Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROTEÇÃO CONTRA A DENGUE – UNIFA mobiliza beneficiários do Programa Forças no Esporte para imunização contra a dengue
Início do conteúdo da página

Trinta e dois beneficiários cadastrados no Núcleo do Programa Forças no Esporte da Universidade da Força Aérea (UNIFA), na faixa etária dos 10 aos 14 anos, foram imunizados contra a dengue, no dia 20 de março, no Centro Municipal de Saúde Professor Masao Goto, localizado no bairro Jardim Sulacap, nas proximidades do campus da UNIFA.

 

 

 

 

O evento fez parte do Projeto Saúde, do PROFESP UNIFA, que tem por objetivo contribuir com a formação plena dos beneficiários por meio da implementação de atividades educativas e ações voltadas para a promoção, prevenção e atenção à saúde. O Projeto, integrado ao Planejamento Pedagógico do Núcleo (PPN), visa, sobretudo, ao enfrentamento de vulnerabilidades e intercorrências que possam comprometer o pleno desenvolvimento das crianças e dos jovens integrados ao Programa. As ações do Projeto têm por finalidade promover a melhoria da qualidade de vida e a internalização de hábitos e condutas permanentes de cuidado com a saúde.

 

 

 

 

A ação teve por objetivo promover uma medida efetiva de proteção contra a dengue e fomentar nos beneficiários a manutenção dos vínculos motivacionais e de pertencimento ao Programa enquanto aguardam a retomada das atividades regulares do Núcleo da UNIFA em 2024. Para isso, inicialmente, a Coordenadoria do Núcleo divulgou para beneficiários e respectivos responsáveis as informações e os esclarecimentos sobre a doença, perfil de incidência e medidas de combate e prevenção. Em seguida, realizou uma pesquisa junto aos responsáveis, buscando identificar o interesse na aplicação da vacina em seus dependentes na faixa etária elegível pelas normas e diretrizes do Ministério da Saúde.

 

A programação teve início com um almoço de recepção aos beneficiários na UNIFA, seguido por palestra realizada pelas SO SEF Renata Maria Luiz Antunes e 2S SEF Thalita Vieira da Silva, do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), apresentando aspectos sobre a contaminação, sintomatologia e o tratamento da infecção. Para a Suboficial de enfermagem Renata, “A equipe da Sala de Vacina do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos agradece a oportunidade de participar desse importante projeto social que ajuda no desenvolvimento e formação do caráter de jovens adolescentes, através dos valores da Força Aérea Brasileira. Agradecemos, também, aos adolescentes que participaram da palestra de maneira bem receptiva demonstrando interesse pelo tema apresentado” finalizou.

 

 

 

 

Na chegada ao Centro Municipal de Saúde, com o traslado disponibilizado por viatura do Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP AF), a equipe da Unidade de Saúde recepcionou os beneficiários e monitores do PROFESP e procedeu ao registro e cadastramento dos jovens a serem vacinados no Sistema de Atendimento de Saúde. Na sequência, os profissionais do Centro de Saúde realizaram um briefing, apresentando orientações específicas sobre o imunizante, contraindicações, reações e o esquema vacinal previsto. Após as orientações, a equipe iniciou a aplicação da vacina cumprindo o protocolo de perguntas prévias de anamnese e recolhendo os Termos de Autorização assinados pelos responsáveis.

 

A beneficiária Evellyn Joyce Macedo Fernandes Silva afirmou que, “Foi muito bom participar desse momento, fiquei feliz em saber que estou me protegendo contra a dengue e já estou ansiosa pela segunda dose”, declarou.

 

 

 

 

Dessa forma, a ação pontual executada pelo Projeto Saúde do Programa Forças no Esporte da UNIFA promoveu a interação e integração de esforços entre segmentos e organizações do Comando da Aeronáutica e da Administração Pública do município do Rio de Janeiro, por meio de iniciativas de natureza educativa e de proteção à saúde, contribuindo com uma formação ampla de cidadania em benefício de crianças e adolescentes que participam do Programa.

 

Programa Forças no Esporte

 

O PROFESP é um Programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de 06 até os 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, e visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, culturais e sociais, e proporcionando a melhoria da qualidade de vida.

As ações do Programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de Organizações Militares.

 

 

 

Texto: Cel Av R/1 Roque

Fotos: PROFESP - UNIFA

Fim do conteúdo da página