Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Governança é só um modismo recente para dizer o mesmo que gestão? Essa é uma pergunta frequente!

 

 

Governança não é o mesmo que gestão.

 

Uma analogia poderá facilitar o entendimento. Em um condomínio residencial, a gestão está sob a responsabilidade do síndico. É ele quem recebe as verbas condominiais e as utiliza para fazer o condomínio funcionar. Ele tem poder para contratar e distratar. Mas ele é o dono do condomínio? Tem ele poder absoluto? Não, certamente que não. São os proprietários das unidades do condomínio que detêm o poder maior. Eles estabelecem as regras de funcionamento do condomínio e dão o direcionamento superior para que o síndico, eleito pelos proprietários e sob sua delegação, realize as ações por eles demandadas, sempre devendo prestar contas de suas ações à assembleia de proprietários, que pode, inclusive, destituí-lo.

Assim, é reconhecido que a complexidade da governança pública é muito maior que a governança de um condomínio, mas a presente analogia busca exemplificar, de forma clara e simples, a diferença entre governança e gestão, para os que ainda não têm familiaridade com o assunto.

 

 

Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora.

 

A figura abaixo representa essas distinções de modo resumido: enquanto governança é responsável por estabelecer a direção a ser tomada, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses da Organização e partes interessadas, a gestão é a função responsável por planejar a forma mais adequada de implementar as diretrizes estabelecidas, executar os planos e fazer o controle de indicadores e de riscos.

 

 

A governança se preocupa com a qualidade do processo decisório e sua efetividade: como obter o maior valor possível para a Organização e para as partes interessadas? Os problemas priorizados foram resolvidos? Como, por quem e por que as decisões foram tomadas? Os resultados esperados foram alcançados?

A gestão, por sua vez, recebe o direcionamento superior e se preocupa com a qualidade da implementação desta direção, com eficácia e eficiência: está claro o que deve ser feito? Tem-se os recursos necessários? Quais os riscos mais relevantes para o cumprimento da missão? Quanto é razoável gastar?

 

Por isso, recomenda-se que cada Organização observe a natureza do seu negócio, o contexto no qual se encontra inserida, seus objetivos mais relevantes e os riscos a eles associados, e implemente as práticas de governança com formato e nível de complexidade adequados para o alcance daqueles e tratamento destes, de acordo com a sua realidade, evitando a implementação de controles cujos custos superam os possíveis benefícios.

 

Nunca é demais relembrar: a governança organizacional tem como objetivo a entrega de resultados às partes interessadas que, no caso das organizações públicas, são representadas principalmente pelos beneficiários dos serviços: cidadãos e sociedade em geral!

 

 

Fontes:

1 - Tribunal de Contas da União. Governança Pública: Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública e ações indutoras de melhoria, Brasília: 2014.

2 - Tribunal de Contas da União. Governança Pública: Referencial básico de governança aplicável a organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU, Brasília: 2020.

UNIFORME-ALUNOS

 

Os militares matriculados nos cursos desta Pró-Reitoria deverão trazer o 7ºB, 10ºB uniformes, ou correspondentes. Ressaltamos que o uniforme estipulado pelo Sr. Comandante da UNIFA é o 7º uniforme, durante a semana, com exceção das 4ª feiras, que usa-se o 10º uniforme, e o 9º uniforme, caso autorizado.

 

HOSPEDAGEM

 

As solicitações para reserva de hospedagem para alunos (oficiais e graduados) em cursos na PROEXT/UNIFA deverão ser feitas diretamente com a BAAF, nos telefones abaixo, com, no mínimo 3 dias úteis de antecedência. Confirmações e cancelamentos também devem ser feitos por um dos contatos abaixo:

(21) 2157-2600 ou (21) 2157-2850

 

HORÁRIO

Apresentação deve ser realizada às 8h, no dia previsto para início dos cursos, no prédio da PROEXT.

 

 

Para download da ficha do curso ITINERANTE:     download

Para download da ficha do curso PRESENCIAL:     download

 

email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prazo para envio da FIP dos cursos itinerantes 10 dias úteis.

Prazo para envio da FIP dos cursos presenciais 5 dias úteis.

