Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centro de Idiomas
Início do conteúdo da página

 

 UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA

CENTRO DE IDIOMAS

 

CURSOS DE IDIOMAS

O Centro de Idiomas (CID) oferece aos militares e civis do COMAER quatro cursos de idiomas estrangeiros, línguas inglesa e espanhola, que abrangem os níveis básico, intermediário e avaçado, e um curso em língua portuguesa, o Curso de Adaptação ao Idioma e à Cultura Brasileira (CAICB-B), para estrangeiros.

 

SOBRE OS CURSOS DE LÍNGUAS

A metodologia utilizada nos cursos, especialmente no Ensino a Distancia (EAD), que emprega técnicas ativas no desenvolvimento de competências linguísticas, visa ao aprimoramento dos conhecimentos socioculturais necessários para se proporcionar, aos discentes, conhecimentos, habilidades e atitudes que estejam alinhados ao perfil estabelecido para os egressos do curso em questão.

As atividades programadas nos cursos são diversificadas e contemplam conhecimentos e habilidades auditiva (áudios e vídeos), oral (exposição oral), de leitura (repertório amplo de textos) e escrita (produção escrita). Essas competências são desenvolvidas como apoio de recursos didáticos multimídia que contribuem para as esperadas mudanças de atitudes por parte dos instruendos.

 

LÍNGUAS INGLESA E ESPANHOLA

CURSOS INTENSIVOS DE LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA

FINALIDADE

Elevar o nível de conhecimento dos idiomas Inglês e Espanhol, a fim de que os participantes possam lograr êxito em suas missões designadas pelo COMAER.

 

PÚBLICO-ALVO

Oficial, Suboficial, Sargento ou Servidor Civil assemelhado do COMAER, preferencialmente designado para missão no exterior.

 

FORMAS DE ACESSO

O acesso aos Cursos Intensivos de Língua Espanhola (CILE) e aos Cursos Intensivos de Língua Inglesa (CILI) se inicia por meio de indicações inseridas no Portal de Capacitação da DIRENS, no Sistema de Gerenciamento da Capacitação (SGC), pela Organização Militar (OM) do militar, conforme descrito na TCA 37-14 “Cursos e Estágios do COMGEP”, seguindo o cronograma estabelecido no Plano de Trabalho Anual (PTA) da UNIFA.

Se houver necessidade de quaisquer esclarecimentos adicionais, favor entrar em contato com o Centro de Idiomas, por meio do telefone (21) 2157-2994.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

CURSO DE ADAPTAÇÃO AO IDIOMA E À CULTURA BRASILEIRA

O Curso de Adaptação ao Idiomas e à Cultura Brasileira (CAICB-B) tem como objetivo a adaptação, o aprimoramento no uso da Língua Portuguesa e da inserção na cultura brasileira. O curso estrutura-se com conteúdo curricular do Campo Básico que consiste nas disciplinas de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira e do Campo Militar. O desenho curricular do CAICB-B foi desenvolvido para garantir o alinhamento do perfil do egresso e assegurar seu pleno desenvolvimento no processo de familiarização com uma nova língua tanto na adaptação à cultura brasileira quanto na rotina militar da FAB, a fim de promover o conhecimento dos costumes e tradições culturais brasileiras. Dessa forma espera-se que o aluno aplique os conhecimento adquiridos nas escolas de pós-formação (ECEMAR e EAOAR) e em situações cotidianas. Os conteúdos aplicados foram selecionados, tendo como enfoque a ampliação do conhecimento linguístico do discente.

 

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Desenvolver, junto aos Oficiais de Forças Armadas de Nações Amigas, competências pragmáticas e linguísticas que os habilitem a empregar, em situações cotidianas, conhecimentos e habilidades na língua portuguesa para a audição, comunicação e leitura nesse idioma, bem como familiarizar-se com costumes militares nacionais e aspectos da cultura brasileira.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar aos instruendos condições de aprendizagem que os habilitem a:

a) adaptar-se ao processo de comunicação oral e escrita da Língua Portuguesa; integrar-se aos diferentes segmentos da sociedade brasileira e, em especial, ao COMAER; e

b) valorizar as oportunidades de interação com variados setores da cultura e sociedade brasileira.

 

FINALIDADE

Capacitar Oficiais de Forças Armadas de Nações amigas a para o emprego da Língua Portuguesa em situações cotidianas, a fim de contribuir para o desenvolvimentos das habilidades de compreensão auditiva, oral, de leitura e escrita, bem como promover a familiarização com os costumes militares e a cultura brasiliera.

 

PÚBLICO-ALVO

Oficial e Superior e Intermediário de Nações amigas.

 

FORMAS DE ACESSOPARA O CURSO

O corpo discente do CAICB-B é definido por meio da relação entre o EMAER e as Nações Amigas. Mais especificamente, o EMAER repassa para a DIRENS a relação nominal de discentes que realizarão os cursos de Comando e Estado-Maior (CCEM) e de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP), e que, consequentemente, realizarão o CAICB-B. Tal processo segue as etapas previstas no cronograma da ICA 37- 21/2016, que trata das Atividades de Ensino no Comando da Aeronáutica para Integrantes de Forças Armadas de Nações Amigas.

 

TESTE DIAGNÓSTICO EM IDIOMAS ESTRANGEIROS

O Teste Diagnóstico em Idiomas Estrangeiros (TDIE) é realizado por militares e servidores civis do COMAER, e visa qualificar os interessados por níveis de conhecimento em Língua Inglesa e Língua Espanhola, em conformidade com a ICA 37-324/2020, que estabelece as normas e procedimentos relativos ao teste.

O TDIE é agendado por Ofício, cujo modelo pode ser encontrado no link http://www.unifa.intraer/index.php/centro-de-idiomas?id=276, endereçado ao Comandante da UNIFA, podendo ser presencial ou itinerante.

Os exames presencias são aplicados às terças e quintas-feiras, sendo inglês às 10h30m e espanhol às 13h30m, nas dependências do Centro de Idiomas da Universidade da Força Aérea (UNIFA), conforme calendário disponível na página da UNIFA na INTRAER: http://www.unifa.intraer/images/CID/CALENDRIO_TDIE_2022.pdf. Os testes itinerantes são aplicados nas datas escolhidas pelas OM solicitantes, depois de confirmadas pelo Centro de Idiomas, que é o setor responsável pela aplicação dos testes.

Se houver necessidade de quaisquer esclarecimentos adicionais, as dúvidas poderão sanadas por meio de contato com o Centro de idiomas, telefone (21) 2157-2273, no horário comercial.

Fim do conteúdo da página