Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

  

 

    Em princípios de 1980 a Força Aérea Paraguaia (FAP) adquiriu, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), 09 (nove) aeronaves AT-26 Xavante.

    Após um período de adaptação de pilotos e técnicos da FAP à nova aeronave, no Brasil, tornou-se necessário destacar uma equipe de instrutores de vôo da Força Aérea Brasileira para dar prosseguimento à instrução e assessorar a FAP na evolução operacional da Unidade Aérea (Grupo Aerotáctico – GAT) a que se destinavam as aeronaves recém adquiridas.

    No ano de 1981 o governo paraguaio comprou um Sistema de Radares e Comunicações para o Controle de Tráfego Aéreo e solicitou ao Ministério da Aeronáutica uma equipe da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo (DEPV) para colocar em funcionamento o sistema implantado.

    A diversidade de atividades no Paraguai e o número de militares designados para exercê-las, determinou a criação da MISSÃO TÉCNICA AERONÁUTICA BRASILEIRA, oficialmente instalada no dia 25 de março de 1982, em cerimônia que contou com a presença dos Exmos. Srs.: Presidente da República do Paraguai, General-de-Exército Don Alfredo Stroessner; Ministro da Aeronáutica do Brasil, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Délio Jardim de Mattos; Embaixador da República Federativa do Brasil no Paraguai, General-de-Exército (R/R) Fernando Belfort Bethlem; Comandante da Aeronáutica Militar do Paraguai, General-de-Divisão Don Luis Alberto González Ravetti; e o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Nação, General-de-Divisão Don Alejandro Fretes Dávalos.

    A MISSÃO TÉCNICA AERONÁUTICA BRASILEIRA (MTAB) foi homologada pelo Decreto de nº. 87147, de 04 maio 82, do Exmo. Sr. Presidente da República do Brasil, General-de-Exército João Baptista Figueiredo. De característica eminentemente técnica, a MTAB exerce suas atividades através das assessorias Aerotática, Logística, de Controle do Espaço Aéreo e de Ensino, tendo por lema: “Servir sin Interferir com Trabajo, Cooperación y Amistad”.

    FINALIDADE: A Missão Técnica Aeronáutica Brasileira em Assunção (MTAB), prevista pelo Decreto no 87.147, de 04 de maio de l982, é a organização do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade a execução das atividades estabelecidas no Acordo no 55, de 10 de março de 1982, firmado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai.
    SUBORDINAÇÃO: A MTAB é diretamente subordinada ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

   ATRIBUIÇÕES GERAIS: A MTAB tem por atribuições o assessoramento técnico, operacional, administrativo e de ensino ao Ministério da Defesa Nacional, à Força Aérea Paraguaia (FAP) e à Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

    ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS:      

      A Assessoria Aerotática (ASAT) tem por atribuição o assessoramento direto ao Chefe da MTAB nos assuntos de caráter técnico, operacional ou administrativo referentes às Unidades Aéreas do Grupo Aerotático (GAT) e, eventualmente, a outras Unidades da Força Aérea Paraguaia.

      A Assessoria de Controle do Espaço Aéreo (ACEA) tem por atribuição o assessoramento direto ao Chefe da MTAB nos assuntos de caráter técnico, operacional ou administrativo de proteção ao vôo, referentes à FAP e à DINAC e, eventualmente, a outras Organizações Militares paraguaias.

       A Assessoria Logística (ALOG) tem por atribuição o assessoramento direto ao Chefe da MTAB nos assuntos de caráter técnico, operacional ou administrativo referentes à FAP afetos à área de Logística do Comando da Aeronáutica, com enfoque especial para Suprimento, Manutenção e Transporte de itens Aeronáuticos.

 

Fim do conteúdo da página