Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Seção de Pronto Atendimento do Hospital de Aeronáutica de Canoas realiza atendimentos para adultos e crianças, 24 horas por dia, 7 dias por semana, dando prioridade para casos de alto risco (Infarto, Acidente Vascular Cerebral, etc.), mas também atendendo casos de Média e Baixa complexidade. Por meio de um sistema ágil e integrado com algumas áreas do Hospital como a imagenologia e o laboratório de análises clínicas, sendo que o paciente é classificado conforme sua gravidade clínica e tem acesso à avaliação médica, exames e internação sempre que necessário.

Presta apoio no atendimento de urgências e emergências na esfera de competência do Hospital de Aeronáutica de Canoas aos militares da área do V COMAR e BACO quando autorizado;

Equipe

A equipe da Seção é formada por oficiais médicos, oficiais enfermeiros e graduados técnicos em enfermagem para o atendimento dos pacientes do SISAU, FUSEX e FUSMA em casos de emergências e urgências.

Segurança do paciente

Todas as rotinas e procedimentos realizados dentro do Seção de Pronto Atendimento seguem as normas internacionais de segurança.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento funciona em anexo ao pavimento do Hospital de Aeronáutica de Canoas – HACO e possui sala de espera, sala para atendimentos de emergências, sala para classificação de risco, consultórios médicos, sala de observação, sala de medicações, sala de curativos, sala de pequenas cirurgias e posto de enfermagem. Conta com apoio de UTI móvel para remoção de pacientes graves que precisem transferência até hospitais referenciados.

Classificação de Risco

A ordem de atendimento no Serviço de Pronto Atendimento é determinada pela gravidade clínica. Todos os pacientes passam por uma triagem onde ocorrerá a classificação do caso dentro de uma escala de cores com seis níveis, sendo vermelho para casos mais graves (risco iminente de vida) e branco para procedimentos eletivos/administrativos (pequenos procedimentos, curativos, etc.). Esta metodologia de trabalho é utilizada pelo mundo inteiro, com o objetivo de tornar o atendimento mais rápido para o paciente mais complexo (mais grave), garantindo melhor prognóstico para todos que necessitarem do serviço.

Perguntas freqüentes:

Como devo saber se devo procurar o serviço de pronto atendimento?

Você deve procurar o serviço se identificar:

  • Dor no peito como um aperto, com ou sem irradiação para os braços, pescoço;

  • Dor de cabeça intensa ou fora do habitual;

  • Desmaio;

  • Alteração brusca do estado mental;

  • Perda de força ou dormência em braços e pernas;

  • Dificuldade para respirar;

  • Vômitos ou tosse com sangue;

  • Dor abdominal aguda;

  • Diarréia e vômito persistente;

  • Dor súbita nos membros sem história de esforço físico.

Quando devo levar uma criança ao serviço de pronto atendimento?

  • Febre persistente com piora do estado geral;

  • Vômitos persistentes com piora do estado geral;

  • Quedas com história de sonolência, vômitos, traumatismo de cabeça;

  • Sinais de cansaço e esforço respiratório.

O que devo levar?

  • É necessário documento de identificação, tanto para militares da ativa como para militares da reserva, reformados, dependentes e pensionistas.

  • Anotações a cerca de alergias medicamentosas e medicamentos de uso habitual.

Quais trajes são permitidos?

  • O militar da ativa deverá estar fardado, tanto em seu atendimento, quanto em acompanhamento de algum paciente;

  • O militar da reserva ou reformado não poderá trajar bermuda, camiseta tipo regata, ou chinelos.

  • Senhoras deverão comparecer trajando roupas compatíveis com uma Organização Militar.

As orientações acima poderão ser revistas em caso de emergência médica.

Quando posso evitar procurar o serviço de pronto atendimento?

  • Quando necessitar de GAB;

  • Transcrição de receituários médicos;

  • Atestados médicos;

  • Atestados de óbito;

  • Solicitação de quaisquer exames;

  • Avaliar exames e laudos;

  • Consultas médicas eletivas;

  • Outras necessidades que não sejam Urgência Médica.


Casos definidos acima deverão dirigir-se ao setor ambulatorial deste hospital.

 

Fim do conteúdo da página