Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, do dia 06 a 13 de outubro de 2024, a inspeção aos auxílios de navegação aérea por instrumentos dos principais aeroportos do Paraguai.

A tripulação foi recebida, no dia 06 de outubro, pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) e Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai, Cel Av Gleison Antônio Somensi, pelo Major Davi Monteiro de Medeiros, Assessor de Controle do Espaço Aéreo da MTAB, e pelos representantes da DINAC.

A missão do GEIV faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

As inspeções foram realizadas nos principais aeroportos do Paraguai pelo Legacy 500 (IU-50), uma moderna aeronave-laboratório que conta com novos recursos de navegação, comunicação e vigilância aérea, tecnologia e sistemas embarcados de última geração.

O planejamento para a realização da missão contou com a participação da MTAB nas coordenações entre DECEA, GEIV e DINAC, o que oportunizou tempestivamente as ações das instituições envolvidas e garantiu a segurança do voo de inspeção da aeronave laboratório em território e em espaço aéreo paraguaio.

O Cap Av Cristiano Nunes da Silva, CMT da missão do GEIV, explicou que “durante as inspeções avaliamos detalhadamente os auxílios e sistemas de navegação aérea paraguaios, garantindo que todos estivessem de acordo com os padrões internacionais de segurança. Foi uma honra participar dessa missão tão importante e colaborar para a manutenção da eficiência da navegação aérea do Paraguai”. Além do Cap Cristiano, a tripulação do GEIV foi composta dos seguintes militares: Cap Av Arthur de MARQUET Freitas; SO BEP Noel Carlos ESPINDOLA Andrade;1° Sgt BET DIOGO Augusto de Souza Alves; 1° Sgt BCO Marcos VINICIUS Dos Santos Gritlet; 2° Sgt BMA William BRAGA Class de Souza e 3° Sgt BCO RAYLA Machado da Silva.

A inspeção em voo dos auxílios paraguaios pelo GEIV reforça os laços de cooperação e amizade entre Brasil e Paraguai e evidencia o alto grau de operacionalidade e especialização da Força Aérea Brasileira (FAB) no cumprimento de missões que garantem funcionamento da estrutura de navegação aérea e a segurança dos voos na região sul-americana.

Em cerimônia realizada na Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), no dia 31 de julho de 2024, foi efetuada a passagem do cargo de Chefe da MTAB, do Cel Av Ricardo Da Silva Miranda ao Cel Av Gleison Antônio Somensi, que exercerá a Chefia da MTAB cumulativamente com o cargo Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai.

Estavam presentes na cerimônia o Exmo. Sr. José Antônio Marcondes de Carvalho, Embaixador do Brasil no Paraguai; o Comandante da Força Aérea do Paraguai General del Aire Julio Rubén Fullaondo Céspedes, militares da Força Aérea Paraguaia (FAP); militares e funcionários civis da MTAB e da Embaixada do Brasil e representantes da Direção Nacional de Aviação Civil (DINAC).

Na semana de 25 a 27 de junho e 2024, sob a coordenação da MTAB, a ECEMAR ministrou um programa de aulas online sobre Revisão Conceitual Teórica de Política e Estratégia Militares aos alunos oficiais da Escuela de Comando y Estado Mayor de Fuerza Aérea (ECEMAR).

Os temas abordados foram as estratégias de guerra e seus principais teóricos, entre eles, SunTzu, Maquiavel, Clausewitz e suas obras com o objetivo de conhecer suas teorias e principais estratégias, analisar a sua aplicação na política e identificar as lições aprendidas e as aplicações contemporâneas.

 

No final da instrução, o chefe da MTAB, Coronel Av Ricardo Da Silva Miranda, agradeceu a ECEMAR pela contribuição na formação dos oficiais da FAP, bem como parabenizou os discentes pela dedicação e participação efetiva nas aulas.

 

 

 

 

 

 

No dia 7 de junho de 2024, os integrantes da MTAB, Adidância e familiares participaram da tradicional festa da Força Aérea Paraguaia chamada "AERO San Juan 2024". A festa foi realizada na Base Aérea Ñu Guazu e teve início às 18 horas, com grande participação popular.

Com empenho e participação de todos os membros da MTAB e seus familiares, a barraca ofereceu a venda cachorro-quente, bolos doados pelaesposas dos militares da MTAB, refrigerantese a tradicional caipirinha, que é destaque em todos os anos.

 Todo o lucro arrecadado foi destinado às atividades filantrópicas da Fundação Virgem do Loreto.   

 

Em cerimônia realizada na Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) em Assunção, no dia 30 de julho de 2024, foi efetuada a passagem de cargo do Auxiliar da Assessoria Aerotática e Assessoria Logística, do TCel Fábio Cézar Chicarino Chavez ao TCel Rodrigo Pereira Barreto.

Estavam presentes na cerimônia o Cel Av Ricardo da Silva Miranda, Chefe da MTAB; Cel Av Gleison Antônio Somensi, Adido Aeronáutico no Paraguai; efetivo da MTAB, Adidância e familiares.

 Após a cerimônia foi realizado o descerramento da foto do Ara Porã 223 e oferecido um coquetel aos convidados.

 

 

A Força Aérea Paraguaia (FAP) enviou uma aeronave de transporte Casa 212 para o transporte de alimentos, suprimentos, apoio logístico e remédios às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. 

A FAP realizou no mês de junho missões, apoiando as áreas afetadas no Estado Brasileiro, contribuindo desta forma com a missão de assistência e apoio aos habitantes de Porto Alegre e demais regiões nos momentos críticos. 

A MTAB reconhece e agradece à FAP os esforços que foram empreendidos e aos seus militares que se engajaram e compartilharam suas competências para ajudar o Governo Brasileiro e a Força Aérea Brasileira nas dificuldades e nas emergências que surgiram com as enchentes no Sul do Brasil. 

No dia 6 de junho de 2024, nas dependências da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Assunção, foi realizado o Terceiro Congresso Internacional Aeroespacial do Paraguai 

O Cel Aviador Ricardo Da Silva Miranda, Chefe da MTAB, foi convidado a realizar uma palestra a respeito da Missão Técnica Aeronáutica do Brasil e a sua cooperação no fortalecimento da aviação paraguaia. 

Em sua apresentação, o Cel Ricardo Miranda destacou a labor que a MTAB vem fazendo a 42 anos, enfrentando desafios e celebrando triunfos, mantendo sempre a determinação e compromisso com o trabalho, cooperação e amizade com as instituições do Paraguai Ou seja, os objetivos da MTAB sempre serão contribuir para o desenvolvimento da aviação do Paraguai e fortalecimento das nossas relações bilaterais com o Brasil.”   

Fim do conteúdo da página