O Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) concluiu no dia 10 de março de 2025 a reforma do telhado da Divisão Odontológica (DO), essencial para garantir mais segurança e conforto aos pacientes, militares e funcionários das empresas terceirizadas. A intervenção tornou-se necessária após as intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, causando danos significativos à estrutura da edificação.
Em setembro de 2023, o Rio Grande do Sul, especialmente a cidade de Canoas, foi acometida por um ciclone tropical, o qual causou danos estruturais na cobertura (telhamento) da DO ocasionando goteiras constantes. Os fortes episódios de intemperes climáticos, ocorridos em maio de 2024, intensificaram os danos às instalações levando a interdição de consultórios odontológicos, sala de recepção e salas administrativas, prejudicando a continuidade da prestação dos serviços aos beneficiários.
Fotografia de maio de 2024, quando o estado do RS foi atingido por fortes chuvas.
A comissão de planejamento da DO, composta por Major Dentista Marcelo Gomes Almeida, Capitão Dentista Henrique do Couto de Oliveira e Capitão Dentista Lucas Hörlle, rapidamente deu andamento ao processo administrativo para que fosse possível a contratação de empresa de engenharia para realizar a reconstrução. A obra teve início em 23 de setembro de 2024, realizada por meio de licitação pública, seguindo as diretrizes de transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos. Além do telhado, o projeto incluiu a instalação de novas calhas e o reparo dos forros de gesso dos consultórios e da recepção da DO.
Durante 6 meses, os profissionais responsáveis pela reconstrução do telhado da DO trabalharam ativamente para garantir a pontualidade na entrega da obra.
Realização da troca do forro no Corredor 1 de atendimentos da DO.
A fiscalização foi realizada por uma equipe técnica e administrativa composta por militares da DO e do Serviço Regional de Infraestrutura da Aeronáutica de Canoas (SERINFRA-CO), responsáveis pelo Relatório Técnico nº 72/DTINFRA-CO/2023, que serviu de embasamento para descentralização de recursos orçamentários atendido pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Um dos fiscais da obra, Tenente QOCON Gabriel Rosa Holz, ressalta o comprometimento da equipe durante a execução do projeto:"Foi um trabalho minucioso, em que buscamos garantir que cada etapa fosse realizada com qualidade e dentro dos prazos estipulados. O resultado final reflete o esforço conjunto de todos os envolvidos.",
A chefe da Odontologia, Coronel Dentista Joice Mara Becker, também comentou a obra: “A DO possui 1500 m², com 22 consultórios, central de esterilização, almoxarifado, laboratório de prótese, auditório, salas administrativas, sala de espera, espaço kids e áreas auxiliares. São cerca de 2.000 consultas mensais, com grande circulação de usuários e profissionais. Durante as obras, os atendimentos não foram prejudicados, pois isolamos parte da área para a manutenção dos serviços, sem comprometer a biossegurança. Agradeço a todos que trabalharam com comprometimento, garantindo a continuidade dos serviços.”
Corredores principais da DO após término da obra.
Com a conclusão da reforma, o HACO reforça o compromisso em oferecer um ambiente seguro e adequado para pacientes e profissionais, estando ainda mais preparado para atender às demandas dos usuários com excelência e eficiência.
Redes Sociais