Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Efetivo do CGNA realiza programa 5S de Qualidade
Início do conteúdo da página

Foi realizada no dia 26 de janeiro, no âmbito do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), uma força-tarefa envolvendo todo o efetivo, juntamente com o novo Chefe, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito. As atividades foram baseadas nos conceitos do Programa 5S de Qualidade, filosofia japonesa de trabalho que objetiva superar hábitos desnecessários em uma instituição. 

 

A

 

 

A proposta surgiu durante a apresentação das Diretrizes de Chefia, definidas pelo Coronel Ricardo, logo após a assunção do novo cargo.

O programa é ideal para que um sistema de gestão da Qualidade seja implementado numa organização. A metodologia, por meio de um planejamento sistemático, visa a manutenção de um ambiente laboral saudável, limpo, ordenado e, acima de tudo, seguro. Nesse sentido, a motivação dos profissionais e o bem-estar das equipes formam, de imediato, uma maior produtividade e um excelente clima organizacional. 

 
B C

Com o intuito de erradicar o desperdício e organizar o ambiente, o programa apresenta 5 passos imprescindíveis a serem seguidos. A expressão 5S é oriunda das letras “S” que introduzem as palavras japonesas “Seiri”, “Seiton”, “Seiso”, “Seiketsu” e “Shitsuke”. Em português, num contexto de “senso” temos o seguinte formato:

  1. Seiri – Senso de Utilização: O que é útil é separado daquilo que é inútil e o que é necessário daquilo que é desnecessário;
  2. Seiton – Senso de Organização: Cada coisa deve estar em seu devido lugar;
  3. Seiso – Senso de Limpeza: Ambiente limpo, com a devida iluminação;
  4. – Senso de Saúde: A higiene pessoal é o fundamento para uma boa saúde física, mental e emocional;
  5. Shitsuke – Senso de Autodisciplina: Por ser um processo permanente, não há como descartar o trabalho em equipe e o espírito de corpo. O objetivo é fazer do senso um hábito.

D E 
 

Durante todo o horário do expediente, além das tarefas que envolvem a rotina de trabalho do CGNA, militares e civis da organização ficaram engajados na execução do 5S e, ao final, puderam perceber a importância de se organizar um trabalho em conjunto em prol de uma melhoria para todos. “Esta atividade, além de trazer novos ares ao nosso ambiente de trabalho, despertou em todo o efetivo um sentimento de pertencimento. Vimos de perto que as ações colaborativas são capazes de transformar qualquer cenário”, ressaltou o Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Bruno Godoy de Carvalho, membro da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFMU).

No fim do dia, após recolhidos os utensílios inutilizáveis e materiais desnecessários, reorganizadas as ferramentas de uso cotidiano, bem como a limpeza ter sido realizada em cada seção do Centro, o efetivo se reuniu e, com uma sensação de dever cumprido, comemorou a chegada de uma nova etapa. “A implementação do programa 5S no CGNA foi apenas o início de um ciclo virtuoso, seguiremos zelando pelas nossas instalações e praticaremos a autodisciplina diuturnamente, para que consigamos manter o padrão esperado de Qualidade, tal qual o excelente”, afirmou o novo Chefe, Coronel Ricardo.

 
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S SIN Roberta

Fim do conteúdo da página