Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Marcação de Consultas:

Por Telefone (51) 3462-1115, 116,1117,1118 ou 1119

Dias:

2ª a 6ª feira

Horários:

07:00 às 19:00

Balcão de Atendimento - recepção

 2ª a 6ª feira

07:00 às 18:00

ONLINE, via internet

Portal do Militar ou www.fab.mil.br/saude – Marcação de Consultas

Todos os dias, 24 horas/dia

De acordo com a disponibilidade de vagas

SAME VIRTUAL – para Teleatendimentos no CAIS

Acessar o link Teleatendimento, no site www.fab.mil.br/haco, para informações sobre esse serviço. As teleconsultas do CAIS poderão também ser agendadas via Portal do Militar.

 

Cadastramento:

Comparecer ao balcão da SAME portando documento de identidade com CPF, nos seguintes horários:

 

Segunda à sexta-feira: 07:00h às 16:00h

 

- Militares e dependentes do FUNSA (Aeronáutica) - estar com sua situação "REGULAR" no SIGPES (militar ou pensionista deve manter a atualização cadastral anual de seus dependentes junto a sua OM de vínculo); ter em mãos documento de identidade e número do SARAM.

- Militares e dependentes do FUSMA (Marinha) - documento de identificação com foto, na validade, expedido pelo Comando da Marinha, cartão de beneficiário ou equivalente. O titular do plano deve estar presente no cadastramento (abertura de prontuários do militar e seus dependentes) ou enviar uma cópia do seu documento através do dependente.Os beneficiários do FUSMA devem, ainda, trazer o ofício de autorização ou Guia de Apresentação

- Militares e dependentes do FUSEX (Exército) - documento de identificação com foto, na validade, expedido pelo Comando do Exército, cartão de beneficiário ou equivalente. O titular do plano deve estar presente no cadastramento (abertura de prontuários do militar e seus dependentes) ou enviar uma cópia do seu documento através do dependente. Os beneficiários do FUSEX devem, ainda, trazer o ofício de autorização.

 

Especialidades disponíveis pela Divisão Médica:

O Comando da Aeronáutica, em consonância com o modelo baseado na Atenção Primária à Saúde já adotado em diversos países da Europa, emanou uma diretriz normatizando um novo formato de atendimento aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). Para tanto, houve uma reestruturação do Programa de Assistência Integral à Saúde (PASIN) no HACO, que agora passa a se chamar Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) buscando um atendimento mais ágil, eficaz, humanizado e abrangente.
Quando os usuários se dirigirem às Organizações de Saúde do COMAER para tratamento médico, serão encaminhados para atendimento por especialista em Saúde da Família da equipe do CAIS, que, nesse primeiro contato com o sistema de saúde, realizará o atendimento integral e resolutivo do paciente, podendo solicitar os exames complementares de rotina necessários ao diagnóstico e terapêutica, e encaminhar aos médicos de outras especialidades quando isso se fizer necessário.
O CAIS proporcionará a assistência integral aos pacientes, com foco no gerenciamento do cuidado à saúde, isto é, o médico da equipe do CAIS é a referência do paciente para o seu tratamento., com a redução das demandas dos ambulatórios das diversas especialidades médica.

Além disso, realizará a normatização e racionalização do acesso aos médicos especialistas, facilitando o atendimento especializado para os pacientes que realmente necessitem, otimizando, assim, o fluxo dos usuários pelas Organizações de Saúde do COMAER.

 

Estão disponíveis para marcação direta as especialidades (de acordo com disponibilidade de consultas): 

  • CAIS (consulta médica, pediatria, consulta de enfermagem, telemedicina);

  • GINECOLOGIA;

  • OFTALMOLOGIA e,

  • ORTOPEDIA

 

Especialidades médicas disponíveis mediante encaminhamento do CAIS:

  • CARDIOLOGIA

  • CIRURGIA GERAL

  • DERMATOLOGIA

  • ENDOSCOPIA

  • GASTROENTEROLOGIA

  • NEFROLOGIA

  • NEUROLOGIA

  • ONCOLOGIA

  • OTORRINOLARINGOLOGIA

  • UROLOGIA

 

Especialidades oferecidas pela Divisão Odontológica:

 

Todos os pacientes serão acolhidos pelo CAIS CONSULTA ODONTOLÓGICA E CAIS ODONTOPEDIATRIA. Para consultas nas especialidades odontológicas disponíveis é necessário encaminhamento do dentista das especialidades supracitadas.

 

Especialidades Odontológicas disponíveis (mediante encaminhamento):

 

  • CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL

  • DTM E DOR OROFACIAL

  • ENDODONTIA

  • IMPLANTODONTIA

  • ODONTOLOGIA HOSPITALAR

  • ORTODONTIA

  • PERIODONTIA

  • PRÓTESE DENTAL

 

Especialidades oferecidas pela Divisão de Atividades Complementares (DAC):

 

  • ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • FISIOTERAPIA

  • FONOAUDIOLOGIA

  • PSICOLOGIA

  • TERAPIA OCUPACIONAL

 

O que fazemos:

 

  • Cadastramento de usuários (de acordo com a NSCA 160-5);

  • Gerenciamento e agendamento de consultas;

  • Arquivo e movimentações de prontuários;

  • Encaminhamento de pacientes para consultas, inspeções e cirurgias em outras OSA (HFAG, HCA, CEMAL, etc), com solicitação do transporte aéreo/rodoviário, conforme o caso;

  • Internação administrativa; e,

  • Cópias de prontuários (mediante requerimento da própria pessoa ou do responsável legal e quitação da GRU, com valor de acordo com o número de cópias).

 

 

 

Fim do conteúdo da página