VISITA DO GRUPO ESPECIAL DE INSPEÇÃO EM VOO
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, do dia 06 a 13 de outubro de 2024, a inspeção aos auxílios de navegação aérea por instrumentos dos principais aeroportos do Paraguai.
A tripulação foi recebida, no dia 06 de outubro, pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) e Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai, Cel Av Gleison Antônio Somensi, pelo Major Davi Monteiro de Medeiros, Assessor de Controle do Espaço Aéreo da MTAB, e pelos representantes da DINAC.
A missão do GEIV faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).
As inspeções foram realizadas nos principais aeroportos do Paraguai pelo Legacy 500 (IU-50), uma moderna aeronave-laboratório que conta com novos recursos de navegação, comunicação e vigilância aérea, tecnologia e sistemas embarcados de última geração.
O planejamento para a realização da missão contou com a participação da MTAB nas coordenações entre DECEA, GEIV e DINAC, o que oportunizou tempestivamente as ações das instituições envolvidas e garantiu a segurança do voo de inspeção da aeronave laboratório em território e em espaço aéreo paraguaio.
O Cap Av Cristiano Nunes da Silva, CMT da missão do GEIV, explicou que “durante as inspeções avaliamos detalhadamente os auxílios e sistemas de navegação aérea paraguaios, garantindo que todos estivessem de acordo com os padrões internacionais de segurança. Foi uma honra participar dessa missão tão importante e colaborar para a manutenção da eficiência da navegação aérea do Paraguai”. Além do Cap Cristiano, a tripulação do GEIV foi composta dos seguintes militares: Cap Av Arthur de MARQUET Freitas; SO BEP Noel Carlos ESPINDOLA Andrade;1° Sgt BET DIOGO Augusto de Souza Alves; 1° Sgt BCO Marcos VINICIUS Dos Santos Gritlet; 2° Sgt BMA William BRAGA Class de Souza e 3° Sgt BCO RAYLA Machado da Silva.
A inspeção em voo dos auxílios paraguaios pelo GEIV reforça os laços de cooperação e amizade entre Brasil e Paraguai e evidencia o alto grau de operacionalidade e especialização da Força Aérea Brasileira (FAB) no cumprimento de missões que garantem funcionamento da estrutura de navegação aérea e a segurança dos voos na região sul-americana.
PASSAGEM DE CARGO DE CHEFE DA MISSÃO TÉCNICA AERONÁUTICA BRASILEIRA
Em cerimônia realizada na Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), no dia 31 de julho de 2024, foi efetuada a passagem do cargo de Chefe da MTAB, do Cel Av Ricardo Da Silva Miranda ao Cel Av Gleison Antônio Somensi, que exercerá a Chefia da MTAB cumulativamente com o cargo Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai.
Estavam presentes na cerimônia o Exmo. Sr. José Antônio Marcondes de Carvalho, Embaixador do Brasil no Paraguai; o Comandante da Força Aérea do Paraguai General del Aire Julio Rubén Fullaondo Céspedes, militares da Força Aérea Paraguaia (FAP); militares e funcionários civis da MTAB e da Embaixada do Brasil e representantes da Direção Nacional de Aviação Civil (DINAC).
MTAB COORDENA INSTRUÇÃO ENTRE A ECEMAR E A FAP
Na semana de 25 a 27 de junho e 2024, sob a coordenação da MTAB, a ECEMAR ministrou um programa de aulas online sobre Revisão Conceitual Teórica de Política e Estratégia Militares aos alunos oficiais da Escuela de Comando y Estado Mayor de Fuerza Aérea (ECEMAR).
Os temas abordados foram as estratégias de guerra e seus principais teóricos, entre eles, SunTzu, Maquiavel, Clausewitz e suas obras com o objetivo de conhecer suas teorias e principais estratégias, analisar a sua aplicação na política e identificar as lições aprendidas e as aplicações contemporâneas.
No final da instrução, o chefe da MTAB, Coronel Av Ricardo Da Silva Miranda, agradeceu a ECEMAR pela contribuição na formação dos oficiais da FAP, bem como parabenizou os discentes pela dedicação e participação efetiva nas aulas.
AERO SAN JUAN 2024
No dia 7 de junho de 2024, os integrantes da MTAB, Adidância e familiares participaram da tradicional festa da Força Aérea Paraguaia chamada "AERO San Juan 2024". A festa foi realizada na Base Aérea Ñu Guazu e teve início às 18 horas, com grande participação popular.
Com empenho e participação de todos os membros da MTAB e seus familiares, a barraca ofereceu a venda cachorro-quente, bolos doados pelas esposas dos militares da MTAB, refrigerantes, e a tradicional caipirinha, que é destaque em todos os anos.
Todo o lucro arrecadado foi destinado às atividades filantrópicas da Fundação Virgem do Loreto.
PASSAGEM DE CARGO ASSESSOR AEROTÁTICO E ASSESSOR LOGÍSTICO
Em cerimônia realizada na Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) em Assunção, no dia 30 de julho de 2024, foi efetuada a passagem de cargo do Auxiliar da Assessoria Aerotática e Assessoria Logística, do TCel Fábio Cézar Chicarino Chavez ao TCel Rodrigo Pereira Barreto.
Estavam presentes na cerimônia o Cel Av Ricardo da Silva Miranda, Chefe da MTAB; Cel Av Gleison Antônio Somensi, Adido Aeronáutico no Paraguai; efetivo da MTAB, Adidância e familiares.
Após a cerimônia foi realizado o descerramento da foto do Ara Porã 223 e oferecido um coquetel aos convidados.
AJUDA DA FORÇA AÉREA PARAGUAIA AO RIO GRANDE DO SUL
A Força Aérea Paraguaia (FAP) enviou uma aeronave de transporte Casa 212 para o transporte de alimentos, suprimentos, apoio logístico e remédios às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A FAP realizou no mês de junho missões, apoiando as áreas afetadas no Estado Brasileiro, contribuindo desta forma com a missão de assistência e apoio aos habitantes de Porto Alegre e demais regiões nos momentos críticos.
A MTAB reconhece e agradece à FAP os esforços que foram empreendidos e aos seus militares que se engajaram e compartilharam suas competências para ajudar o Governo Brasileiro e a Força Aérea Brasileira nas dificuldades e nas emergências que surgiram com as enchentes no Sul do Brasil.
CONGRESSO INTERNACIONAL AEROESPACIAL DO PARAGUAI
No dia 6 de junho de 2024, nas dependências da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Assunção, foi realizado o Terceiro Congresso Internacional Aeroespacial do Paraguai.
O Cel Aviador Ricardo Da Silva Miranda, Chefe da MTAB, foi convidado a realizar uma palestra a respeito da Missão Técnica Aeronáutica do Brasil e a sua cooperação no fortalecimento da aviação paraguaia.
Em sua apresentação, o Cel Ricardo Miranda destacou a labor que a MTAB vem fazendo a 42 anos, enfrentando desafios e celebrando triunfos, mantendo sempre a determinação e compromisso com o trabalho, cooperação e amizade com as instituições do Paraguai. Ou seja, “os objetivos da MTAB sempre serão contribuir para o desenvolvimento da aviação do Paraguai e fortalecimento das nossas relações bilaterais com o Brasil.”
Redes Sociais