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Na última sexta–feira (18/5), no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), por meio da Seção de Doutrina Operacional, ocorreu o encerramento do ciclo de capacitação técnico-operacional em Gerência Regional de Fluxo (CGN001), direcionado aos Militares Controladores de Tráfego Aéreo que atuam nas escalas Operacionais do CGNA e nas Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC). 

É competência do Gerente Regional analisar, efetivar e acompanhar a aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (medidas ATFM táticas), com o objetivo de manter a demanda de tráfego compatível com a capacidade.

 

O treinamento foi dividido em duas etapas sendo a primeira, Ensino à Distância (EaD) e a segunda, presencial. Desta forma, os participantes puderam acompanhar in loco os procedimentos das operações inerentes ao gerenciamento de fluxo. O curso contou com a participação de 19 alunos oriundos do Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de São Paulo - DTCEA-SP, DTCEA-CF, DTCEA-GL, Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II, Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA e do CGNA.

Segundo o coordenador da instrução Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Alexandre Rodrigues de Brito, fizeram parte do cronograma disciplinar a Estrutura Organizacional do CGNA, o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, a Atuação Prática da Estrutura Organizacional do Centro, além das simulações nas quais os discentes puderam apresentar os resultados das soluções nos cenários hipotéticos para a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

“Nós chegamos aqui com a mentalidade bastante diminuta da real operação que o CGNA faz e do quão envolvidos nós estamos nesse trabalho. Ter a oportunidade de participar do CGN001 me possibilitou adquirir um melhor entendimento do Gerenciamento de Fluxo e compartilhar soluções para dirimir os impactos diante das grandes demandas”, explanou o Primeiro Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Antônio Fernando Porto Lins Filho, Supervisor do controle do DTCEA-SP.

Finalizando a instrução, o Chefe do CGNA, Coronel Aviador Ricardo Luíz Dantas de Brito parabenizou o grupo e agradeceu a participação e o empenho de todos. “É de suma importância a capacitação dos Controladores para o alcance da excelência, no que tange o aprimoramento profissional, bem como para eficácia nos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) prestados pelo Centro em conjunto com as células FMC”.  

O curso, que acontece uma vez por ano, tem a próxima turma prevista para março de 2019.

Texto e fotos: 2S QSS SIN Roberta

Ocorreu, no período de 23 a 27 de abril, no âmbito do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos/SP, um encontro coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), mais especificamente pela Seção de Planejamento do Espaço Aéreo (SPEA) da Subdivisão de Gerenciamento do Espaço Aéreo (OGEA).

A finalidade da reunião foi o ajuste do banco de rotas preferenciais e alternativas pós-efetivação do PBN-Sul, projeto que implementou nova setorização no espaço aéreo da região Sul do País, entre outras modificações. O CDM Rotas 1/2018 contou com a presença de representantes do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) de Brasília, Curitiba, Recife e Manaus (ACC e Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (DO-ATM)), do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (APP-SP, APP-RJ e DO-ATM) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Pirassununga.

 O encontro, realizado num contexto de Tomada de Decisão Colaborativa – CDM , gerou bons resultados para o público interno e externo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Segundo o Primeiro-Tenente Especialista CTA Robson Matos Mendes, das 257 rotas anteriormente existentes, 52 delas foram canceladas, 03 modificadas de acordo com os ajustes necessários, 205 mantidas e 20 criadas, ficando um total de 225 rotas.
 
“O objetivo do CDM Rotas é otimizar a utilização da estrutura de rotas disponível no país, discutindo oportunidades de melhoria do gerenciamento de tráfego aéreo nos níveis tático e operacional, bem como contribuindo com propostas de modificação da estrutura do espaço aéreo no nível estratégico”, afirmou o Capitão Especialista CTA Marcos Roberto Peçanha dos Santos, Chefe da SPEA e Adjunto da OGEA.
 
Texto: CP CTA Peçanha
Revisão: CV Cristina

O Centro de Gerenciamento da Navegação (CGNA), visando concluir o mapeamento das capacidades dos setores do espaço aéreo brasileiro, estendidos sobre águas internacionais, por meio de Acordos Regionais, os quais foram firmados durante a Conferência Regional de Navegação Aérea do Caribe e América do Sul, enviou uma equipe de especialistas ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), no período de 12 a 23 de março de 2018, com objetivo de extrair as variáveis de carga de trabalho dos setores do Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO) e gerar os valores de capacidade do espaço aéreo controlado da Região de Informação de Voo (FIR) Atlântica.

