Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CGNA participa do Programa Integrar
Início do conteúdo da página

Com o objetivo de facilitar a adaptação do indivíduo, diante da sua nova realidade profissional e biopsicossocial, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) participou da 2ª edição do Programa Integrar e recebeu, no dia 30 de março, os Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) egressos de outras Organizações Militares. A transferência desses Especialistas para o Rio de Janeiro ocorreu no primeiro semestre deste ano.    

 NOVA1

O programa incluiu atividades de dinâmicas de trabalho em grupo, palestras, orientações sobre os diversos setores, além de visitas às unidades operacionais com as quais esses profissionais terão de interagir no exercício de suas atividades. Nesta edição os operadores tiveram instruções sobre Segurança do Trabalho, Ética Institucional, Assistência Social, Apoio à Saúde e Educação Financeira.

No CGNA, os militares, acompanhados pelo Chefe da Seção de Pós-Operação da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFMU), Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva e pela Assistente Social Miriam Leila Macedo de Souza Marraschi, membro da Seção de Serviço Social do DECEA, visitaram não só as dependências administrativas, mas também o Salão Operacional, no qual puderam conhecer de perto as atividades ligadas ao gerenciamento de tráfego aéreo.

 “Conhecer o contexto operacional do CGNA é de suma importância para o ATCO do DTCEA-GL, pois, como uma via de mão dupla, as ações tomadas neste órgão de controle podem impactar no gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, assim como as decisões emanadas pelo Centro produzem medidas a serem seguidas pelo Controlador”, afirma a Instrutora do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), Segundo-Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Carolina de Lima Faleh. 

Para melhor entendimento acerca do programa e da iniciativa do DECEA, o conteúdo pode ser acessado pelaIntraer, por meio do link  http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4286 

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S SIN Roberta

 

Fim do conteúdo da página