Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PROAPE
Início do conteúdo da página

        Constituída por três grandes coordenadorias, a Biblioteca, a Editora e a Memória Institucional – a PROAPE tem entre suas principais atribuições “assessorar o Reitor da UNIFA nos assuntos relacionados ao suporte à pesquisa e ao ensino, à memória institucional e à divulgação da produção acadêmica científica e implementar os processos de suporte à pesquisa e ao ensino, à memória institucional e à publicidade da produção científica desenvolvida no campus”.
       A Biblioteca da UNIFA (BibUNIFA), inaugurada no dia 10 de outubro de 1919, é o setor da PROAPE que tem o objetivo de assessorar, planejar, implementar, controlar e disseminar os recursos bibliográficos necessários ao suporte informacional relativo às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A BibUNIFA disponibiliza mais de 16.000 volumes de seu acervo físico aos pesquisadores e alunos dos diversos cursos ministrados no campus, além de prover o acesso eletrônico à sua base de dados e de outras bibliotecas do COMAER, por meio da Rede de Bibliotecas de Ensino (BIBLIENS).
       A Editora da UNIFA (EdUNIFA), criada pela Portaria UNIFA nº 3/DE, de 23 de junho de 2004, é o setor da PROAPE que tem o objetivo de assessorar, planejar, executar e controlar a editoração e a publicação de livros, jornais e/ou periódicos científicos, a fim de divulgar a produção acadêmica desenvolvida no campus da UNIFA.
Nesse contexto, o principal produto da ED-UNIFA é a Revista da UNIFA, que é uma publicação científica avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro da área de Ciência Política/Relações Internacionais.
       A
Coordenadoria de Memória Institucional (CMEI) é o setor da Pró-Reitoria de Apoio à Pesquisa e ao Ensino (PROAPE) que tem o objetivo de assessorar, planejar, executar e controlar as atividades de organização, preservação e disseminação da memória do ensino e do patrimônio histórico militar no campus da UNIFA, por meio de pesquisa, análise documental, estudo iconográfico, questionário, entrevista e observação.
      Entre as competências da PROAPE, além da assessoria ao Reitor da UNIFA nos assuntos relacionados ao suporte ao ensino e à pesquisa, à memória institucional e à divulgação da produção acadêmica científica está o acompanhamento das inovações inerentes ao seu campo de atuação, como a implementação das ações necessárias à consolidação do repositório institucional da Universidade, de forma a universalizar, em meio digital, o acervo bibliográfico da UNIFA e Escolas do Campus, atendendo às necessidades internas do COMAER e ao público em geral. Nesse campo, são metas da PROAPE ainda a implementação das ações necessárias à consolidação da Ed-UNIFA de forma a regulamentar, possibilitar e estimular a publicação de periódicos de caráter científico produzidos no âmbito da Universidade e Escolas do Campus.
      Por fim, na PROAPE busca-se a estreita interação com as demais Pró-Reitorias, tendo em vista a proficiência das atividades atribuídas em prol da produção científica e cultural da UNIFA.

 

Pró-Reitor de Apoio à Pesquisa e ao Ensino: Cel Av R/1 VALDOMIRO ALVES FAGUNDES

Fim do conteúdo da página