O fato do ACC-AO utilizar a ferramenta de Comunicação entre Pilotos e Controladores via Data Link (CPDLC) e também a alta frequência (HF) exigiu da equipe de capacidade do espaço aéreo um longo período de planejamento, haja vista a complexidade do inédito trabalho a ser realizado pelo CGNA. Para o sucesso da missão, foi essencial o desenvolvimento de novas estratégias de cálculo e de coleta das variáveis de carga de trabalho. Pois, com expertise, foram gerados os indicadores de utilização das comunicações CPDLC e HF, bem como mapeadas as atividades de Interação Homem-Máquina (IHM) e de coordenações realizadas pelos controladores de tráfego aéreo.

Os valores de capacidade do espaço aéreo atlântico foram divulgados na reunião de harmonização, com a participação dos representantes do CGNA e do ACC-AO, realizada no CINDACTA III, no dia 23 de março de 2018.

“A aceitação dos resultados apresentados pelo CGNA coroou os esforços envidados pela equipe de especialistas em capacidade do espaço aéreo e emergiu o sentimento de dever cumprido”, afirmou o Primeiro Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eliseu Cavalcanti de Albuquerque, coordenador da missão.

Texto: 1°Ten Esp CTA Cavalcanti 
Foto: ACC - AO
Revisão: 2S QSS SIN Roberta

Na manhã do dia 27 de abril, o chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, apresentou o novo Videowall do Salão Operacional.

Embora as informações exibidas sejam as mesmas – fluxo de tráfego aéreo em tempo real, quantidades de pousos e decolagens (TATIC Flow), condições meteorológicas nos aeródromos, medidas ATFM aplicadas – a visualização das mesmas melhorou significativamente.

O painel antigo era composto por 24 telas de 50 polegadas, que agora dão lugar a 20 telões de LED de 72 polegadas cada, disposto em um arco côncavo que permite a melhor leitura dos dados pelos operadores que estiveram nas posições mais laterais do Salão.

A coordenação da implantação do Videowall ficou a cargo da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), que contratou a empresa ATC System, responsável pela colocação dos telões, e acompanhou toda a realização do projeto.

Segundo os coordenadores da implantação – engenheiro de telecomunicações Ariosto Ruiz de Carvalho Junior e o técnico Alexandre Santos Coelho – os testes operacionais tiveram início no dia 20 e o período de 24 a 3 de maio será dedicado às operações assistidas. A partir do dia 4 o Videowall entrará oficialmente em operação.

Paulo César Santos, representante da empresa ATC System, ressaltou o incremento tanto da exportação, quanto do gerenciamento de imagens, enquanto que o ganho operacional na parte de Tecnologia da Informação (TI) foi destacado pelo gerente nacional de fluxo de tráfego aéreo do CGNA, 1º Tenente Davi Monteiro de Medeiros, que comentou sobre a rapidez do backup, a robustez do sistema e a interface atualizada.

Em suas palavras oficiais o Coronel Ricardo parabenizou a todos por esta aquisição, lembrando que a instalação dos telões faz parte da terceira fase de implantação do SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) e que até o final de 2019 serão atualizados os hardwares e o próprio software.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Telma Penteado – jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, no dia 01 de março, a 5ª edição do Programa Integrar, que tem por finalidade proporcionar aos militares e civis recém-transferidos a oportunidade de conhecerem as Organizações do âmbito do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o que facilita a adaptação desses profissionais a seus novos ambientes de trabalho e ao convívio social.

No que concerne à inclusão do indivíduo, o Programa proporcionou, aos visitantes, palestras motivacionais, orientações acerca da rotina nos setores, reflexão sobre a ética no trabalho e, além de dinâmicas de grupo, questões relativas ao ambiente profissional.

Acompanhado pela Assistente Social, Civil Fátima Gouvêa, membro da Seção de Serviço Social (SSS) do DECEA, o grupo visitou o CGNA e foi recebido pelo chefe da Seção de Comunicação Social (SCOM), Primeiro-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araújo da Silva, que deu as boas-vindas, apresentou a estrutura organizacional da unidade e explanou acerca das tarefas desempenhadas por cada Divisão. Em seguida, dirigiram-se ao Salão Operacional, onde puderam ver na prática as ações do Gerenciamento de Fluxo do Tráfego Aéreo (ATFM).

“Ter a oportunidade de Visitar o CGNA foi de grande valia, pois ver a sistemática da operação em tempo real nos faz perceber que o transporte aéreo funciona de forma eficaz e segura”, ressaltou o Soldado Especializado em Serviços Administrativos Antony Freire Vicentini, da Assessoria de Tecnologia e Segurança da Informação (ATSI) do DECEA.

