Apresentação
O Seção de Pronto Atendimento do Hospital de Aeronáutica de Canoas realiza atendimentos para adultos e crianças, 24 horas por dia, 7 dias por semana, dando prioridade para casos de alto risco (Infarto, Acidente Vascular Cerebral, etc.), mas também atendendo casos de Média e Baixa complexidade. Por meio de um sistema ágil e integrado com algumas áreas do Hospital como a imagenologia e o laboratório de análises clínicas, sendo que o paciente é classificado conforme sua gravidade clínica e tem acesso à avaliação médica, exames e internação sempre que necessário.
Presta apoio no atendimento de urgências e emergências na esfera de competência do Hospital de Aeronáutica de Canoas aos militares da área do V COMAR e BACO quando autorizado;
Equipe
A equipe da Seção é formada por oficiais médicos, oficiais enfermeiros e graduados técnicos em enfermagem para o atendimento dos pacientes do SISAU, FUSEX e FUSMA em casos de emergências e urgências.
Segurança do paciente
Todas as rotinas e procedimentos realizados dentro do Seção de Pronto Atendimento seguem as normas internacionais de segurança.
Pronto Atendimento
O Pronto Atendimento funciona em anexo ao pavimento do Hospital de Aeronáutica de Canoas – HACO e possui sala de espera, sala para atendimentos de emergências, sala para classificação de risco, consultórios médicos, sala de observação, sala de medicações, sala de curativos, sala de pequenas cirurgias e posto de enfermagem. Conta com apoio de UTI móvel para remoção de pacientes graves que precisem transferência até hospitais referenciados.
Classificação de Risco
A ordem de atendimento no Serviço de Pronto Atendimento é determinada pela gravidade clínica. Todos os pacientes passam por uma triagem onde ocorrerá a classificação do caso dentro de uma escala de cores com seis níveis, sendo vermelho para casos mais graves (risco iminente de vida) e branco para procedimentos eletivos/administrativos (pequenos procedimentos, curativos, etc.). Esta metodologia de trabalho é utilizada pelo mundo inteiro, com o objetivo de tornar o atendimento mais rápido para o paciente mais complexo (mais grave), garantindo melhor prognóstico para todos que necessitarem do serviço.
Perguntas freqüentes:
Como devo saber se devo procurar o serviço de pronto atendimento?
Você deve procurar o serviço se identificar:
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Dor no peito como um aperto, com ou sem irradiação para os braços, pescoço;
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Dor de cabeça intensa ou fora do habitual;
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Desmaio;
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Alteração brusca do estado mental;
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Perda de força ou dormência em braços e pernas;
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Dificuldade para respirar;
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Vômitos ou tosse com sangue;
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Dor abdominal aguda;
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Diarréia e vômito persistente;
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Dor súbita nos membros sem história de esforço físico.
Quando devo levar uma criança ao serviço de pronto atendimento?
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Febre persistente com piora do estado geral;
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Vômitos persistentes com piora do estado geral;
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Quedas com história de sonolência, vômitos, traumatismo de cabeça;
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Sinais de cansaço e esforço respiratório.
O que devo levar?
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É necessário documento de identificação, tanto para militares da ativa como para militares da reserva, reformados, dependentes e pensionistas.
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Anotações a cerca de alergias medicamentosas e medicamentos de uso habitual.
Quais trajes são permitidos?
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O militar da ativa deverá estar fardado, tanto em seu atendimento, quanto em acompanhamento de algum paciente;
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O militar da reserva ou reformado não poderá trajar bermuda, camiseta tipo regata, ou chinelos.
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Senhoras deverão comparecer trajando roupas compatíveis com uma Organização Militar.
As orientações acima poderão ser revistas em caso de emergência médica.
Quando posso evitar procurar o serviço de pronto atendimento?
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Quando necessitar de GAB;
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Transcrição de receituários médicos;
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Atestados médicos;
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Atestados de óbito;
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Solicitação de quaisquer exames;
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Avaliar exames e laudos;
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Consultas médicas eletivas;
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Outras necessidades que não sejam Urgência Médica.
Casos definidos acima deverão dirigir-se ao setor ambulatorial deste hospital.
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