Estratégica (OFAE); Análise Pré-Tática (OFPT); Centro de Operações Táticas e de Tomada de Decisões Colaborativas (COT- CDM) e de Análise Pós-Operações (OFPO).

A comitiva uruguaia foi composta pelos devidos oficiais: Brig. Gral. (Av) Rodolfo Pereyra, Cel (Nav) Gabriel Falco, Cel (CyE) Marcos Vignolo e Cap (Nav) Gonzalo Lima que tiveram o acompanhamento do Major Pedro e do Coronel Salles. “Nessa visita vislumbramos como o sistema integrado harmoniza a demanda e a capacidade do tráfego aéreo e a sua importância para o desenvolvimento eficaz do nosso trabalho”, reitera Rocha.

  

Texto: Asp Of JOR Erika 
Foto: S2 Jonathan 
Formatação: CV Valéria Reis 

 

Devido à 11ª REUNIÃO DA CÚPULA DO BRICS, a ser realizada no Distrito Federal, áreas restritas e área proibida foram ativadas na FIR-BS. Com isso, as aeronaves devem atentar para as informações constantes nos NOTAM das ÁREAS DE EXCLUSÃO.

Pesquisa de NOTAM das ÁREAS DE EXCLUSÃO

Resultado é fruto de planejamento, treinamento e coordenação entre os órgãos envolvidos.

No período dos jogos da Copa América 2019 - de 10 de junho a 8 de julho – os aeroportos brasileiros tiveram, em média, 3.300 voos diários (aviação comercial).

      

Durante o evento esportivo, os oito aeroportos das cinco cidades-sede (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre) registraram cerca de 209 movimentos aéreos por dia, envolvendo as aeronaves de chefes de Estado, autoridades, delegações de atletas e comissões de arbitragem, alcançando 100% de pontualidade, sem registros de atrasos.

   

O dia de maior movimento aéreo foi 8 de julho, um dia após o encerramento da Copa América. Os aeroportos do Santos Dumont, do Galeão e de Jacarepaguá tiveram 878 movimentos aéreos. O pico de tráfego aéreo foi registrado entre 6 e 12 horas da manhã. Esse aumento foi decorrente do regresso de chefes de Estado, delegações e turistas aos seus países de origem.

Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) responsável por gerenciar o fluxo de movimentos aéreos do País.

   

Para o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o resultado é fruto de planejamento, treinamento e coordenação entre os órgãos envolvidos. “O trabalho colaborativo realizado entre as áreas de controle de tráfego aéreo, infraestrutura aeroportuária e empresas aéreas contribuíram para os índices positivos”, avaliou o oficial-general.

A Sala Master de Comando e Controle, ativada no CGNA, foi responsável pela disponibilidade da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, fiscalização da vigilância sanitária e agropecuária, controle da receita federal e da polícia federal, inspeção da aviação civil e acompanhamento do comitê organizador local.

Os telões exibiram, em tempo real, informações sobre a situação do pátio dos aeroportos das cidades-sede, bem como visualizações dos radares com as respectivas informações de voo e o posicionamento de aeronaves no espaço aéreo dessas regiões.

A Sala Master, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e TATIC FLOW, softwares que auxiliam no processo de gerenciamento de fluxo, monitorou todo fluxo aéreo junto as cidades-sede.

O Portal Operacional do CGNA tornou possível o acesso dos operadores nacionais e estrangeiros às normas, contingências, capacidades de pistas e setores de controle de tráfego aéreo, além de informações aeronáuticas e condições meteorológicas. “Foi produzido um conteúdo informativo específico para orientar a operação da aviação geral durante o evento com coordenação permanente com a Salão Operacional do CGNA e os órgãos de controle de tráfego aéreo”, relatou o Coordenador Adjunto da Sala Master, Major Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos.

Segundo o Chefe do CGNA e Coordenador da Sala Master, Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, todas as informações foram compartilhadas sobre as chegadas, os deslocamentos e as partidas de autoridades e delegações. "Cumprimos a missão da Força Aérea Brasileira, que era de manter a fluidez, a segurança e a eficiência no uso do espaço aéreo, sem impactos para os usuários do tráfego aéreo”, pontuou o Coronel Sidnei.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Luiz Eduardo Perez e Fábio Maciel

Em cumprimento a MCA 909-1, que trata do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea em consonância com as diretrizes de Comando tem realizado debates e apresentações interativas ao efetivo com o objetivo de enriquecer os valores de cidadania, moral e ética. Valores estes, que estão presentes na vida pessoal e profissional do militar, e que carregarão por toda a vida.

São objetivos do PFV:

a) padronizar os valores morais a serem cultivados na carreira militar, visando nortear o desenvolvimento do fortalecimento ético, moral, cívico e social, no âmbito do Comando da Aeronáutica;

b) disseminar os conceitos e promover debates sobre a importância dos preceitos da ética profissional, dos valores e deveres militares por parte do efetivo das Organizações de Ensino subordinadas ao DEPENS;

c) despertar o interesse e a participação de todos aqueles que são ligados, direta ou indiretamente, à formação dos alunos nos assuntos e valores que se relacionem com a vida militar;

d) sensibilizar todos os envolvidos da importância e da necessidade de manter a coesão irrestrita em torno dos mesmos valores, o que é fundamental para formar uma tropa forte, motivada e altamente capaz;

e) possibilitar um enriquecimento moral e ético de todos os envolvidos com as atividades previstas neste programa; e

f) fornecer uma bagagem de conhecimentos que capacite os oficiais e praças a difundir estes valores, orientando, motivando e unindo seus pares e subordinados.

Para o evento, foram elaborados NOTAM contendo procedimentos visando atender ao aumento da demanda nos aeroportos das cidades onde ocorrerão as partidas de futebol, no período de 14 de junho de 2019 a 07 de julho de 2019.
Tais procedimentos encontram-se disponíveis no link EVENTOS ESPECIAIS, no PORTAL OPERACIONAL do CGNA.

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