Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenes
Página inicial > Notícias > UNIFA FINALIZA MAIS UMA PESQUISA NA ÁREA DE ACORDO DE SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS
Início do conteúdo da página

No dia 07 de abril de 2021, ocorreu a Banca de Defesa de Dissertação do mestrando Bruno Ferraz Nobre, cujo tema de Pequisa trata sobre “PODER AÉREO E SOBERANIA ESTRATÉGICA: ANÁLISE DO CONTRATO DE SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SOBRE O CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA”, sob orientação do Professor Doutor Humberto José Lourenção. A Banca de Defesa contou com a presença do Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; do Vice-Reitor, Brigadeiro Intendente R/1 Luiz Tirre Freire; do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Coronel Aviador R/1 Nelson Augusto Bacellar Gonçalves; de professores; alunos; e demais convidados.
A pesquisa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), centra-se nos dispositivos do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST).

 

 

“Com sua sólida formação em Direito, mas também tramitando pelos debates da Política Internacional, Bruno Nobre conseguiu produzir uma dissertação muito bem escrita, com forte embasamento teórico e muito pertinente quanto à temática desenvolvida, a saber, o desenvolvimento do domínio espacial brasileiro. Traz o ineditismo de fazer uma análise minuciosa sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que o Brasil recém firmou com os Estados Unidos à luz do Direito Internacional. Seguramente seu trabalho vai servir de base para futuros estudos na área e para assessorar gestores e tomadores de decisão na área do desenvolvimento espacial”, ressaltou o orientador Professor Lourenção.
Cabe destacar que o tema tem interface com a parceria a ser realizada entre a UNIFA e a Agência Espacial Brasileira (AEB), com vistas a produtos significativos para a Área de Defesa.

Texto/ revisão/ informação: 1º Ten Vanessa Barros/ Professor Gills/ Prof. Lourenção/ Mestrando Bruno Ferraz

Fim do conteúdo da página