Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PROFESP
Início do conteúdo da página

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é o desdobramento do Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério da Cidadania (MC), no âmbito das Forças Armadas, tendo seu início datado de 2003.

O PROFESP foi submetido a uma remodelação em 2019, institucionalizada por meio de Decreto, atualizando sua rede colaborativa de parceiros, composta pelo Ministério da Cidadania, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Ministério da Educação.


 

Suas atividades educacionais, esportivas e físicas se destinam a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de seus beneficiados, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

 

 

E o Projeto João do Pulo (PJP), instituído em 2015, e remodelado em 2019, prevê o atendimento de pessoas com deficiência a partir dos seis anos de idade, preferencialmente em áreas de vulnerabilidade social, com o apoio das Forças Armadas, abrangendo, também, os militares com deficiência e dependentes de militares que se encontrarem nessa mesma condição. 

 

 

Assim, o PROFESP e o PJP têm por objetivo geral a promoção da valorização do indivíduo, a redução de riscos sociais e o fortalecimento da cidadania e da inclusão e integração sociais de seus beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades educacionais, esportivas, físicas, atividades socialmente inclusivas e modalidades de esporte adaptado.

 

 

O Núcleo do PROFESP Afonsos, localizado na Universidade da Força Aérea, é integrado, também, pelo Projeto João do Pulo (PJP), atendendo, atualmente, 325 beneficiários.

Em outubro de 2021, o PROFESP-AF retomou parcialmente as atividades presenciais, em razão dos protocolos de segurança sanitária da covid-19. E, em 28 de março de 2022, o Núcleo iniciou o processo de normalização de suas atividades.

 

 

Cabe destacar, entretanto, que, ao longo de 2020 e 2021, durante o período da pandemia, o PROFESP-AF distribuiu em torno de 6400 kits de alimentação a famílias cadastradas no Programa, em apoio e suporte à diretriz de atendimento social determinada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, e coordenada pelo Ministério da Defesa junto aos Estados-Maiores das Forças Armadas.

 


No que diz respeito à comunicação institucional, as atividades esportivas, educativas, informativas e de suporte motivacional realizadas no âmbito do Núcleo são divulgadas por meio das páginas da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e da Força Aérea Brasileira e veiculadas no Instagram do PROFESP-AF.

Dessa maneira, o Núcleo do PROFESP-AF se mantém permanentemente atuante, executando suas atribuições dentro do propósito estabelecido pelo Ministério da Defesa para esse Programa de relevante cunho social e cívico, agregando, assim, um valor inestimável ao cumprimento da missão atribuída ao Comando da Aeronáutica.

 

 


 

 

 

 

Fim do conteúdo da página