Participaram das atividades cerca de 22 militares e 2 civis, todos novos integrantes dos efetivos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Grupamento Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemático do Rio de janeiro (DTCEA-TM RJ) e Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER).

A próxima edição do Programa está prevista para o mês de julho, período em que os militares movimentados de outras OM se apresentam prontos para o serviço.

Maiores informações sobre o Programa podem ser acessadas por meio do link http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4286

Texto: 2S QSS SIN Roberta
Fotos: Cv Fábio - ASCOM/DECEA

 

 

 

 

Ocorreu nos dias 2, 3, 9 e 10 de abril, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), por meio da Seção de Doutrina Operacional, a 1ª edição do Programa de Tomada de Decisões Sistêmicas em Cenários Complexos para Supervisores. A capacitação é direcionada aos Graduados Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo que concorrem às escalas de serviço do Salão Operacional.  

É atribuição do Supervisor coordenar as tarefas inerentes às gerências regionais, acompanhar e efetivar aplicação de medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) táticas, bem como assessorar o Gerente Nacional (GNAC) e o Gerente Nacional de Fluxo (GNAF), com informações quanto à tomada de decisão.

Visando ao aperfeiçoamento técnico-operacional, o treinamento tem como objetivo apresentar aos Supervisores cenários operacionais de alto grau de complexidade, para que eles proponham soluções baseadas nas melhores práticas do ATFM.  

A instrução contou com a participação de 14 Controladores, todos pertencentes ao efetivo do CGNA, alocados em duas turmas. Os módulos dos conteúdos foram divididos em dois dias, abrangendo teoria e prática.

Dentre as disciplinas contidas no cronograma do treinamento, destacam-se o briefing inicial, conduzido pelo coordenador do curso Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Juarez Franklin Gouveia, bem como a matéria acerca da Estrutura ATFM abordando o Plano Global de Navegação Aérea (GANP) e o conceito operacional ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) global e nacional, ministrada pelo Primeiro-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis e, por fim, a atividade baseada na modalidade estudo de casos, na qual uma banca, composta por Oficiais Controladores de Tráfego Aéreo, avaliou os grupos quanto às ações realizadas.

A experiência, inédita no CGNA, trouxe excelentes resultados na visão dos Controladores. “O treinamento foi ótimo. Tivemos a oportunidade de vivenciar situações variadas que nos proporcionaram um grande aprimoramento profissional”, afirmou a Primeiro-Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Aline Popiel.

Segundo a Seção de Doutrina, o próximo passo será estender o treinamento aos Gerentes do CGNA e das Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC).

Texto e Fotos: 2S QSS SIN Roberta

Visando o aprimoramento profissional e a adaptação junto aos ambientes operacionais, 25 alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), das especialidades de Meteorologia (BMT) e Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS), realizaram, no período de 10 de setembro a 01 de novembro o Estágio Supervisionado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

O treinamento, que totalizou 160 horas, ocorreu sob a coordenação da Primeiro-Tenente Especialista em Meteorologia Alessana Carrijo Rosette e, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) no que se refere à titulação de Técnico na área específica, é um requisito para que o curso seja reconhecido como Ensino Profissionalizante.

No Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), os estagiários foram recebidos pelo chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, que deu as boas-vindas e explanou sobre a estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Logo depois, foram encaminhados para a Divisão de Operações (DO) do CGNA.

 

No CGNA, os alunos foram recepcionados pelo chefe do órgão, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, e conheceram um pouco da estrutura organizacional e das novas práticas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

A Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA), Central de Plano de Voo Repetitivo (CPRV) e Central AIS do Salão Operacional foram setores nos quais os formandos da especialidade AIS puderam atuar durante todo o período. Já os alunos de Meteorologia, além do estágio como Auxiliares de Previsor Meteorológico, cumpriram parte da prática na Estação Meteorológica de Superfície (EMS) do Santos Dumont, na Estação Meteorológica de Altitude (EMA) e no Centro Meteorológico Militar (CMM) do Galeão.

“O estágio ao final do curso é de suma importância para esses profissionais. É preciso que eles tenham uma visão mais ampla do contexto operacional no qual irão atuar. Cada ação que tomem, como técnicos, no campo da Meteorologia ou das Informações Aeronáuticas, poderá impactar outras áreas vinculadas à aviação”, afirmou a Tenente Rosette.

Os novos Sargentos se formarão no dia 1 de dezembro.

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: S2 SSG Edvaldo

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