CALENDÁRIO DE CURSOS DA PROEXT

 

 

CURSOS PROEXT 2021

DURAÇÃO INÍCIO TÉRMINO
CATF ITINERANTE – NATAL – RN (transferido para CDA conforme ofício n° 11/PROEXT/309) 10d 15/03/21 26/03/21
CPE PROEXT 05d 22/03/21 26/03/21
CATF PROEXT (transferido para CDA conforme ofício n° 11/PROEXT/309) 10d 03/05/21 14/05/21
CPI 5 semanas (FASE EAD) 22/03/21 23/04/21
CPI 4 semanas (Fase presencial) 03/05/21 28/05/21
CPJM (em fase de adequamento com STM para 2022) 10d 21/06/21 02/07/21
CATF ITINERANTE – CANOAS – RS (transferido para CDA conforme ofício n° 11/PROEXT/309) 10d 05/07/21 16/07/21
RECESSO ESCOLAR 05d 12/07/21 16/07/21
CBDICADH 10d 02/08/21 13/08/21
CGE 5 semanas (FASE EAD) 16/08/21 17/09/21
CGE 05d (FASE PRESENCIAL 20/09/21 24/09/21
CGE 4 semanas (FASE EAD) 27/09/21 22/10/21
CGE 5D (FASE PRESENCIAL) 25/10/21 29/10/21
COTF (transferido para CDA conforme ofício n° 11/PROEXT/309) 29d 09/08/21 17/09/21
CPE ITINERANTE 05d 02/08/21 06/08/21
CGM 4 semanas (FASE EAD) 09/08/21 03/09/21
CGM 9 semanas (FASE PRESENCIAL) 06/09/21 05/11/21

 

 

 

Para download calendário:    download

 Para download do TCA- 37-14:  download

 

 

 

PROGRAMAÇÃO WEBINARS

LINK PARA O WEBINAR

PERGUNTAS DO WEBINAR

 PERFIL DO SEMINÁRIO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DA AUDIÊNCIA DO SEMINÁRIO

PERFIL DO PALESTRANTE

 

 

 

UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA – UNIFA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E COOPERAÇÃO – PROEXT

 

      A Pró-Reitoria de Extensão e Cooperação (PROEXT) é constituída pelo Pró-Reitor, Senhor Coronel Intendente R/1 Carlos Alberto Leite da Silva, seus Adjuntos e Auxiliares.

 

Atividades

A PROEXT tem por competência fortalecer a imagem da Força Aérea junto à sociedade, articulando e realizando ações de ensino e pesquisa por meio de programas, projetos, atividades, cursos, ações esportivas, artísticas, culturais, tecnológicas e educativas. Ela promove e divulga cursos e eventos, internos e externos ao âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), com a finalidade de estimular a participação dos discentes, docentes e do efetivo nos processos de enriquecimento cultural e acadêmico entre a UNIFA e os demais segmentos da sociedade, compartilhando conquistas e benefícios resultantes da criação cultural, científica e tecnológica, por meio de publicações ou de outras formas de difusão do conhecimento, em consonância com os princípios de responsabilidade social.

A PROEXT busca, ainda, promover intercâmbios com outras instituições e órgãos governamentais e não governamentais, visando formalizar estágios, cursos, convênios, acordos de cooperação técnico-científica e planos de trabalho que contribuam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades desta Universidade. Realiza, também, a promoção de eventos e projetos de preservação, organização e divulgação da memória e do patrimônio material e imaterial da aviação militar na Aeronáutica, associando estudos e pesquisas interdisciplinares voltados para a reconstrução da memória e história da aviação militar, junto a instituições congêneres e pesquisadores.

Ademais, em prol da integração das ações de comunicação social e de extensão, colabora com as Assessorias de Comunicação Social e de Relações Institucionais da UNIFA e com os elos do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica. Interage, inclusive, com os elos do Sistema de Cultura da Aeronáutica (SISCULT) em favor das ações de extensão universitária de acordo com as necessidades e os interesses do COMAER.

 

Cursos

Curso para Aplicação do Teste de Condicionamento Físico (CATF), Curso para Orientação do Treinamento Físico Profissional Militar (COTF), Curso de Prática de Ensino (CPE), Curso de Preparação de Instrutores (CPI), Curso de Gestão de Ensino (CGE), Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM), Curso Básico de Direito Internacional dos Conflitos Armados e dos Direitos Humanos (CBDICADH) e Curso de Graduado-Master (CGM).

Acordos de Cooperação e Parcerias

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Escola de Comando do Estado-Maior do Exército (ECEME), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Escuela de Posgrados de la Fuerza Aérea Colombiana (EPFAC) e King’s College London (KCL).

 

Fim do conteúdo da página